31 de mai. de 2014

A vida de um ministro.


Nas palavras do Apóstolo Paulo:

Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angustias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na Palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda. Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como morrendo e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. 2 Coríntios capítulo 6 versículos 4 a 10.

Como eu me alegro em ver o que Paulo conta a respeito do que ele passava por amor daqueles a quem ele ministrava o evangelho de Deus o Pai. Digo que me alegro porque são palavras que consolam todos aqueles que assumiram este ministério para suas vidas e também palavras que ensinam.

Qual ó o ministro que não trabalha arduamente no sentido de atrair as pessoas para ouvirem a Palavra de Deus? Trabalho difícil, muitas vezes nos contrista, mas que é necessário continuar sem se cansar, sem perder a paciência, e esperar que a Palavra venha gerar nessas pessoas a necessidade de buscar a Cristo. Tendo em si o longo animo do Senhor Jesus Cristo para recebê-los sempre e nunca desampará-los.

Açoites? Aflições? Elas podem não ser declaradas, mas o inimigo muitas vezes se levanta contra os ministros na tentativa de acovardá-los. Lembro-me de uma vez que fui pregar a um grupo de jovens, me preparei em jejum e oração para esse encontro, porém no dia seguinte passei o dia acamada e sentia as minhas costas arder como se tivesse sido açoitada. Talvez você ache isso estranho, mas o reino se manifesta e para mim algumas coisas são bem claras.

Por que então não desistir? Por que não parar de pregar o evangelho? Por amor às vidas daqueles que precisam ouvir para que sejam libertos. Esse é o sentimento que movia Paulo, esse também é o sentimento que nos move a continuar.

Das necessidades? Quem é o ministro que não se doa integralmente? Doa seu tempo, doa suas reservas, etc. Tudo por amor àqueles que têm sede de ouvir a Palavra de Deus. O ministro não quer ser pesado para seus discípulos, antes faz todo o esforço para não sobrecarregar os irmãos.

 Dar a Palavra da verdade é a preocupação de todo ministro, por isso ele busca o Espírito Santo e pede direção. Veja o quanto Paulo compartilha dos mesmos sentimentos, das mesmas necessidades, dos mesmos desejos que nós.

Esses sentimentos, necessidades e desejos vem de Cristo, a comunhão que Paulo teve com Cristo trouxe isso para a vida dele, a mesma comunhão que nós temos. A mesma comunhão que também traz para nossa vida o mesmo sentir.

O jejum e a oração. Ambos são fundamentais na vida de um ministro. O jejum é cobertura contra o mal. No discipulado, nós convivemos com essas pessoas quase que diariamente e acompanhamos a vida dessas pessoas, por isso o jejum pela vida dessas pessoas é tão necessário. O jejum derruba o poder das trevas, assim como Jesus ensinou que alguns “poderosos” só caem com jejum.

O jejum não vem desacompanhado, mas vem com a oração. Toda vez que jejuamos por alguém também devemos apresentar as razões em oração, neste momento orar por essa pessoa. O jejum está ligado fortemente à oração, porque ela apresenta diante do Pai a intercessão pela vida da pessoa. É como se o Pai nos dissesse: Pelo que você está jejuando? O que você deseja que eu faça na vida dessa pessoa? Claro que Deus o Pai conhece nosso coração, mas não devemos nos basear nisso, antes devemos interceder pelas pessoas assim como Jesus intercedia por nós.

No texto citado Paulo usa a Palavra “vigílias” para falar sobre a intercessão pelos seus discípulos. Essa palavra nos revela que Paulo não orava cinco minutos antes de ir dormir pelas pessoas, Paulo reservava horas do seu dia ou de sua noite para pedir ao Pai pelas vidas que estavam com ele.

Todo ministro do evangelho precisa seguir este exemplo. Jesus colocou essas vidas ao nosso redor não foi por acaso, foi para que cuidássemos dela espiritualmente. Esse cuidado é o ensinar a Palavra e o interceder por essa pessoa.

Nós vemos o quanto Jesus usava a vida de Paulo e ficamos perplexos com tudo o que ele conhecia sobre Jesus ou sobre o reino espiritual, isso vem das vigílias, isso vem das horas de oração que Paulo tinha.

Amados, quero dizer que aquele que ora, recebe. Aquele que orar muito vai receber muito. Aquele que interceder pela vida dos seus discípulos pode ver grandes coisas acontecerem na vida deles.

Quero que meus discípulos cresçam e que suas vidas sejam usadas a ponto de mudar cidades inteiras! Se você tem esse desejo ou talvez desejos maiores, faça como Paulo, dedique o seu tempo para fazer vigílias por estas pessoas. Saiba que todas as vezes que se colocar em oração você está sendo recebido na sala do trono de Deus e Ele te ouve. Então, ore e você verá as respostas de Deus acontecer.

Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos vocês e suas famílias. Amém.  

24 de mai. de 2014

Quem deu crédito à nossa pregação?

Quem deu crédito à nossa pregação? Isaías capítulo 53 versículo 1.


Isaías estava falando daquilo que viria a acontecer com Cristo que sendo o Filho de Deus não creram Nele assim como é. Muitos religiosos esperavam um Cristo com grande aparência, homem rico, nascido em berço de ouro, entre tantas outras coisas.

Vindo Jesus Cristo, o Filho de Deus, revelando uma glória que não é baseada na aparência, não creram Nele.

Alguns lendo isso podem até ficar chocados, dizendo: - Como não creram no Filho de Deus?

Isso não aconteceu apenas com os religiosos, mas também com alguns homens que seguiam a Cristo. Eram discípulos, O seguiam por toda a parte, mas em determinado momento quando o discurso de Jesus se tornou difícil de ser ouvido, então O deixaram (João capítulo 6 versículo 60 em diante). Esses que eram discípulos, mas não verdadeiros discípulos.

Há muita semelhança do que acontecia no passado com o que acontece nestes dias que vivemos. Apocalipse capítulo 10 versículo 10  revela a Palavra de Deus é doce de ser ouvida mas quando alcança o nosso ventre se torna amarga. Cristo nos ensina pela sua Palavra, e vai pacientemente nos ensinando. Em alguns momentos o seu discurso se torna duro porque são momentos que precisamos nos arrepender de nossos pecados e mudar de direção. Nesse momento eu uso as Palavras de Isaías: Quem deu crédito à Cristo?

Jesus não vai se retratar por ensinar, Ele deseja que sejamos libertos de todo o mal por isso nos ensina. Algumas vezes revela o que está no nosso intimo, e tira raízes do mal que estão lá a muito tempo. Esse é o momento  que o discurso de Cristo se torna difícil, quando precisamos negar a nós mesmos e obedecer à sua Palavra. Esse é o momento de saber se somos verdadeiramente seus discípulos porque não O deixamos.

Muitos não creem em Jesus Cristo. Afirmo isso baseada nas palavras de Pedro que diz: Senhor, para onde iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna. Quem verdadeiramente crê no Filho de Deus entende que as Palavras que geram em nós a vida eterna vem Dele (versículo 68). Só as Palavras de Cristo tem a capacidade de gerar vida em nós, portanto não volte para trás, siga Jesus até o fim.

Fiquem todos na graça e na paz do Senhor Jesus Cristo. Amém.

1 de mai. de 2014

A vida do Apóstolo Paulo - 7


Das lutas e perseguições.

Paulo, além de ser um homem de muita coragem para enfrentar todas as lutas e perseguições era um homem maduro na fé, adquiriu em Cristo um crescimento espiritual que lhe conferia paz independente das situações vividas - Filipenses cap. 4 v. 12 e 13. 

Algumas de suas experiências não ficaram registradas, mas uma das experiências que revela essa maturidade espiritual de Paulo, da qual gosto muito de falar está registrada em Atos cap. 27 v. 4 ao 44. Conta que Paulo, junto a tripulação do navio, estavam em meio a uma tempestade onde não era possível saber se era dia ou noite. O texto é extenso e todos os detalhes devem ser lidos diretamente na Bíblia, mas ressalto que os homens no navio temendo a morte não comiam a dias mas Paulo recebeu e creu na Palavra do Senhor (ainda que dita por um mensageiro) que todas aquelas vidas estavam guardadas por sua causa e que apenas o navio se perderia. Por um homem ou mulher de Deus, outras vidas ao redor são guardadas.

Outra de suas experiências que nos mostram a sua tranquilidade, baseada na fé, é a reação de Paulo ao ser picado por uma cobra, simplesmente parecia que nada havia acontecido. Veja Atos cap. 28 v. 3 a 6.

Paulo deixa registrado um resumo das lutas e perseguições que sofre por amor ao Evangelho em 2 Corintios cap 11 v. 23 a 33. O sentimento que move Paulo a passar por estes momentos é que ele dava maior importância às vidas das pessoas ao redor para que recebessem o evangelho, ao invés de valorizar o seu próprio conforto e bem estar físico – Atos cap 20 v. 23 a 24. Quando Deus o Pai o chamou, já conhecia este fato. 

Não dando valor à sua própria vida, mas considerando o evangelho acima dela, Paulo acreditava que, enquanto fosse da vontade de Deus, estaria vivo para dar este testemunho – 2 Timóteo 3 v. 11.

Paulo foi fiel ao chamado de Deus para sua vida, abdicou de sua carreira, abdicou ter uma esposa, abdicou muitas vezes ser sustentado por outros irmãos para que não fosse pesado a outros, um homem de coragem que manteve até o último momento o firme propósito de levar o evangelho de Deus. As Palavras de Paulo mostram Jesus, e esse é o intuito deste estudo, mostrar Jesus através da vida e do ministério de Paulo, assim:

 

Portanto tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também

eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

Palavra fiel é esta: que se morrermos com Ele, também com Ele viveremos;

Se sofrermos com Ele, também com Ele reinaremos;

se o negarmos, também Ele nos negará

 2 Timóteo cap. 2 v. 10 a 12.

 
Este estudo termina aqui, mas o assunto não. A Bíblia nos conta muito mais a respeito de Paulo, da sua vida de exemplo em comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Então, convido você leitor à ir além do que mostra este estudo.
Havendo dúvidas, podem me escrever e estarei respondendo.  
Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja sobre você e a sua família. Amém.

A vida do Apóstolo Paulo - 6


A pregação de Paulo

Jesus Cristo disse que veio salvar o que se havia perdido, disse que veio ao mundo morrer pelos pecadores. Assim quando Cristo se revelou a Saulo no caminho de Damasco fazendo um homem assassino se arrepender e passar a viver para pregar o Evangelho, estava revelando ao mundo o seu grande poder através do testemunho que há na conversão de Saulo.

Por conhecer esta verdade, em Gálatas cap. 1 v. 16, Paulo mostra que o resgate de sua vida aconteceu porque foi da vontade de Deus o Pai revelar o seu Filho através dela. Revelar que Cristo perdoa em qualquer situação que o pecador se encontrar, revelar que Cristo é poderoso para transformar vidas e revelar que é possível ter comunhão com Jesus porque Ele ressuscitou e está vivo!

Ao receber tal grandiosidade na sua vida, Paulo entendeu que o evangelho o alcançou por amor de muitos e saiu a lançar a mesma semente a todos quanto podia – 1 Timóteo cap. 1 v. 15 a 16. Essa semente recebe o nome de Graça, porque nós não fizemos por merecer o amor de Deus, mas esse amor está sobre nós.

A pregação de Paulo é baseada na sua experiência de vida com Cristo, baseia-se naquilo que ele aprendeu com o Senhor. Aprendendo a profundidade do que significa graça passou a compartilhar do que tinha recebido do Senhor.

Muitos pregadores se preparam por anos para iniciar suas pregações, porém o evangelho de Deus o Pai é algo simples, basta compartilhar o que recebemos de Cristo, assim como Paulo fez recebendo a graça e compartilhando dela. A experiência com Deus é fundamental nesta parte, é por meio dela que recebemos a base de nossa pregação, o nosso chamado. A todos é possível ter uma experiência com Cristo, quem nunca teve basta pedir e certamente Cristo responderá.

Um livro que mostra a pregação de Paulo em sua essência é o livro de Gálatas, recomendo esta leitura para todo o cristão.

A vida do Apóstolo Paulo - 5


O aprendizado
Logo após Saulo ser batizado por Ananias dá inicio a seu ministério, pregando o que por revelação lhe é ensinado como diz em Gálatas cap. 1 v. 11 e 12.
Mais uma vez a vida de Paulo nos dá um grande exemplo, é possível uma pessoa que desceu tão baixo num abismo ser resgatado por Cristo, e é possível que esta mesma pessoa tenha comunhão com o Salvador a tal ponto que receba diretamente Dele os seus ensinamentos. Cada uma das revelações que Paulo recebia de Cristo, eu comparo a pérolas e pedras preciosas que compunham um tesouro. É possível tudo isso ainda nos dias de hoje porque o Senhor Jesus Cristo é vivo e não mudou de atitude para com os homens, é possível que nós tenhamos a mesma comunhão com Cristo, assim como Paulo teve.
Não poderia deixar neste estudo todas as revelações que Paulo teve, mas quero citar algumas que foram marcantes pra mim:
  • Paulo foi levado a conhecer o céu em visão (2 Corintios cap. 12 v. 1 a 4) ,
  •  Teve a experiência de estar diante do Pai, a qual o ensinou que ao orarmos estamos verdadeiramente diante de Deus (Efésios cap. 3 v. 14),
  • Recebeu de Cristo tudo o que significa a santa ceia (1 Corintios cap. 11 v. 23 a 30) .
Sobre as revelações, Paulo não traz a forma como ele recebeu e para conhecer o motivo dele não revelá-las precisamos estudar suas cartas. Paulo sempre desejou que a glória fosse de Deus, então muitas vezes não revelava em detalhes as visões para que os irmãos não passassem a venerá-lo. Uma das características dele é a sabedoria que Paulo alcançou em Deus pela comunhão com Cristo.
 

A vida do Apóstolo Paulo - 4


A conversão

Saulo, percebendo que pela fuga dos cristãos o evangelho estava se espalhando além dos limites de Jerusalém, pediu ao sumo sacerdote cartas que lhe conferiam poder para também perseguir os nazarenos em outras cidades – Atos cap. 9 v. 2.

A seguir o texto conta que Saulo estava à caminho de Damasco para expandir sua perseguição aos cristãos  quando foi surpreendido por uma luz no caminho (versículos 3 a 6). Trata-se de Jesus se revelando a Saulo, revelando que Saulo estava lutando contra Deus.

Saulo não podia acreditar, certamente estava atônito porque não cria que Jesus havia ressuscitado, mas Cristo apareceu diante dele. Vivo!

De várias maneiras Jesus se apresenta para as pessoas, para Paulo foi por visão, para alguns em sonhos, para outros usa pessoas para falar com eles. Deus age de muitas maneiras para nos chamar, e Saulo aceitou o seu chamado. Também existem aqueles que não aceitam e Deus não os obriga a nada. 

Saulo foi levado para Damasco, agora estava cego, significando tudo o que viveu na sua vida antes daquele encontro. Mas sua cegueira ali, certamente, era o menor de seus problemas. O maior de seus problemas era a culpa que carregava por ter perseguido, torturado e matado muitos filhos de Deus. Veja o versículo 9 de Atos cap. 9 que conta sobre a aflição de Saulo, ele podia estar cego fisicamente mas agora enxergava claramente sob a óptica de Deus.

Sua aflição era tão grande que passou três dias sem comer nem beber, apenas se arrependendo do mal que havia feito para tantas pessoas. Esse é o marco na conversão de Saulo, o arrependimento e a mudança de direção. Comparando-nos com Saulo, nós podemos não ter atitudes tão radicais quanto Saulo mas tivemos um passado de vergonha, e a nossa conversão também se dá através do arrependimento e da mudança de direção.

Ainda sobre a conversão de Saulo, não posso deixar de falar sobre Ananias, este foi chamado por Deus para orar por Saulo – versículos 11 a 16 . Ananias poderia ter se acovardado diante da missão de orar por alguém cujo nome era temido pelos cristãos e simplesmente negado o chamado Dele. Mas Deus entregou esta missão para Ananias porque conhecia que se tratava de um homem obediente à sua voz. Deus escolhe pessoas obedientes para abençoar a vida de outros, assim como escolheu Ananias para esta missão.

Ananias então cumpre o propósito de Deus, ora por Saulo, ministra a cura para sua cegueira e o batiza, versículos 17 e 18. 

A vida do Apóstolo Paulo - 3


Saulo de Tarso

Alguns textos nos mostram quem era este homem chamado Saulo de Tarso, como Atos cap. 8 v. 3. Como homem influente na lei, ele estava à frente da perseguição de todos os cristãos que habitavam em Jerusalém. Tão cruel, com sede de sangue, podemos compará-lo a um terrorista de grande nome, matando a muitos por uma causa que tomava seu pensamento, eles não podiam deixar que crescesse o número de pessoas que creram em Jesus como o Filho de Deus. 

Muitos nazarenos foram mortos, mas por causa desta perseguição outros cristãos fugiam e para onde estes saiam também era anunciado por eles o evangelho da Salvação (versículo 4) espalhando o testemunho do poder de Cristo por outras cidades.

Outro texto onde Paulo fala de seu passado como Saulo está em Atos cap. 26 v. 9 a 11. Mas o importante a ressaltar é que Saulo não era um homem de provável mudança de vida, mesmo os cristãos que ouviam falar seu nome nunca poderiam imaginar a transformação que Deus faria na sua vida. Para nós, nos dias contemporâneos, era o mesmo que dizer que Hittler passou de genocida à pregador pacifico da Palavra de Deus. A improbabilidade era a mesma!

Saulo de Tarso é a prova que não há limites para o poder de Deus transformar uma pessoa. Se Deus o Pai perdoou um homem tão cruel como Saulo de Tarso, a quem Deus não pode perdoar? 

A vida do Apóstolo Paulo - 2


O papel de Estevão na vida de Paulo.

Estevão foi um homem que teve um papel fundamental na vida de Paulo. Ele era um homem cheio do Espírito Santo, considerado fiel ao evangelho pelos demais irmãos (Atos 6 v. 3 a 5).

Atos cap. 6 a partir do versículo 8 conta que Estevão pregava e operava milagres dando testemunho de Cristo. Estevão revelou abertamente tudo o que havia recebido por revelação sobre a lei, neste momento, muitos religiosos estavam ouvindo com seus corações já inflamados para o matarem (a história continua no capítulo 7).

Entre estes religiosos, ocupando uma posição de poder, estava Saulo de Tarso. Este tinha autorização do sumo sacerdote para prender, torturar e matar qualquer homem que dissesse ser Jesus o filho de Deus.

Versículos 55 a 60 - Estevão estava cheio do Espírito Santo e não temeu dizer a verdade para aqueles homens assassinos em nome da lei, e antes de ser apedrejado e morto teve uma visão do Pai em seu trono e de Cristo ao seu lado. Antes que a pedra fatal atingisse seu corpo, Estevão entregou seu espírito e pediu perdão ao Pai pelas pessoas que estavam ali.

Digo que Estevão teve parte importante na conversão de Saulo porque entendeu o ensinamento de Jesus que está registrado em Mateus cap. 16 v. 19 que diz: (...) tudo o que ligares nesta terra será ligado no céu e tudo o que desligares nessa terra será desligado no céu. Jesus estava dizendo à Pedro mas ensinando à todos que quem tem comunhão com Ele tem o poder de ligar e desligar no céu e na terra. É necessário entender que podemos desligar, mas para ser parecidos com Cristo nós precisamos ligar a vida das pessoas através do perdão. E foi isso que Estevão fez antes de morrer.

Neste momento, Estevão obedecendo o ensinamento de Jesus Cristo ligou, na terra e no céu, a vida de Saulo e de todos aqueles religiosos. Uma atitude perfeita aos olhos do Pai que tinha uma obra a realizar através de Paulo (Saulo viria a se chamar Paulo depois de um tempo). Estevão se tornou responsável por tudo o que veio a seguir na vida de Paulo e de todas as pessoas que Paulo teve influência, inclusive na minha e na sua vida, tudo aconteceu por causa do perdão que Estevão liberou sobre todos aqueles que buscavam matá-lo.

É importante dizer também que Estevão entendeu que nós os cristãos podemos render o nosso espírito a Jesus, assim como Jesus rendeu seu Espírito ao Pai. Certamente, esse ensinamento exige fé para recebê-lo.

Quando retemos o perdão para a vida de uma pessoa, estamos impedindo o agir de Deus na vida dela porque ela está desligada no céu. Cristo revela que por causa do seu poder em nossa vida, grande é o poder que habita em nós, convém que sejamos pessoas prontas a ligar, ou seja, pessoas prontas a liberar o perdão.

A vida do Apóstolo Paulo - 1

Que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos.


Comecei a escrever este estudo por causa de uma pergunta de um filho meu na fé, o Bruno. Depois disto, Deus o Pai foi revelando a necessidade de compartilhar com outros irmãos e dando a direção de como seria feito. Resultado final, este estudo chegou ao blog e encontra-se também em apostila.


Estou compartilhando isso porque muitas vezes as pessoas não conseguem enxergar que se trata de uma direção de Deus. Este estudo está aqui para comprovar, Deus age de várias maneiras e  nos corações para abençoar outras vidas, fique atento à voz de Deus.


Sem mais demora, segue o estudo sobre a vida do Apóstolo Paulo. Abaixo, os assuntos que serão abordados:


Introdução


O papel de Estevão na vida de Paulo.


Saulo de Tarso.


A conversão.


O aprendizado.


A pregação.


Das lutas e perseguições.


 
Sede meus imitadores como também eu, de Cristo.


 1 Corintios 11 v. 1


Escolhi este versículo para o inicio deste estudo porque Paulo teve grande influência para todos os cristãos na Terra. Foi Ele quem escreveu a maior parte dos livros do testamento de Jesus revelando o que tinha aprendido com Cristo e ensinou por muitos lugares, a muitas pessoas. Para pregar o evangelho como Paulo pregou precisou ser um homem de muita coragem, negar sua própria vida, negar sua vontade e assumir para si a vontade de Deus o Pai que é gerar filhos para o Reino de Deus. Então, Paulo diz: Sede meus imitadores como também eu, sou de Cristo.
Continua...


Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário