30 de nov. de 2013

O Reino de Deus - como o definir?


Mateus capítulo 3 versículo 2 diz assim: E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino de Deus. Esse texto é João Batista falando sobre o Senhor Jesus Cristo, dizendo que Ele chegou e tudo o que ficou para trás (a lei) não mais tem valor, porque agora se faz conhecido o Reino de Deus pela pessoa de Jesus Cristo. Na lei não era necessário arrepender-se, porém após ser conhecido o Reino de Deus através do Senhor Jesus Cristo precisamos nos arrepender dos pecados e pedir perdão também.
 
É tão importante isso que a Bíblia nos mostra que este mesmo era o discurso de Jesus Cristo quando iniciou seu ministério e também Ele ensinou aos discípulos que pregassem dessa forma (Mateus capítulo 4 versículo 17 e Mateus capítulo 10 versículo 7). Quando ensinamos uma pessoa sobre Cristo estamos fazendo o Reino de Deus chegar até aquela pessoa. Leia novamente: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino de Deus.
 
Quando Cristo nos ensina a orar com o exemplo do Pai Nosso diz: “Venha o Teu Reino” Mateus capítulo 6 versículo 10. Jesus estava mostrando que precisamos pedir ao Pai que o Reino de Deus venha a nós, e digo pela minha experiência com o Senhor Jesus que precisamos buscar isso todos os dias.
 
Lucas capítulo 17 versículo 20 e 21 diz: E interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está dentro de vós (No original grego diz dentro e não entre como está em algumas traduções da Bíblia).
 
Naquela época as pessoas esperavam um Messias rico, cheio da glória terrena, porém Jesus disse que o Seu Reino não é deste mundo. A glória de Jesus não está baseada em coisas materiais. Assim também se enganam as pessoas em pensar que algo material possa expressar que o Reino de Deus habita em uma pessoa porque ela é próspera, líder numa empresa ou qualquer coisa semelhante.
 
Nada material é capaz de expressar o Reino de Deus a não ser o que está em Romanos capítulo 14 versículo 17: Porque o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Glória a Jesus por isso que o Espírito Santo revelou através da vida de Paulo para nos ensinar que o Reino de Deus se expressa não por coisas materiais mas por aquilo que sentimos tão poderoso aqui dentro de nós – o próprio Senhor Jesus. Todo aquele que busca o Reino de Deus torna-se morada do Senhor Jesus através do seu Espírito Santo.
 
Na próxima postagem continuaremos falando sobre o Reino de Deus. Que você tenha sido edificado e que possa compartilhar falando a outros sobre o Reino de Deus viver em nós. Fiquem na graça e na paz do Senhor Jesus Cristo, Nosso Amado. Amém.

23 de nov. de 2013

A obra de Cristo nesta terra & a nossa.


Amados irmãos em Cristo, que a paz do Senhor Jesus esteja sobre sua vida e da sua família em nome de Jesus Cristo. Amém.

Quero com este estudo dizer coisas importantes dentro do Reino de Deus sobre o que Cristo fez por nós e o que Ele deseja que nós venhamos a fazer também. Para isso vamos ler o texto de João capítulo 17 versículo 4.

Nesta oração de Jesus Cristo ao Pai, Ele diz que glorificou o Pai por cumprir a obra dada a Ele. Quando pensamos nesse assunto logo ligamos à cruz, na verdade tudo inclusive a cruz está ligado à obra da qual está revelada em João capítulo 1 versículo 18.

Jesus Cristo veio a esta terra para revelar o Pai a todos os homens, essa foi a obra dada pelo Pai a Cristo. Antes disso, como diz o versículo, ninguém o conhecia, ninguém o tinha visto.

Basta pensarmos nas obras de Cristo que são obras  de amor, as mesmas obras do Pai, o caráter do Filho é o mesmo caráter do Pai. Jesus veio revelar! Glória a esse Jesus maravilhoso!!!

Mais acima citei que a cruz está ligada a essa obra que é “Revelar o Pai” pra nós, veja o texto de 2 Coríntios capítulo 5 versículos 18 e 19. A vontade de Deus o Pai estava em Cristo no momento da cruz para nos reconciliar o mundo consigo, também nos deu esse ministério de reconciliar – levar pessoas que hoje estão distantes a aproximar-se do Pai. A cruz foi a maior prova do amor Dele por nós, amor que a Palavra mostra que veio do Pai e está em Cristo – Romanos capítulo 8 versículo 39.

Nós podemos glorificar a Cristo cumprindo a obra que Ele nos deu a fazer, essa obra está em Marcos capítulo 16 versículos 15 e 16.

No estudo anterior, fica claro o evangelho de Deus gera semelhança com Cristo nas pessoas. Quando cumprimos o Ide de Jesus para fazer discípulos estamos aproximando pessoas de Cristo, e por Cristo chegam a Deus o Pai.

Dessa forma, não há mais dúvida do que Cristo espera de nós. Algumas pessoas se sentem assim porque pensam que conhecer a Palavra é um dom, veja em Tiago capítulo 1 versículo 5, o texto mostra que conhecer a Palavra de Deus não é algo exclusivo como um dom, mas é para todo aquele que buscar (orar e ler continuamente).

 

Espero que este estudo tenha edificado a sua vida e mostrado o caminho a seguir em Cristo. Fiquem na Graça e na Paz do Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

12 de nov. de 2013

Dos dois evangelhos pregados na Terra, qual deles nos leva à salvação?


A Paz do Senhor Jesus Cristo à todos os irmãos na face da Terra.

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho as todas gentes, e então virá o fim”. Mateus 24 v. 14.
Quero chamar sua atenção ao fato que Jesus falou “e este evangelho do Reino”, claramente nos faz entender que existe outro evangelho. A respeito disso fica provado o fato de existirem tantos escândalos provenientes de um evangelho que não é o do Reino.
Dentre tantos evangelhos pregados (cura, libertação, prosperidade, etc) existem apenas dois evangelhos, um é o evangelho do Pai e o outro é o terreno. O evangelho do Reino de Deus é aquele que gera em nossas vidas a semelhança com o Primogênito – Galátas 4 v. 19, João 17 v. 21 a 23. O evangelho terreno é aquele que leva as pessoas a amar as coisas do mundo.
Falando dessa forma, não quero que entendam que as coisas do mundo se resumem em coisas ruins como drogas, bebidas ou outros. O evangelho terreno te faz aprisionado a coisas que aos olhos humanos são boas, como a conquista dos sonhos de cada um. Uma carreira, uma casa, uma família, estas são coisas “boas” aos olhos humanos, porém não nos convém amá-las simplesmente porque pertencem ao mundo, veja 1 João 2 v. 15.
João foi muito perspicaz em entender e nos ensinar essa lição. Ele entendeu que não cabe no nosso coração o amor ao Pai e ao mesmo tempo amor à qualquer coisa do mundo, ou amaremos e serviremos ao Pai ou amaremos o mundo e o que o mundo está sujeito. Na tentação de Cristo, o diabo disse ser o dono do mundo e ofereceu a Cristo reinos, veja em Mateus capítulo 4. Em outro lugar a Palavra nos ensina: “todo o mundo está no maligno” 1 João 5 v. 19.
Não estou dizendo que Cristo é contra nós termos uma família, ou um teto, ou qualquer outra coisa que nos é necessário, mas a forma de buscar é que pode estar errada. A Palavra nos ensina que buscando o Reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça, todas as demais coisas nos são acrescentadas – Mateus 6 v. 33. O amor a Deus o Pai é o foco principal e as demais coisas Ele nos dá porque conhece todas as nossas necessidades.
Ainda com relação a este assunto veja a declaração de Cristo na parábola do semeador (pra quem não conhece a parábola recomendo que a leia integralmente) Mateus 13 v. 22 “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a Palavra, mas os cuidados com o mundo e a sedução das riquezas sufocam a Palavra, e fica infrutífera”.
O maior problema de se pregar o evangelho terreno nas igrejas é que este torna pessoas escravas, podemos aqui fazer uma comparação ao tanque Betesda onde pessoas esperavam a atuação de um anjo que curava – João capítulo 5. Parece uma coisa boa, porém a cura se dava sem um parâmetro de justiça e sem amor, visto que só o primeiro que caia na água se tornava são, enquanto aqueles que tinham doenças que debilitavam mais, as doenças de maior gravidade, tinham que permanecer à espera, ali, por anos.
Um paralítico que estava escravizado naquele sistema chamado Betesda à 38 anos foi liberto quando chegou na vida dele o Evangelho do Reino de Deus, pelo próprio Senhor! Jesus usou de justiça e amor para realizar esta cura, diferente do anjo que operava naquele lugar.
A intenção de usar esta comparação entre o tanque Betesda e as igrejas é para mostrar que o governo dessas igrejas que pregam o evangelho terreno está nas mãos dos anjos. Estes não operam com justiça e ainda menos com amor.
O evangelho do Reino de Deus deve ser pregado na igreja sem mistura. Se você que lê este estudo é um líder, não leve pessoas a ficar aprisionado a esta terra mas mostre para elas a libertação que só existe em Cristo Nosso Senhor. Para nunca errar procure mostrar Jesus, suas Palavras, suas obras e caráter, isso vai gerar Cristo naqueles que ouvem com atenção.
Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo. Amém!
 

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário