25 de fev. de 2014

Relacionamentos 2


A paz do Senhor Jesus Cristo, segue mais um estudo para quem precisa ser abençoado em seus relacionamentos. Peço desculpas pelos erros de digitação ou outros, escrevi rapidamente.

João capítulo 2 versículos 1 a 12: Uma festa de casamento e durante a festividade acaba o vinho. Jesus então opera um milagre transformando a água em vinho. Porém o que chama a atenção aqui não a atitude dos noivos, como diz no versículo 2 eles convidaram Jesus para sua festa de casamento.

Nós precisamos convidar Jesus para todos os nossos relacionamentos, através da oração.  Pedir a benção do Senhor Jesus nos nossos relacionamentos.

Algo interessante de se notar é que todos os relacionamentos da nossa vida tem como centro uma só pessoa, eu. Veja: mãe, pai, irmãos, amigos, filhos, vizinhos, colegas de trabalho, etc; estão todos em volta de uma única pessoa, eu. Então eu preciso ter a atitude de orar para que através dessa pessoa que está no centro as coisas possam ser diferentes, as minhas atitudes para com as pessoas a minha volta precisam ser melhores. É esse o momento exato da oração, orar é reconhecer que não sou suficiente bom pra me relacionar e que preciso de Cristo pra isso.

Como o Senhor Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer. Realmente, sem Cristo na nossa vida nós não sabemos conduzir as coisas, e neste caso em especifico podemos ver que  os nossos relacionamentos precisam ser abençoados.

Outro momento João Batista fala: Que Ele (Jesus) cresça e eu diminua. O jeito de tratarmos as pessoas precisa diminuir e precisamos aprender com Jesus um jeito novo de nos relacionarmos. Seguem alguns princípios de Jesus que podemos aplicar nos nossos relacionamentos então:

Oração

Orar pelos relacionamentos pode atuar como um remédio sobre o que já passou (amarguras, ressentimentos, marcas do passado, revoltas, etc), mas também pode atuar na prevenção, antecipando para não ter problemas no futuro, por exemplo, quando um pai e uma mãe ora pelo seu relacionamento com seus filhos que estão crescendo. Então pedimos: “Senhor, põe tua mão aqui”.

Perdão

A convivência sem o perdão é impossível. Duas amigas precisam se perdoar se quiserem conviver muitos anos. O mesmo acontece num casamento.

Jesus nos ensina a perdoar para ser perdoados. Assista o vídeo (usamos o exemplo do perdão que vai de 6 a 17 minutos no vídeo): http://www.youtube.com/watch?v=vN4XTJKbHW8

Mateus capítulo 18 versículo 32 a 35. O Pai já nos perdoou, devemos semelhantemente perdoar os outros ou, como o texto mostra, seremos cobrados. É bem mais fácil perdoar do que ser cobrado pelos atormentadores como mostra no texto.

Nós devemos perdoar por três motivos:

  • Porque já fomos perdoados pelo Pai;
  • Para deixar a vida da pessoa livre para receber Jesus, como no exemplo de Estevão e Saulo. Estevão perdoou Saulo e por isso Ele recebeu Jesus. Assim como Jesus disse: Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu, tudo o que desligares na terra, será desligado no céu. Nós temos que ligar vidas no céu.
  • Perdoar porque Cristo levou o nosso passado para a cruz, o passado de todos nós. Se Deus o Pai não nos classifica por um erro do passado, porque nós agiríamos assim com os outros? 2 Corintios capítulo 5 versículo 17. Esquecer o que ficou pra trás é agir segundo a graça.

Servir

Veja o exemplo de Jesus: Lucas capítulo 22 versículos 24 a 30.

Jesus estava fazendo uma comparação para mostrar que nos servia. Ele nos serviu de duas maneiras:

  • Ele viu a necessidade de pagar o preço por nós, pois só Ele que é Justo poderia fazer isso, então Ele cumpriu, deu seu sangue por nós, o sangue de um Justo.
  • Ele também viu que nós precisávamos de um referencial para olhar. O mundo estava em trevas, todo o mundo, as pessoas não tinham uma direção. Então Cristo foi esse referencial, esse exemplo a ser seguido.

Na verdade, Cristo não só nos serviu, mas ainda nos serve. Quando oramos, pedimos a Ele que abençoe a saúde de uma pessoa, e Ele simplesmente vai até essa pessoa e abençoa, então Ele até hoje nos serve quando realiza o que pedimos.

Todo cristão é chamado para servir, todo cristão é chamado para ser exemplo para que os outros percebam que é possível viver em Jesus! No mundo de hoje as pessoas não acreditam nisso, é por isso que Cristo diz: Quando eu voltar, porventura acharei fé na terra?

Ser exemplo é difícil, exige sacrifício! Porque ser exemplo é cruz, e Cristo disse: Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

O pai e a mãe servem os filhos através do exemplo. Os pais podem estabelecer um referencial para onde os filhos devem olhar. Veja: “O meu pai, antes de tomar uma decisão, ora a Deus e pede direção”. Na primeira situação que surgir que exija uma decisão, essa criança vai orar antes. Ou ainda, “a minha mãe sempre pede a ajuda de Jesus nos problemas” a criança vai se lembrar de pedir ajuda a Jesus quando estiver com problemas.

O marido e a esposa também são capazes de servir um ao outro com exemplo, vida de testemunho.

Nós precisamos orar ao Pai para abençoar o nosso relacionamento, tirar toda a ignorância, todo o sentimento de superioridade onde pensamos que os erros estão sempre no outro. Só Jesus pode nos ensinar a servir, a ser humilde, a aceitar a opinião do outro, só Jesus pode mudar o nosso “jeitão de ser” e quem quiser essa mudança precisa orar.

No mundo se prega que “o mundo é dos espertos” e está cheio de esperto se dando muito mal, porque o Reino de Deus que é justiça, alegria e paz pertence aos humildes, pertence àqueles que amam seu próximo. Sacrificar-se em ser exemplo está ligado ao amor de Cristo pelas vidas.

As palavras

Efésios capítulo 4 versículos 25 a 27

O versículo está dizendo que se ficarmos bravos para não falar, fechar a boca. Quando falamos a ira aumenta, é a brecha que o inimigo quer para tomar conta da situação. Das discussões saem as marcas, as revoltas, as amarguras, os ressentimentos, etc.

A falsa impressão é que numa discussão, aquele que ofende mais é quem sai ganhando. Não é verdade, ninguém ganha numa discussão!

Melhor é perdoar do que esbravejar.

Orar é a solução para todos os nossos relacionamentos.

 

 Que a paz do Senhor Jesus Cristo que excede todo o entendimento esteja sobre sua vida. Amém.

 

15 de fev. de 2014

Amor ao próximo

Amados irmãos, tenho em mim abundante alegria pois ganhei mais um tesouro para compartilhar com todos. Se trata da expressão do amor do Pai pelas nossas vidas que habita em Cristo e que nos é ensinado.


Para explicar sobre esse amor precisamos esclarecer que ele não tem relação com o amor que conhecemos no mundo, onde amamos uma pessoa, somos capazes de demonstrar com carinho e palavras mas na primeira falha dessa pessoa nós mudamos de atitude, por isso hoje casais se separam, pais deixam seus filhos desamparados, etc.


O amor está quando eu me preocupo com a vida espiritual da pessoa que está perto de mim, quando quero que ela seja liberta, intercedo por ela e compartilho a Palavra para que ela se estabeleça fundamentada na rocha que é Cristo. Esse é o verdadeiro amor e Cristo fala sobre isso no texto de Mateus capítulo 25 versículo 31 ao 46. Este texto merece especial atenção e vamos falar detalhadamente sobre ele num estudo posterior.



O que eu vim para dividir é que a lei dizia: Ama o teu próximo como a ti mesmo. E eu diria sobre isso que seria suficiente se eu simplesmente não fizesse mal para uma pessoa se eu não quero esse mal pra mim ou minha família? Porque é isto do que ela trata.




Mas vem Cristo manifestar o verdadeiro Deus o Pai para nós e diz assim: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.



A maior prova de que Cristo nos amou é que Ele viveu 33 anos negando sua vida aqui na Terra e até o último momento negou para cumprir a vontade do Pai, não para que Ele mesmo fosse beneficiado mas a nosso favor. Tudo isso Ele fez para que nós tivéssemos a vida espiritual, abundante e eterna.


Me baseio nisso para dizer que todo aquele que passa a ensinar a Palavra de Deus enfrenta lutas, mas não desiste porque antes dá mais valor à vida dos que ouvem à Palavra, também nega muitos compromissos para estudar e estar preparado na hora de ensinar, nega suas reservas financeiras muitas vezes para ir até seus discípulos, nega as vezes em estar com suas famílias e tantas outras coisas. Tenho ainda que dizer que nenhuma dessas coisas é como um fardo pesado de obrigação mas fazemos elas com muito amor, muita alegria, porque fazemos pela fé que a sementinha da Palavra de Deus será germinada nos corações.

Essas pessoas não estão no amor da lei, elas estão no novo mandamento de Cristo porque amaram a vida dos seus discípulos acima da suas próprias vidas para que Cristo fosse gerado nelas.


Com isso, quero agradecer aqueles que amaram a minha vida e que negaram suas próprias vidas para me ensinar. Quero agradecer meu pai terreno que é pastor, chamado Luis Carlos, quero agradecer o Pastor Marcos Dancuart, também agradeço os pastores Fernando, Rildo, João Praxedes e Lenilton.


Quero dizer pra todos vocês que quando negaram suas vidas em prol da minha, valeu a pena, pois Cristo vive hoje em mim.

Que Deus o Pai os abençoe, também suas famílias, e que cada dia possa derramar mais da sua Graça nas vidas de vocês.

Amados irmãos, orem pela vida de seus pastores, porque o que eles passam por amor a nós não é fácil!

Fiquem todos com Deus. Amém.

9 de fev. de 2014

A Parabola dos dez talentos


 Aos irmãos, amados em Cristo, em toda a Terra.

Escrevo para compartilhar algo que está em meu coração como direção do Espírito Santo para dividir com todos vocês. Aproveito para dizer que há um outro estudo sobre a parábola das 10 virgens disponível no blog e que é ministrado junto com este estudo, para quem tem sede da Palavra.
                                    

14 -Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
15 -E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
16 -E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
17 -Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
18 -Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
19 -E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
20 -Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
21 -E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22 -E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
23 -Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24 -Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 -E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26 -Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27 -Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 -Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29 -Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 -Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:14-30

14 – Antes de partir, Jesus chamou os seus discípulos (o que significa que é para nós também) e disse que o Espírito Santo viria sobre nós (e veio) e dessa maneira seríamos representantes de seu Reino aqui na Terra.

 

15 a 18 – Um recebeu porção maior, outro média, outro um pouco, porque Cristo conhece a capacidade de cada um em fazer uso daquilo que recebeu. Quanto mais se dispuser a dar daquilo que recebeu de Cristo, mais seremos cheios. Como a fonte de água viva, como rios de água viva!

Aqui vou dar o exemplo que vejo no meu pai, ele é pastor e tem pregado a alguns anos. Como eu estou próximo à ele neste tempo posso dizer o quanto Cristo tem aumentado a sua porção porque ele tem dividido, compartilhado do que recebe. Estou dizendo unicamente quanto à Palavra, e é o mesmo que a parábola também diz.  

 

19 a 30 – O Senhor Jesus voltou e começou a fazer contas: Te dei tanto, quanto você recebeu mais?  O Espírito Santo foi dado a nós Ele é contagiante através da Palavra, segundo o que vimos no começo deste estudo em João 6 v. 63.

Tem alguém que pensa: Mas eu só sei um pouquinho. Mesmo que você só entenda um pouquinho, divida assim mesmo, porque Cristo vai fazer a fonte aumentar. A Palavra é a fonte de água viva, rios de água viva fluindo do nosso ventre!!!

 
Aquele que enterrou o seu talento é aquele que não divide o que recebeu, também não contagiou as pessoas com o Espírito Santo. Este é o servo mau e que será cobrado na volta de Cristo porque não amou as pessoas ao seu redor.


Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão trazida pelo Espírito Santo esteja sobre você e seu lar. Amém!

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário