22 de set. de 2013

Marcas do passado

A Paz do Senhor Jesus à todos os irmãos.
 
Vamos usar como base para este estudo o capítulo 4 de João. Ele conta a história de uma moça que encontra Jesus num poço que pertenceu a Jacó no passado. 

Jesus conhece aquela moça, conhece o seu coração e a sua vida toda (presente, passado e futuro) assim como nos conhece. Como Ele conhece a moça sabe que no coração está a esperança de conhecer o Cristo, e sabe que ela tem uma capacidade de contagiar as pessoas... Então Ele provoca uma situação: versículo 7 em diante.

v. 9 – Cansada das humilhações dos judeus, ela achava que um judeu  nunca falaria com ela, mas na frente dela estava alguém que é acima da lei dos judeus.

v. 10 – Jesus disse se tu conheceras “a graça” saberia que eu sou o Senhor dela e eu te daria dessa água que mudaria a tua vida.

v. 11 e 12 – Ela não entende, pensa que Jesus está falando da água (física).

v. 13 e 14 – Não é desta água que se trata, ela tem pouca duração. Se trata de uma água que entra na nossa vida, faz jorrar e leva à vida eterna (transformando nossa vida em muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos). Essa água é a Palavra de Deus que nos faz ter uma vida acima de qualquer expectativa.

v. 15 - Ela se interessou! Mas não entendeu.

v. 16 a 18 – Jesus está falando pra ela: eu conheço você. Quantas vezes a gente ouve uma Palavra que toca no nosso coração? É Cristo dizendo: Eu conheço você.

v. 19 a 20 – Ela olha para a aparência de Jesus. Jesus tem aparência Judia, e ela O julga por isso.

v. 21 – Mulher, esquece o templo, esquece o monte, esquece a fonte, esquece essas coisas que amanhã não estarão mais aqui.

v. 22 - Eu sou a salvação! Eu que vim do povo Judeu.

v. 23 e 24 – uma lição pra aprender: O Reino de Deus não depende do exterior, o Reino de Deus está dentro de nós. Adorar a Deus não depende de lugar, mas vem do nosso intimo.

v. 25 – Ela começa a entender e revela que espera o Cristo.

v. 26 – Ele se revela pra ela.

v. 28 – a mulher ficou chocada, maravilhada por ter conhecido o Cristo e sai a convidar as pessoas pela cidade.

v. 29 – esse é o convite que ela faz.

v. 39 a 41 – ela sozinha foi responsável por fazer muitas pessoas crerem em Jesus.

 Os motivos para essa moça ser apontada e humilhada constantemente: ela era samaritana, povo considerado imundo pelos judeus; ela foi cinco vezes casada e com nenhum conseguiu ficar com nenhum, e agora ela era amasiada com o sexto homem em mais uma tentativa.  Quem já passou por um divórcio se pergunta “no que eu fracassei pra que meu casamento não desse certo?”.

Qual é o peso que essa mulher carregava com todas essas tentativas fracassadas em busca de um relacionamento feliz? Uma ferida bem grande. Mas ela conheceu o Senhor Jesus.

Um outro exemplo de ferida do passado: https://www.youtube.com/watch?v=5EA4RUWW0Oc 

Outras pessoas que passaram por situações difíceis e tiveram o alívio em Cristo:

A prostituta na casa de Simão – ousou encontrar Jesus  que estava jantando na casa de um religioso e Jesus conhecendo o seu coração, ofereceu o perdão que ela precisava.

A mulher do fluxo de sangue – a menstruação contínua era um  motivo de humilhação e exclusão do povo judeu, por isso quando ela tocou em Cristo, Ele fez questão de falar com ela (uma multidão o apertava e expremia nas palavras de Pedro), mas Ele disse pra ela “Vai filha, a tua fé te salvou”. Para ela isso significou a cura da enfermidade e o alívio de toda a humilhação sofrida em anos. 

Maria Madalena – foi pega em ato de adultério, se envolveu com  uma pessoa que não era seu marido. Apesar da lei ordenar que fosse morta à pedrada, Cristo ofereceu alívio e mudou a sua vida para sempre dizendo: Cadê os teus acusadores? Eu também não te condeno.

Zaqueu – roubava nos impostos que cobrava e se tornou muito rico, Jesus entrou na casa deste homem que pelo povo era desprezado e jantou com ele. A presença e as palavras de Jesus foram tão fortes que Zaqueu abriu seu coração pra Ele e se propôs a mudar de atitude. Cristo respondendo a essa atitude de entrega, disse: “Hoje entrou salvação na tua casa”.  

Saulo – perseguiu e matou cristãos. Ainda nessa caçada aos cristãos, Jesus se revelou pra ele por visão. Depois disso, Paulo passou três dias sem comer ou beber só se arrependendo do seu passado, pedindo à Jesus sua misericórdia pelo que fez no passado e recebeu do Senhor a graça. Ele mesmo diz que pelo que viveu foi feito ministro da graça por tê-la conhecido tão profundamente.

João – passou de filho do trovão para discípulo do amor ao conviver com Cristo.

Todas estas e muitas outras pessoas tiveram um passado de vergonha. Todas estas pessoas encontraram o Salvador e passaram a ter uma nova vida.

Estas pessoas eram apontadas nas ruas, eram criticadas dentro da sua família, quem já passou por isso sabe o que significa. Jesus disse para eles o que eles mais precisavam ouvir, deu alívio.

Estas pessoas foram muito fundo, se Jesus perdoou à todos, então, o que Jesus não pode perdoar? Podemos então entregar a Ele qualquer que seja a nossa dor, qualquer que seja o nosso passado. E se Jesus não condena o nosso passado, quem pode nos condenar?

Mateus 11 v. 29 e30 Do que mais precisamos? Precisamos de descanso e paz. Jesus nos propõe esse descanso. Jesus tira o peso e dá paz. Com nossas mentes não conseguimos entender que amor tão grande é esse.

Isaías 53 v. 4 e 5 – “Ele levou sobre si as nossas dores”, nossas dores não são apenas físicas, nós também temos dores da alma, temos aflições, temos um passado de vergonha, temos traumas, etc.

A Bíblia não diz: Ele quer tirar isso de você, a Bíblia diz: Ele tirou esse peso de você e levou para a cruz!!!

Ele já fez isso e agora nos fez conhecer essa verdade para que a gente não sofra mais com isso, basta aceitar isso, receber no nosso coração. As lembranças ruins agora estão encerradas no passado, não precisamos mais lembrar das coisas ruins porque Jesus nos livrou disso.

2 Cor. 5 v. 17 – “se alguém está em Cristo as coisas velhas já passaram” o passado daquele que encontrou Jesus já passou, eis que agora é tudo novo! Nova vida, novo sentido, novos sentimentos, tudo novo.

Cristo é a paz que precisamos! Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo.

15 de set. de 2013

A boca, os ouvidos e a ira.

Graça e Paz, amados irmãos!

Venho mais uma vez compartilhar o que recebi da água da vida.

(...) Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1 v. 19 e 20

Tiago aprendeu esse tesouro com o Espírito Santo e compartilhou conosco. Agora é a nossa vez de aprender e depois compartilhar! Leve a diante o que você receber aqui, para que o evangelho do Reino de Deus seja espalhado.

No mundo aprendemos a deixar claro a nossa opinião quanto às pessoas: "Essa pessoa erra na educação dos filhos por causa disso ou daquilo". Ouvir outra pessoa é cada vez mais raro, não se trata de ouvir os problemas, se trata de ouvir aquilo que não conhecemos do outro lado da história. Nós julgamos quando não conhecemos o outro lado da história. Normalmente, achamos que temos razão em dizer o que dizemos. Tiago entendeu bem sobre isso e compartilhou.

O que ele entendeu é que há uma relação entre ouvir, falar e se irar. Quanto mais eu ouço, menos eu falo e menos eu me irrito. O contrário também é verdadeiro: quanto menos eu ouço, mais eu falo (injustamente) e mais eu me iro seja com as pessoas ou seja com as situações.

Trata-se de um veneno que sai junto com as palavras, mas ao mesmo tempo que esse veneno sai também se acumula aqui dentro e nos faz mal. Mateus 15 v. 11.

Nesses momentos, o veneno que sai é a raiva, a cólera, a inveja, a maldade, e o julgar sem conhecer. Toda essa peçonha mortal é capaz de produzir dentro de nós o sentimento de "a última gota dágua" como se diz aqui no Brasil.

Tiago 3 v. 6 - a língua é capaz de inflamar outras pessoas como a Bíblia diz: "as más conversações corrompem os bons costumes". A língua pode incitar uma multidão como aconteceu com Jesus, os religiosos incitando a multidão a dizer: crucifica-o. A língua é um pequeno membro que pode inflamar o corpo todo que é a igreja. Por causa da língua nos metemos em grandes problemas, portanto, para evitar estes problemas precisamos mantê-la guardada! 1 Pedro 3 v. 10.

Tiago 3 v. 8 - a língua é totalmente descontrolada, no momento em que damos vasão, ela vai longe.

Tiago 3 v. 9 e 10 - Com a mesma boca que oramos dizendo: "Senhor te louvamos", em pouco tempo estamos dizendo: "Que porcaria de salário que eu recebo! Essa empresa não faz nada pelo funcionário! Que comida terrível! Minha casa é pequena demais!" Dentre tantas outras reclamações e reclamações.

Ora agradecemos e ora desprezamos, veja: "Senhor eu te louvo" e daqui a pouco... "Queria ter nascido rica para não ter que trabalhar tanto!" Isso acontece por pensarmos que do nosso jeito seria melhor, mas nossa justiça perto da justiça de Deus é miserável. Deixe que Ele controle tudo.

Mateus 6 v. 26 a 32 - O Pai tem cuidado daqueles que estão em Cristo. Todas as coisas ao nosso redor e as pessoas que estão à nossa volta estão sob o cuidado de Deus e em Seu tempo toda luta tem fim. Já para aqueles que não estão ligados à Cristo caminham juntamente com o mundo para a destruição, infelizmente é assim que acontece.

A gratidão tem que fazer parte do nosso dia porque todo aquele que está em Cristo pode receber Dele bons olhos - Mateus 6 v. 22 e 23. A reclamação é consequência de se ter olhos ruins, para este toda e qualquer situação é motivo de reclamar.

Talvez determinado prato de comida não esteja de acordo com seu paladar, mas agradeça pelo sustento que Deus o Pai tem dado.

O que precisa ficar claro é que quando reclamamos não há a operação de Deus nisso, mas quando eu agradeço o inimigo não pode tocar, todas as coisas são livres inclusive os meus sentimentos.

Efésios 4 v. 27 Para dar lugar ao diabo basta reclamar. Esse é o caminho da insatisfação tomar conta da sua vida com tudo.

Efésios 4 v. 26 - o nervoso não pode durar muito tempo a ponto do sol se por. Isso significa que não podemos demorar a perdoar, quando há perdão não há nervoso. Vejo nesse versículo o conhecimento que Paulo tinha com o reino espiritual porque a pessoa irada fica suscetível ao trabalhar das trevas.

Efésios 4 v. 29 - "para que dê graça aos que ouvem" promover a edificação nos outros seria uma tarefa muito fácil? Com certeza não, primeiramente porque para ser ouvido precisamos ter uma vida constante  de exemplo, só assim haverá crédito pelos que nos ouvem. Nossa palavra tem que ser pura, sem mistura.  Não há crédito quando uma pessoa prega Jesus e também participa de conversas maliciosas, por exemplo.

A Bíblia diz que daremos conta das palavras ociosas, isso inclui, com certeza, as brincadeiras maliciosas (chamadas na Bíblia de chocarrices), as ofensas gratuitas, as reclamações, as palavras carregadas de amarguras entre tantas outras.

Efésios 4 v. 30 - "e não entristeçais o Espírito Santo" porque Ele está ao nosso lado todo o tempo!
Jesus disse: Não vos deixareis órfãos (...) Estarei convosco" e Ele faz isso através do seu Espírito. Quando falamos todas essas coisas descritas acima entristecemos o Espírito Santo.

Falar coisas sujas como o mundo está cheio, não é para nós, povo amado de Deus o Pai.








Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário