31 de out. de 2013

Bom conselho de Cristo.

A Paz do Senhor Jesus Cristo, amados irmãos, segue aqui um claro e bom conselho de Cristo.

Não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus capítulo 7 versículos 1 e 2.

Vim para compartilhar algo que está ardendo aqui dentro do meu peito do qual Jesus Cristo, Nosso Salvador tem me ensinado.

No dia-a-dia muitas vezes nós não podemos perceber quanto uma resposta dura que sai de nossa boca pode ferir a outro. Nós proferimos essas palavras amargas por causa de um pensamento sobre aquela pessoa, por exemplo, "como é difícil de entender" como se a pessoa fosse menos inteligente, esses e outros pensamentos são julgamentos dos quais Jesus ensinou "não julgueis". Estes pensamentos tomam a mente das pessoas e tem procedência maligna, pois a vontade das trevas é que através do nosso pecado venhamos a padecer.

O Senhor Jesus sendo conhecedor do que acontece no reino espiritual, nos orienta "não julgueis, para que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados" porque quando respondemos algo ofensivo, logo depois nos fazem uma ofensa também. Você pode ter sido muitas vezes julgado, desprezado, ofendido, entre tantas outras coisas que caberiam aqui, mas se prestar atenção verá que também já tratou alguém da mesma forma. Talvez, alguém de dentro da sua casa, por exemplo.

Tudo o que fazemos contra o nosso semelhante está fora dos princípios de Cristo, ou melhor, tudo o que fazemos contra o nosso semelhante está fora do amor ao próximo. Então, o reino das trevas pode sim usar contra nós se imediatamente nós não pedirmos perdão por este pecado. Não se assuste com esta minha declaração, sabemos que somos observados e que a todo momento o inimigo usa de estratégia para derrubar os mais despreparados. Por isso a Palavra nos ensina: Vigiai e orai (Mateus 26 v. 41). Em outra parte diz: Resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4 v. 7).

Posso dizer ainda que quando obedecemos a Cristo somos guardados pelo Espírito Santo, mas quando entra o pecado (a desobediência aos seus princípios) o Espírito Santo não pode permanecer em nós, Ele é santo. Então para restaurar essa comunhão precisamos orar e pedir perdão pelos nossos pecados. Na realidade, precisamos orar, assim, várias vezes ao dia.

Por outro lado, alguém pode questionar essa verdade falada aqui dizendo: E os agravos que os discípulos sofreram? E os agravos que o próprio Cristo sofreu? Sabemos que estes agravos não foram causados por fazer mal a outro, mas por perseguição, na intenção de acuar pessoas dispostas a expandir do evangelho de Deus o Pai como aconteceu com os discípulos, ou como Cristo que tinha que padecer como estava escrito a respeito Dele. Sobre isto a Palavra também nos orienta, veja o texto de 1 Pedro capítulo 2 versículo 19 a 25.

O que eu quero deixar claro neste pequeno estudo é a mensagem que Cristo nos deixou é um conselho para resistir os pensamentos malignos (setas) de julgamento contra o próximo, resistir dizer algo contra as pessoas porque na mesma medida que julgar também será julgado.

Irmãos, peço a Deus o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que coloque em nós um sentimento de desejo de sermos parecidos com Seu Filho Primogênito.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja sobre nós, em Seu Nome. Amém.

14 de out. de 2013

Filhos de Deus, servos do pecado e filhos do diabo.


Amados, para melhor aproveitamento deste estudo, leia antes o estudo anterior chamado “Pecado contra o Espírito Santo”.

Este estudo está baseado em João capítulo 8 numa discussão entre Jesus e os religiosos, onde Cristo, para beneficio nosso, esclarece muitas coisas a respeito de uma posição que podemos ter no reino espiritual como diz no título deste estudo.

João 8 versículos 21 a 24: Num primeiro momento parece que Jesus está sentenciando estes homens, na verdade Jesus está revelando coisas que seriam para nosso aprendizado como revelar que aquele que não crer já está condenado. Aqueles homens mesmo vendo Jesus de perto, vendo seus milagres e ouvindo suas palavras não criam que Ele é o Filho de Deus. Os religiosos sempre esperaram um messias com poder destrutivo, e que tivesse uma aparência inquestionável (riqueza, nobreza, etc). Cristo não revelava aparência, ao contrário, dizia: Meu reino não é deste mundo.

Aqueles homens que não creram no Salvador estavam desprezando Aquele que daria o seu sangue por nossos pecados (veja o texto de Hebreus 10 v. 29). Riqueza essa muito maior e incalculável para nós os que cremos. Também hoje os que não creem no Salvador estão pisando o sangue derramado em remissão dos nossos pecados.

Para continuar a falar sobre o texto de João capítulo oito, no último versículo citado, o 24, pode surgir uma dúvida que trataremos de explicar: Como Cristo conhecia o fato de que aqueles homens já estavam condenados? No texto de 1 Pedro capítulo 1 versículo 2 fala a respeito de uma característica de Deus o Pai que é a pré-ciência. Desde o principio, Deus o Pai, conhece aqueles que receberiam pela fé o Senhor Jesus Cristo em suas vidas. O Filho, por todo o tempo ouvia o Pai, tinham comunhão, e por isso Cristo sabia que aqueles homens já estavam condenados. Veja Jesus revelando isso nos versículos 25 e 26 no texto de João capítulo 8.

A leitura segue do versículo 27 ao 36 no mesmo capítulo. No versículo 34 Jesus diz que servo do pecado é aquele que comete o pecado. E no 35 diz que o servo não fica para sempre. É a relação que um funcionário tem com seu patrão, dado momento os dois se separam, já o filho tem laço eterno, não pode simplesmente não querer ser filho e assim cortar a relação. Se a sua Bíblia como a minha grafa a palavra filho no versículo 35 com letra maiúscula como quem se refere de Cristo, está errada, pois aqui Cristo dizia dos filhos do diabo e seguindo o texto essa ideia fica bem clara.

No 36, Jesus então diz do Filho unigênito do Pai, ou seja, Dele mesmo. Aquele que veio para libertar os servos do pecado. Vamos dar uma pausa e ver o que a Bíblia ensina da servidão do pecado em Efésios capítulo 2 versículo 3. Os servos do pecado são os que cumprem os desejos da carne e dos pensamentos. Sobre isso vale lembrar o texto já estudado de Mateus 13: 24 a 30; 37 a 43 onde mostra o homem carnal (aquele que cumpre os desejos da carne) e o homem espiritual (aquele que busca ser participante do Reino de Deus). O diabo atua sobre os desejos da carne, o Espírito Santo atua quando nós buscamos o Senhor Jesus, inclinar-se para um desses dois lados faz o homem carnal (joio) ou o homem espiritual (trigo) crescer em nós.

Voltando ao texto de João capítulo 8 versículos 38 a 47 Jesus deixa claro que aqueles homens são filhos do diabo, eles não creem em Jesus Cristo e ainda tem a intenção de matá-lo para satisfazer a vontade do pai deles – o diabo.

Esclarecido sobre a servidão do pecado e os filhos do diabo, restou-nos dizer agora dos filhos de Deus, para falar a este respeito leia o texto de João capítulo 1 versículo 12. Nós que antes servíamos o pecado passamos a ser filhos de Deus por crer e receber o Senhor Jesus Cristo nas nossas vidas. Este é o motivo pelo qual Cristo diz: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres João 8 v. 36.

 

O que é o PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO?

Amados, venho escrever para compartilhar o que Cristo tem me dado através do seu Espírito na Palavra. Vamos falar do que a Bíblia aponta como um pecado sem perdão que é o pecado contra o Espírito Santo.

Primeiramente gostaria de dizer que ao estudar sobre o Espírito Santo pude entender que Ele nos faz convergir na direção de Cristo. O Espírito é a chama acesa dentro de nós que nos faz sentir desejo de orar, de ler a Palavra de Deus, de jejuar, enfim de buscar o Senhor Jesus Cristo. Sobre isso Cristo disse: Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele testificará de mim – João 15 v. 26.

Temos um privilégio por ter conhecido a Palavra de Deus, mesmo depois de tanto tempo a Palavra chegou à nossas mãos. Você pode conhecê-la a fundo se dedicar-se a estudá-la todos os dias e vai ganhar um grande tesouro que é o Reino de Deus viver em você. Através da Palavra ouvimos a voz do Senhor Jesus Cristo, conhecemos quem Ele é e o que Ele quer que façamos. Ainda através da Palavra nos tornamos cheios do Espírito Santo, veja o texto de Atos 10 versículo 44.

Em João capítulo 8 do versículo 12 ao 59 mostra uma discussão entre Jesus e alguns religiosos que não criam no fato de Jesus ser o Filho de Deus, e Jesus mostra pra eles claramente a necessidade de arrepender-se para não morrer neste pecado (v. 24), no verso 21 Jesus diz claramente que eles não herdarão a salvação, veja: “para onde eu vou, vós não podeis ir”. Aqueles religiosos estavam ouvindo estas palavras duras de Cristo porque estavam cometendo o pecado que não tem perdão!

Segundo o texto Bíblico, aquele que não crer que Jesus é o Filho de Deus já está condenado – João 8 v. 18 e 19. Já aquele que crê no Filho de Deus recebeu a vida eterna – João 8 v. 47. Arrepender-se deste pecado é a única forma de mudar o destino para aquele que não crê.

Não é uma coincidência que o pecado contra o Espírito Santo não tenha perdão e não crer no Senhor Jesus Cristo também. Na verdade, os dois são a mesma coisa. Veja o texto de Hebreus 10 v. 29. Aquele que não crê no Senhor Jesus Cristo está pisando o sangue do Testamento, fazendo agravo ao Espírito da Graça.

Espírito da Graça é um nome para o Espírito Santo porque Ele veio pela morte de Cristo, juntamente com a graça.

Quero terminar este pequeno estudo mas de grande valia com o texto de João 16 v. 8 a 11 que diz: E quando Ele vier (diz do Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; da justiça porque vou para meu Pai e não me vereis mais; e do juízo porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Que a amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus e Cristo e a comunhão com o Espírito Santo esteja sobre nós, hoje e sempre. Amém!

 

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário