18 de abr. de 2014

Tesouro em Cristo - liberdade.


Há muitos tesouros dos quais Deus o Pai preparou para nós e encontramos estes tesouros em Cristo.  A alegria, o amor verdadeiro, a paz, entre outros, coisas que o mundo não nos pode fazer conhecer, para conhecer estes tesouros é preciso se chegar a Cristo.  O assunto deste estudo é também um tesouro que o mundo não pode oferecer, mas Cristo nos dá de graça, é a liberdade total.

Nos evangelhos, livros dos quais narram sobre alguns dos milagres que Cristo operou encontramos alguns exemplos de pessoas que foram libertas por Jesus Cristo.

Um destes exemplos é o de um homem leproso, havia sobre ele um peso grande que é essa doença, podemos imaginar o quanto era penoso viver com uma doença degenerativa e que fazia as pessoas se afastarem de qualquer convívio.

Leia Mateus capítulo 8 versículos 1 a 4 – Um homem leproso com muita coragem chegou perto de Jesus, creu que Jesus tinha poder para limpá-lo e pediu: Senhor, se for da tua vontade, pode me limpar. E o Senhor Jesus respondeu: Eu quero.

Jesus veio a esta terra para tirar o peso que há sobre as nossas vidas, por isso essa foi a resposta que Cristo deu àquele homem de coragem: Eu quero.

Outro caso, que mostra a libertação é o de um homem narrado em Lucas capítulo 8 versículos 26 a 39. Este homem tinha sua vontade dominada pelos demônios, ele não fazia o que queria, mas vivia em escravidão. Prova disso era que este homem andava nu, sua habitação era em cemitérios, muitas vezes seus conhecidos o prendiam mas as amarras não podiam segurá-lo e algumas vezes ele era levado ao deserto. Não preciso entrar em detalhes aqui do que significa fazer cada uma dessas coisas, mas quem em sã consciência faria tais coisas?

Após Cristo libertar este homem, no versículo 35 diz: E saíram a ver o que tinha acontecido e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.

Mais uma vez, poderia desdobrar o assunto, mas para não me estender, vou focar apenas no fato de que aquele homem, por causa de Jesus, agora estava vestido, seus pensamentos agora já eram limpos e ele estava sentado aos pés de Jesus, ou seja, ouvia aquilo que Cristo o estava ensinando. Algo extraordinário para alguém que viveu o que este homem viveu.

O que eu quero mostrar com este estudo é que existem alguns pesos que acometem as pessoas, que tomam o pensamento, tomam o tempo, esse é um fardo pesado, um jugo imposto pelas trevas sobre as pessoas. Veja alguns exemplos:

  • Desejo de ser rico, diversos tipos de riquezas (dinheiro, beleza, convívio social, amor, etc);
  • Medo (medo de perder alguém, medo de como será no futuro, etc);
  • Possessão das vontades, como quando volta e meia estamos caindo no mesmo pecado, mesmo sem querer;
  • Enfermidade, todas são um fardo pesado;
  • Mágoa, ressentimento, rancor e ódio.

Todas estas coisas são um peso para as nossas vidas, um jugo do diabo para nos fazer andar curvados como seus escravos. O tempo todo coisas como estas tomam o pensamento nos fazendo sofrer.

Em Mateus capítulo 11 versículos 28 a 30 Jesus diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu fardo é leve e meu jugo é suave.

Jesus propõe uma troca para nós neste texto: Dê-me seu peso, eu te darei minha paz, eu te darei liberdade. Esse é o fardo leve e o jugo suave de Jesus. Nós podemos andar segundo o que Cristo deseja pra nós, basta cumprir o “vinde a mim”, Jesus nos chama.

Basta orarmos: “Senhor, tira de mim o meu peso” e Ele tira. Como aquele homem leproso fez, ele pediu e Jesus respondeu porque para isso Cristo veio. Aquele homem teve fé para pedir, tenha fé em Jesus porque Ele pode libertá-lo.

Romanos capítulo 8 versículos 14 e 15 diz: Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão para estardes outra vez em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos: Aba, Pai!

Em Cristo não há mais temor, em Cristo há liberdade. É maravilhoso sentir-se livre, é maravilhoso sentir nossa mente livre do medo, livre de toda opressão maligna, é maravilhoso ver que nosso coração não suporta mais o peso de não perdoar. Isso é possível em Cristo Jesus, basta atender o seu chamado “Vinde a mim”.

Colossenses capítulo 2 versículo 15: E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente deles triunfou em si mesmo.

O texto fala da cruz, da vitória de Cristo sobre todos os demônios, até os mais poderosos Cristo já venceu. Por isso é que Cristo tem todo o poder para nos libertar, como fez com o endemoniado gadareno citado no começo deste estudo.

A sua e a minha liberdade foi comprada pelo sangue de Cristo, isso significa que é um direito seu ser livre! Receba então, aquilo que Deus tem pra você.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja sobre a sua vida e de sua família. Amém.

16 de abr. de 2014

Coragem


A paz do Senhor Jesus Cristo. Segue algo que está ardendo em meu coração para compartilhar com os irmãos.
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não tem desculpa do pecado. Aquele que me aborrece, aborrece também meu Pai. Se eu, entre eles, não fizesse tais obras, quais nenhum tem feito, não teriam pecado; mas agora viram-nas e me aborreceram a mim e a meu Pai. João capítulo 15 versículos 22 a 24.

Cristo revelou ser Filho de Deus através dos milagres, dos ensinamentos e do seu exemplo de vida (caráter). Uma parte das pessoas que o viram, creram Nele, já outra parte preferiu não crer, os motivos daqueles que não creram são os mesmos de hoje em dia, que essas pessoas preferem continuar com as obras ruins à vir para a luz.

Assim como Cristo revelou ser Filho de Deus, assim também há a necessidade de revelarmos Jesus Cristo às pessoas para que alguns creiam Nele. Os que escolherem não crer, não terão como dizer “eu nunca ouvi de Jesus” ou “eu não conheci alguém que me mostrasse ser de Jesus verdadeiramente”.

Está responsabilidade está na minha e na sua mão! Vamos revelar Jesus Cristo. Encha-se de coragem para isso, peça essa coragem ao Espírito Santo de Deus e a receba!

Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja sobre a sua vida. Amém!

12 de abr. de 2014

Crescimento espiritual – série Fé




A Paz do Senhor Jesus Cristo esteja sobre cada um dos nossos irmãos por toda a Terra.

Estou escrevendo para partilhar do pão espiritual que é Cristo, através da Palavra de Deus ministrada aos nossos corações. Baseado no texto de 1 Pedro capítulo 1 versículo 23, segue o que está em meu coração.

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Para falar deste texto quero citar duas passagens bíblicas dadas em momentos diferentes.

A primeira é a dos discípulos com Jesus no barco que está em Mateus capítulo 8 versículos 23 a 27. Uma situação assustadora para os discípulos, em contraponto Jesus dormia no barco. Realmente isso quer nos dizer algo! Jesus tem plena paz e os que estão com Cristo também precisam adquiri-la por meio da fé. Fica provado isso quando os discípulos, temerosos, acordam Jesus dizendo: “Mestre, nós vamos morrer!”

A segunda situação é a do Apóstolo Paulo, descrita em Atos capítulo 27 versículos 1 a 44. O apóstolo Paulo e todos os demais tripulantes do navio estavam debaixo de uma tão grande tempestade que não podiam saber a que tempo era dia e o tempo que era noite. Mas Deus falou a Paulo através de um mensageiro que daquele navio sairiam todos vivos, que todos aqueles homens estavam guardados pela presença de Paulo ali. Assim é quando há uma pessoa que tem uma vida de oração e comunhão com nosso Senhor Jesus Cristo, todos ao seu redor são guardados.

Paulo, crendo, cuidou de acalmar os homens que já passavam 14 dias sem comer, dizendo: “Comam, pois é para a saúde de todos”. E dando graças, comeu na frente deles para que eles também comessem.

Outro ponto interessante é que estes homens desesperados queriam se lançar ao mar para tentar chegar em alguma terra, porém Paulo, sabendo que a vida deles estava guardada permanecendo junto dele, não permitiu.

Todos estes fatos nos demonstram a fé que havia dentro de Paulo, apesar de sua situação sem bem pior em comparação a situação dos discípulos. Isso não significa simplesmente que Paulo era melhor do que os 12 homens que andaram com Jesus. A fé de Paulo baseava-se na experiência, no aprendizado que Paulo teve por revelação a respeito de Cristo, ou seja, Paulo neste momento já tinha maturidade espiritual. Enquanto que no primeiro momento os discípulos estavam aprendendo, recebendo a Palavra por Cristo.

Existe um momento para aprendermos que causa em nós o ato de sermos novamente gerados, a partir deste ponto, há um crescimento espiritual para todo aquele que persiste na caminhada com Cristo. Este crescimento espiritual deve ser o desejo do cristão.

Veja o exemplo nos nossos dias. A Palavra de Deus diz que somos representantes (embaixadores) do Reino de Deus aqui na Terra. Quem conseguiria transmitir Jesus para outras pessoas? Certamente, aquele que já foi gerado pela Palavra de Deus e que tem fé.

Este é o motivo que devemos desejar ter crescimento espiritual para poder mostrar a eles que Cristo habita em nós verdadeiramente. A mesma paz que Jesus teve ao dormir no barco deve estar em nós por causa da fé, assim como ela estava em Paulo quando comeu e deu aos homens de comer mesmo depois de 14 dias sob essa tempestade.

Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. Amém.

 

6 de abr. de 2014

Solteiros - série relacionamentos


À todos, a paz do Senhor Jesus Cristo.

O Senhor Jesus tem colocado algo em meu coração para compartilhar com os solteiros. Trata-se de uma área que o inimigo usa para destruir a vida de muitos jovens, o coração.

Para exemplificar sobre o que vamos falar neste estudo quero citar o exemplo de vida da mulher samaritana que está lá em João capítulo 4 versículos 16 a 18. Este texto nos mostra que essa mulher buscava um relacionamento, porém fracassou todas as vezes que tentou. Percebo isso porque não tentaria um segundo relacionamento se o primeiro não tivesse destruído. Assim é a vida e grande parte dos solteiros de hoje. Como essa mulher, muitos estão cansados de tentar e essas tentativas levam a um sentimento de cansaço pela desilusão.

A carência é uma ferramenta maligna para jogar os jovens nessa armadilha diabólica onde muitos se distanciam da presença do Senhor Jesus. Por causa da carência as mulheres passam se vestir de modo a chamar a atenção, os jovens vão à todos os tipos de lugares em busca de relacionar-se, entre outras coisas.

Seguindo o que o Senhor Jesus tem me dado por entendimento, uma jovem não deve se relacionar com um jovem só porque o achou simpático (beleza) ou porque pensa que essa pessoa está interessada nela, e vice-versa. O final dessa história, todos já conhecemos, é frustrar-se.

A ansiedade de ter uma pessoa ao lado faz a pessoa chegar neste ponto. Pela ansiedade um jovem nem ao menos conhece a pessoa que escolhe para estar ao lado. O “conhecer” a pessoa já faz parte do namoro. Enquanto dois jovens conversam sobre suas preferências, contam suas histórias de vida, seus sonhos, conhecem as famílias, enquanto tudo isso acontece esses dois jovens já estão se relacionando e esse é o erro. Essa é a brecha que o inimigo quer para cansar as pessoas, para machucá-las assim como a mulher samaritana.

Antes de se relacionar com uma pessoa, hoje eu entendo que é necessário passar um tempo com ela sem que haja nenhum tipo de ligação (toque, beijo, etc) para conhecer o caráter dessa pessoa. Conhecer a família é uma boa coisa, pois um jovem que respeita pai e mãe também respeitará sua esposa. Neste tempo é claro que os jovens devem pedir direção ao Senhor Jesus, com oração.

Acredito que todo jovem deve estar pensando assim: “Como alguém vai aceitar passar um tempo só dedicado a me conhecer sem que haja nenhuma ligação comigo?” Então é com a maior satisfação que eu te respondo: “Aquele que não aceitar isso é porque não tem um sentimento profundo e verdadeiro por você”.

Usando o exemplo da mulher de Samaria, a vida dela mudou depois de ter encontrado Jesus Cristo. Jovem, sua vida pode mudar se você entender e obedecer a Palavra de Deus, pois Cristo diz assim:

Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha Palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João capítulo 14 versículo 23.

Não faça de seus relacionamentos uma brecha para o inimigo destruir a sua vida. Seja prudente com suas atitudes e eu tenho certeza que Deus te honrará. Baseie suas atitudes, seus relacionamentos e toda a sua vida na Palavra de Deus.

 

Fiquem com o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e as consolações do Espírito Santo de Deus. Amém.

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário