8 de ago. de 2015

As duas sementes

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.
1 Pedro capítulo 1 versículo 23.

O apóstolo Pedro quando escreveu este versículo, dirigido pelo Espírito Santo, estava ensinando que existem duas sementes uma é a corruptível e a outra a incorruptível.

A semente corruptível é a semente que vai gerar um ser carnal, é aquela que o pai coloca dentro do corpo da mãe através do ato sexual. Esta vai gerar um bebê que se tornará mais tarde um homem ou mulher, um ser carnal.

Ela é chamada de corruptível porque através dessa semente, passada de geração em geração traz consigo os pecados, as enfermidades, as maldições, entre tantas outras coisas.
A outra semente, a chamada incorruptível, também vai gerar algo que é nosso ser espiritual. Aquele que não se corrompe, segundo o apóstolo Paulo em 2 Coríntios capítulo 4 versículo 16, Romanos capítulo 8 versículo 10. Esta semente é a Palavra de Deus assim como mostra o versículo acima.

Ainda no texto de 1 Pedro capítulo 1 versículos 24 e 25 mostra que a vida carnal é passageira, porém o que a semente incorruptível pode nos trazer serve para a eternidade.
Na conversa entre o Senhor Jesus Cristo e Nicodemos, o Senhor deixa claro a necessidade de nascermos de novo. A dúvida de Nicodemos que também é a de outros era: como seria possível nascer de novo? Jesus responde mostrando que todos nós que nascemos carnalmente agora precisamos ser gerados espiritualmente – João capítulo 3 versículo 6.

A respeito deste mesmo assunto Cristo nos ensina uma parábola. Está em Mateus capítulo 13 do versículo 24 ao 30. Duas sementes são apresentadas, o joio e o trigo. A boa semente vai gerar o trigo, a semente ruim o joio; Ele está mostrando como a Palavra de Deus gera vida espiritual e a semente corruptível gera a carne.

A semente boa não pode ser separada da semente ruim, a vida carnal precisa ser mantida até que a espiritual seja formada. Imagine se antes de ter essa conversa com Cristo, Nicodemos morresse? Como então ele chegaria a conhecer Cristo? Assim acontece conosco. Somos gerados carnalmente mas há um dia onde conhecemos Cristo e a semente espiritual começa a germinar dentro de nós. As duas sementes, então, coexistem, porém uma vai se sobressair à outra. Veja:

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; e os que são segundo o Espírito, para as coisas do espírito.” Romanos capítulo 8 versículo 5

O homem é constituído por três partes: corpo carnal, alma e espírito. A alma é a ligação entre o corpo e o espírito do homem. Quando ela se volta para as coisas do espírito é o momento que desejamos buscar o Reino de Deus, quando ela se volta para as coisas carnais é o momento que o joio está dominando.

Um exemplo bem simples a esse respeito é quando estamos com sono, nosso espírito quer orar, nossa carne dormir. Ou quando podemos estar ouvindo a Palavra, estudando-A, mas neste momento a carne quer estar num outro lugar para comer, beber e dar risada com os amigos.

Ao fazer as coisas que Deus nos ensina, estamos fazendo nosso espírito se sobressair, do contrário, ao fazer a vontade da carne é ela quem vai predominar.

Portanto, ser joio ou trigo é uma opção de cada um. Aquele que quiser pode buscar as coisas de Deus mortificando os desejos de sua própria carne. Também aquele que desejar, poderá continuar cumprindo os desejos da carne até o fim.

E o fim chegará. Assim como Jesus descreve no versículo 30 de Mateus capítulo 13, onde o joio será levado em multidões para o fogo e o trigo entrará na glória eterna do Pai Celestial.

No mesmo capítulo, agora do versículo 37 ao 43 Cristo explica aos discípulos em detalhes o significado desta parábola. O semeador é Ele mesmo, logo a boa semente é a Palavra de Deus. Os filhos do Reino são aqueles que fazem a vontade de Deus ( Mateus capítulo 7 versículo 21), os filhos do maligno cumprem apenas os desejos da carne, sobre a carne atuam os demônios pois o interesse das trevas é nos ver distantes de Cristo. A criação carnal não vem de Deus o Pai, por isso ela é dotada de pecado, enfermidades e maldições segundo o que está escrito no versículo 39.

Ainda é interessante a forma como Jesus termina essa explicação, dizendo: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (versículo 40). Ele disse muito bem, então quem quiser ouvir e colocar em prática é comparado ao bom ouvinte.

Assim como a semente corruptível tem um progenitor (aquele que dá a vida carnal), neste caso o pai da criança, a semente incorruptível também tem, Jesus Cristo é o doador da vida espiritual. Podemos entender essa mensagem claramente quando lemos João capítulo 1 versículos 12 e 13. Aquele que crer no Senhor Jesus Cristo torna-se filho de Deus. Crer não apenas da boca para fora, mas seguindo o que dizem as Escrituras, este sim é o verdadeiro ato de crer no Filho de Deus. Este é o nascer de novo que Cristo ensinou para Nicodemos, o qual não depende do pai terreno, ele é proveniente da vontade de Deus o Pai ( versículo 13 ).

 Seguindo o texto de 1 Pedro no capítulo 2 versículos 1 e 2, nos mostra coisas que fazem parte de um amadurecimento na fé. Por exemplo, descobrimos que depois de conhecer a Cristo nossa forma de enxergar as coisas foi mudada, nossa concepção é outra. Isso faz parte de um crescimento espiritual do qual Deus desejou para nós.

E Pedro segue dizendo: “Desejai afetuosamente o leite racional”. Buscai a Palavra que ensina! Em outras palavras é isto que Pedro nos diz.

A Palavra nos orienta desde os fundamentos para a construção de Cristo dentro de nossa vida. É através dela que deixamos de ser meninos no entendimento e passamos a crescer espiritualmente. É por ela que passamos a entender como agir seguindo os ensinamentos de Cristo e gradativamente deixamos as “meninices” para viver o verdadeiro evangelho.

Espero que este estudo possa ter contribuído para seu entendimento e crescimento espiritual. Convido-o a não deixá-lo apenas na teoria mas a colocá-lo em prática, sei que essa é a vontade de Deus para nós. 

Após a leitura deste estudo, indico que leiam o estudo “Os dois evangelhos” para um entendimento maior do assunto.


Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com você, com sua família e com todos aqueles que desejam a Palavra de Deus. Amém.

Os dois evangelhos

Para um melhor entendimento, indico o estudo "As duas sementes" antes dessa leitura. 

E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo,
em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.
Mateus capítulo 24 versículo 14.

Estas palavras foram ditas pelo Senhor Jesus quando estava ensinando sobre os sinais do fim dos tempos. Mas existe algo contido nesse versículo que me chama a atenção, é quando Ele diz: “E este evangelho do Reino”. 

Ao dizer que o evangelho do Reino será pregado a todos antes do fim, nos faz entender que existe um segundo evangelho sendo pregado à muito tempo que não é o verdadeiro.
Os dois evangelhos tem focos diferente. O verdadeiro prega o Reino de Deus e nos leva a estar ligados à ele. Esse é o evangelho contido nas palavras do Senhor Jesus, veja:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntais tesouros no céu, onde nem a ferrugem consome, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará o vosso coração. Mateus capítulo 6 versículo 19 a 21.  
Jesus incentiva as pessoas à buscarem as coisas celestiais fazendo a vontade de Deus. Ele nunca usou suas palavras para garantir algum bem ou conforto nessa terra aqui aos seus seguidores. Seu exemplo de vida também deixa essa lição muito clara.

Poderia citar tantos fatos que mostram o quanto Jesus não amava as coisas da terra, como quando Ele faz um chicote e repreende os vendedores dentro do templo, ou o Seu nascimento em uma mangedoura, mas dentre todos os exemplos gosto de um em particular que está registrado em Mateus capítulo 8 versículo 20 onde Ele diz: As raposas tem covis, e as aves do céu tem ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Essa foi a resposta Dele a um homem que queria segui-lo.

Não pode o Mestre pregar um evangelho e seus seguidores pregarem outro. Por isso Jesus diz que muitos dirão conhecê-lo naquele dia, mas na verdade nunca estiveram com Cristo – Mateus capítulo 7 versículos 21 e 22.

Vamos passar ao outro evangelho e entender algumas das suas diferenças.

O outro evangelho diz que devemos ter uma posição acima de outros: Ser colocado por cabeça e não como cauda. Diz que precisamos ter muitos bens nessa terra, “porque onde há o reino de Deus as pessoas são prósperas”. Um evangelho falsificado e distante daquele que o Filho de Deus revelou ao mundo. O foco deste é levar as pessoas à buscar todas as coisas desta terra, uma ilusão para que não vejam a glória de Cristo.

Também há base na Bíblia para se pregar este segundo evangelho, mas não nas palavras de Jesus. Se as pessoas deixarem de olhar para Cristo e olhar para o que foi dito no ministério dos anjos (Atos capítulo 7 versículo 42) as promessas de benção eram integralmente terrenas. Veja o que está escrito em Deuteronômio capítulo 28 versículos 1 a 14. Lá fala de fama, poder, prosperidade, etc.

Qual a semelhança entre o evangelho da antiga aliança (conhecida como Velho Testamento) e o de Cristo? Quando se prega Salomão e a sua prosperidade, quando o Filho de Deus ensinou o mancebo de qualidade a vender tudo o que possuía e liberar seu coração das coisas do mundo para herdar a salvação.

Quando se prega Davi e as mortes de todos os seus inimigos, quando Cristo ensinou que se alguém bater na nossa face precisamos dar a outra.

As diferenças entre um evangelho e outro são bem grandes. Os motivos para se escolher qual dos evangelhos pregar também são.

Se uma pessoa ensinar o evangelho terreno vai ter retorno material porque nele está incluso dizimo. O conceito do dízimo é: dê para Deus e Ele te devolverá abundantemente. Isto fala claramente, benção terrena. O motivo das igrejas se distanciarem do evangelho puro é o amor ao dinheiro. Também por esse evangelho corrompido que surgem os escândalos. Deus o Pai, o qual foi manifestado apenas por Jesus não tem ligação com isso.
Se uma pessoa pregar o evangelho do Reino de Deus não é para beneficio próprio porque não há retorno nessa terra. O objetivo daquele que ensina o evangelho de Cristo é gerar filhos para Deus, trazer salvação através do conhecimento da Palavra – Romanos capítulo 1 versículo 16. A salvação está em Cristo, assim como só Cristo revelou o Pai – Mateus capítulo 11 v. 27. Por isso, só o evangelho que Cristo ensinou gera salvação.

Para que não fique dúvidas, Cristo não precisa do meu e do seu dizimo para nos libertar do devorador ou de outros demônios. Ele já fez isso indo para a cruz como está escrito em Colocenses capítulo 2 versículo 14 e 15:

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.   
Entre os que ouvem o evangelho terreno, existem dois tipos de pessoas. Uns estão enganados, eles estão à procura da verdade e um dia vão encontrar porque Deus o Pai conhece cada coração. Outros estão seguindo esse evangelho por conveniência e assim vão continuar até o fim.

Para que todas as pessoas possam decidir com segurança qual o evangelho seguir, Jesus vai levar o evangelho do Reino através dos filhos de Deus em testemunha à todas as gentes. Tendo ouvido, quem quiser ficar de fora, não terá desculpa do seu pecado.   
Os apóstolos entenderam e ensinaram a lição que não devemos amar as coisas do mundo porque elas nos distanciam da verdade.

Nas palavras do apóstolo João: Não ameis o mundo e nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está Nele. 1 João capítulo 2 versículo 15.

Nas palavras de Paulo: Não atentando nós nas coisas que se veem; porque as que se veem são passageiras, e as que se não veem são eternas. 1 Coríntios capítulo 4 versículo 18.
Para terminar este estudo quero mostrar as palavras de João Batista testificando sobre o Evangelho de Cristo: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João capítulo 1 versículo 17.

Você tem nas mãos a oportunidade de não ser enganado, vá de encontro ao evangelho puro que foi trazido por Cristo.


Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com você, com sua família e com todos aqueles que desejam a Palavra de Deus. Amém.

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário