11 de dez. de 2015

Jesus é o Senhor.

Ao trazer este estudo o meu desejo é revelar algumas misturas e mentiras que são ensinadas às pessoas, fazendo com que elas se percam.

Veja o que ficou registrado no evangelho de João à respeito de Cristo:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim - João capítulo 14 versículo 6.

Um versículo bastante conhecido, porém busquemos entender o porque de cada palavra contida nele.

Por que Jesus disse ser o Caminho?

Ninguém pode dizer essas Palavras senão aquele que pagou o preço de sangue para a remissão dos nossos pecados. Mas a intenção de Cristo ao realizar esse pagamento era de tirar o que nos impedia de chegar até o Pai. Ele é o Caminho porque o seu sacrifício nos levou ao que antes era impossível por causa dos nossos pecados, nos levou à estar próximos à Deus o Pai. Leia João capítulo 14 versículos 1 ao 6.

Por que Ele disse ser a Verdade? De qual Verdade Ele está falando?

Cristo é a revelação do Pai. O que havia antes no mundo não podia mostrar os atos de Deus porque não vinham Dele. Leia Mateus capítulo 11 versículo 27. Apenas os atos, as palavras, o caráter de Cristo são a revelação da pessoa de Deus o Pai. Leia João capítulo 14 versículos 7, 8 e 9.

Por que Jesus disse ser a Vida?

A Vida que Jesus se refere aqui é aquela que está acima das coisas que vemos nessa Terra, é simplesmente o livramento da condenação de morte eterna. Ele diz que é a Vida porque dá a vida eterna a todo aquele que crê que Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo para resgate de muitos. Leia João capítulo 17 versículo 3 e João capítulo 3 versículos 15 ao 19.

Quando Cristo se declara o Caminho, a Verdade e a Vida está nos mostrando que tudo está restrito à Sua pessoa, e realmente está, porque Jesus Cristo é o Senhor. Veja que Deus o Pai escolheu à Cristo para vir ao mundo revelá-lo, Ele não escolheu aos anjos, não escolheu Maria, não escolheu um profeta, não houve outro que pudesse mostrar o Pai para nós. Quem revelou o Pai foi unicamente Jesus, por isso quero deixar mais uma vez essa verdade registrada: Só Jesus Cristo é o Senhor.

Entendendo a respeito dessas coisas sobre Jesus fica mais fácil ver que a Verdade está em sua totalidade contida Nele e o que está fora é mentira. Para sua reflexão à este respeito seguem algumas perguntas.

1.    
     Sabemos que Cristo não tem ligação com as coisas deste mundo, Ele mesmo disse: O meu reino não é deste mundo. Logo onde está a Verdade, em Cristo ou no mundo? Para não haver dúvida, leia 2 Coríntios capítulo 4 versículo 18.

2. Nos tempos passados, antes de Cristo, na época da lei, haviam 613 estatutos e mandamentos que os homens tinham que seguir. Porém como a Bíblia nos mostra, estes mandamentos não foram capazes de dar a vida eterna para ninguém. Então onde está a verdade, em Cristo ou na lei? João capítulo 1 versículo 17, Gálatas capítulo 2 versículo 21.

Jesus trouxe ao meu coração o entendimento que todo o cristão pode estar vivendo em 3 opções, sendo elas:
1.    Na verdade
2.    Em meias verdades
3.    Na mentira

A verdade nós já sabemos que está em Cristo, por isso Jesus disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida – João capítulo 8 versículo 12. Podemos considerar aqui os ensinamentos de Cristo, tanto suas palavras quanto suas ações como a mais pura verdade.

As meias verdades são ensinamentos misturados, por exemplo, quando um líder espiritual (de qualquer religião) usa um ensinamento de tradição ou religioso que não está contido nos ensinamentos de Cristo e mistura com as palavras do Salvador. Ou ainda quando se ensina coisas da lei mesclando aos ensinamentos de Cristo. Veja que no Sermão da Montanha (Mateus capítulo 5) Jesus diz: A lei diz (...) eu porém vos digo (...). Ele usa essa maneira de dizer porque Ele trouxe a verdade, os ensinos da lei não tem relação com os Seus ensinos.

Ainda tenho mais a dizer sobre as meias verdades, preciso esclarecer aqui que meias verdades não salvam ninguém porque elas vêm acompanhadas de meias mentiras! A Bíblia nos ensina que ou andamos na luz ou nas trevas, ou estamos na verdade ou as meias mentiras nos levam a estar na mentira.

Esta segunda opção é a mais perigosa para a vida de um cristão pois ela é enganosa. Enquanto a pessoa pensa que está vivendo de forma que agrada a Deus, na verdade está cega sem conseguir ver a verdade. Se você hoje tem recebido ensinamentos que estão fora do que Jesus mostrou com a sua vida e suas palavras, procure a verdade. Ela não está longe, qualquer pessoa pode chegar à ela através do Único Testamento que Jesus deixou pra nós, aquele que está do livro de Mateus à Apocalipse. O que está para trás disso é a história do povo judeu, não serve para nós.

Assim como a verdade de Cristo é luz para nós, a meia verdade acompanhada pela meia mentira constitui-se em trevas.

Faltou ainda dizer sobre a terceira opção. Sobre ela não tenho muito a dizer visto que já ficou bastante claro anteriormente. Mas posso dizer que aquele que escolhe andar na mentira sabe bem os resultados de sua escolha. Hoje alguns vivem na mentira longe de Jesus por opção, alguns que conhecem mas decidiram viver dessa forma. A respeito dessas pessoas Jesus disse: (...) os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más – João capítulo 3 versículo 19.

Os fatos ocorridos com Jesus que ficaram registrados na Bíblia não são uma mera coincidência, estão lá pela razão de nos servir de exemplo. Quero citar um desses fatos que está no evangelho de João capítulo 6 versículos 60 ao 66.

O texto nos mostra que as Palavras vindas de Jesus são duras no sentido de que elas vão de encontro à nossa maneira de viver, mostrando que estamos errados e o quanto precisamos mudar. Isso acontece porque as Palavras de Cristo são palavras de vida, cheias da verdade. Quando a pessoa deseja a verdade, recebe estas palavras e as segue, é o chamado “negar-se a si mesmo”. Quando a pessoa não deseja a verdade, ouve e retorna para trás como fizeram aqueles discípulos.

Muitas pessoas ouvem o evangelho fraco e corrompido que tem sido pregado e quando tem acesso ao verdadeiro Evangelho revelado em Cristo quer voltar porque é mais confortável. Essas pessoas pensam: “é mais fácil seguir o evangelho que me promete prosperidade do que seguir esses ensinamentos de Jesus no qual está escrito que dar é melhor que receber”.

Estas pessoas e também aqueles que abandonaram Jesus para voltar atrás, na verdade, nunca foram discípulos de verdade. O verdadeiro discípulo segue os passos do Mestre desejando sempre a verdade. É o que esse mesmo texto revela nos versículos 67 e 68. Veja a confissão de Pedro:
Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna.

Os falsos discípulos ouvem a Palavra e em algum momento se escandalizam, pois como Paulo ensina, a Palavra da cruz é loucura pra eles! Mas os verdadeiros discípulos, aqueles que tem os seus corações desejosos da Palavra que leva à vida eterna, estes ficam com Jesus, estes querem continuar, não importa o quanto precisem livrar-se de si mesmos para seguir a Cristo.

Foi necessário que eu entendesse essa verdade. Como pregadora eu queria sempre achar palavras brandas que não entrassem em conflitos com as pessoas, mas Cristo me ensinou que todo pregador precisa ter compromisso com a verdade, não em agradar pessoas e nem ajuntá-las ao nosso redor. Alguns vão ouvir e voltar atrás mas os verdadeiros vão permanecer. 

É necessário dizer a verdade porque é ela quem traz libertação – João capítulo 8 versículo 32. Não podemos usar os púlpitos para dizer meias verdades, não podemos desperdiçar as oportunidades que temos de pregar o verdadeiro Evangelho que é o da Graça. Se não for o evangelho puro também não trará transformação.

A forma como coloquei aqui sobre falar a verdade não pode ser confundida com fazer julgamentos. Veja bem, não apenas recebemos a Graça mas levamos ela à diante através do que falamos e do que vivemos, mas precisamos usar da verdade sem qualquer mistura nas oportunidades que temos para ensinar.

Espero que esse estudo tenha contribuído para construir mais de Cristo em sua vida. Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com você, com sua família e com todos aqueles que desejam a Palavra de Deus. Amém.

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário