Muitos cristãos recém convertidos tem dúvidas a respeito da oração. Abaixo vamos trazer um pouco do que a Bíblia ensina sobre a oração. São assuntos diversos mas que se juntam no intuito que saibamos como falar com Nosso Pai.
João cap. 16 v. 23 - ao orarmos estamos falando com Nosso Pai, e quando pedimos devemos pedir tudo em nome do Filho Jesus Cristo.
Leia Lucas cap. 18 v. 9 a 14 - o texto mostra que através da oração o cristão abre seu coração ao Pai, também pede perdão pelos seus pecados e é justificado. É importante o fato de reconhecermos a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo e declararmos isso através da nossa oração.
Lucas 18 v. 1 a 7 - esta parábola nos mostra que para alcançar algo que queremos muitas vezes devemos insistir em oração, e o Pai nos concederá. O exemplo mais perfeito que podemos aplicar a este ensinamento é quando oramos pela nossa família para que recebam a salvação como diz na Palavra "Creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e tua casa". Ore insistentemente pela vida daqueles que você ama.
Efésios cap. 6 v. 18 - também temos que orar por aqueles que já são de Cristo. Muitos motivos nos levam a orar por essas pessoas como por exemplo por aqueles que nos ensinam a Palavra, para que sejam guardados, eles e suas famílias, também para que a Palavra flua através de suas vidas livremente como nos ensina o apóstolo Paulo. Temos que orar por aqueles que estão começando a caminhar, por nossos discípulos para que permaneçam firmes e constantes na fé, entre tantos outros motivos.
Mateus cap. 9 v. 35 a 38 - a nossa oração é um combustível para que o evangelho se espalhe sobre a terra! E quão grande é essa responsabilidade que Deus o Pai colocou na nossa mão, pois a volta de Cristo só vai acontecer quando todos ouvirem o verdadeiro evangelho, como diz em Mateus cap. 24 v. 14.
1 Timóteo cap. 2 v. 8 - o versículo nos ensina a orar em todo o lugar, isso quer dizer que se você estiver no trabalho é importante que reserve um tempo para orar, se estiver na escola, faculdade, ou qualquer outro lugar. Enquanto você orar nesses lugares a glória de Deus vai se manifestar através de sua vida. O cristão que assim o fizer vai experimentar a sensação de outros perceberem que Jesus habita na sua vida! Isso é fato.
Tiago cap.1 v. 5 - quando pedimos em oração o Pai nos dá a revelação da Palavra de Deus. Muitas pessoas não leem a Palavra porque não a entendem, aquele que pede, segundo o que diz esse versículo, assim recebe.
Lucas cap. 22 v. 46 - a oração em todo o tempo é responsável por nos livrar de cairmos na tentação. Ela nos faz permanecer firmes quando sopram os ventos contrários a nossas vidas.
Ore muito, ore em todo o tempo, ore pelo seu alimento, pela água que vai tomar, pelas coisas que vai usar, ore por aqueles que estão nos hospitais, ore pelos necessitados, ore pelos sedentos, cativos e oprimidos, ore, ore, ore... Assim Jesus Cristo nos ensinou que temos a responsabilidade de orar.
Que sua vida tenha sido abençoada através deste pequeno estudo em nome de Jesus Cristo. Fiquem todos debaixo da graça de Jesus Cristo. Amém.
Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. Lucas cap. 18 v. 17 Este blog se destina à todo aquele que quer aprender a Palavra, também àquele que ensina outras pessoas pois qualquer um destes estudos está disponível gratuitamente. Este blog foi criado para compartilhar a Palavra de Deus com àquele que ama o Senhor Jesus Cristo, sem placas e sem denominações. Se você ama o Senhor, seja bem-vindo!
24 de mar. de 2013
Parábola das dez virgens
A paz do Senhor Jesus Cristo, amados irmãos!
Vamos falar neste pequeno post sobre o que nos ensina a parábola das dez virgens. Ela se encontra em Mateus cap. 25 v. 1 ao 13. Peço que leiam o texto bíblico para entender melhor esta mensagem.
No capítulo anterior, Jesus é interrogado pelos discípulos sobre sua volta e Cristo então ensina os sinais que aconteceriam precedentes a sua vinda. Cristo continua ensinando sobre o mesmo assunto até o final do capítulo 25, quando então expõe essa parábola.
A parábola cita cinco virgens prudentes e cinco loucas. As cinco virgens prudentes são as que esperam o esposo preparadas para o casamento. É nessa parte que está o principal ensinamento da parábola, pois que fazer para esperar a volta de Cristo e ser achado digno de ir com Ele?
O cristão prudente é aquele que faz o que Cristo ensina, ou seja, praticante de seus ensinamentos (Mateus cap. 7 v. 21 a 27). A primeira coisa que todo cristão tem que fazer para herdar o Reino do céu é buscar conhecer Jesus, as únicas formas de conhecer Jesus é através da Palavra de Deus que nos revela Seu caráter e Sua vontade pra nós, juntamente com isso a oração que nos traz a intimidade com Nosso Senhor. Está aqui a diferença entre um cristão que ouve falar de Cristo e aquele que vive com Cristo.
A prova do que estou dizendo está no fato que as cinco virgens prudentes tinham acesas a chama quando o esposo chegou. A oração e a Palavra mantém dentro de nós a chama do Espírito Santo acesa! Buscar a Cristo é ter em si o Espírito Santo.
Depois disto, restam as cinco loucas que apesar de saber que o esposo voltará não se preparam no tempo correto (que é hoje). A palavra loucura pode ser explicada por um devaneio que significa estar ligado a uma ilusão ou qualquer outra coisa que roube sua mente de estar focado em Cristo Jesus.
Todos nós estamos no mundo como peregrinos e a nossa pátria é no céu, por isso não deixe que seus planos, sonhos ou qualquer outra coisa roube seu foco de Jesus. Seria terrível se quando Jesus voltasse, seu coração esteja voltado ao seu casamento, sua carreira, sua faculdade, etc. Lembre-se do que diz a Palavra em Lucas cap. 12 v. 31. Jesus Cristo nunca negou realizar um sonho de alguém que o busca em primeiro lugar na sua vida.
23 de mar. de 2013
Um lugar mais alto
A Paz do Senhor Jesus Cristo meus amados irmãos espalhados pelo mundo. O estudo que segue acompanha o estudo anterior, chamado "Renuncia". Assim fica mais claro e completo seu entendimento. Que sejam tremendamente abençoados em nome de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador.
Para ilustrar este estudo, vamos imaginar um lindo sobrado com quartos espaçosos no 2º andar,
ensolarado, bem ventilado, no 1º andar ficam a sala de jantar, sala de estar,
cozinha , e em baixo de tudo no térreo uma garagem que cabem dois carros. O
morador desse lindo sobrado não mora nele, mora na garagem. A seguir fica claro o porque usei essa figura...
João 3 v. 1 a 6
Um dos religiosos viu em Jesus algo impressionante, por isso foi busca-lo. Com medo da revolta dos demais, foi vê-lo em segredo (a noite). Nicodemos foi questionar Jesus pois percebeu que ninguém tinha tanto poder, Nicodemos percebeu que Jesus é aquele que manifestava o Reino de Deus.
Jesus revelou para Nicodemos que tudo o que ele viu poderia também fazer parte, mas que para isso teria que nascer de novo. Esta é a condição de vida de muitos cristãos, apenas estão vendo o Reino de Deus como um espectador mas Cristo quer que sejamos participantes.
Aos cristãos de hoje podemos então perguntar: Vai morar na garagem ou vai tomar conta do seu sobrado? Jesus nos
convida para subir a um lugar mais alto. Lugar mais alto no Espírito, viver nas
regiões celestiais hoje mesmo.
Que pena que as pessoas hoje não vão buscar o que Jesus quer pra sua
vida. As pessoas dizem que querem ser libertas, mas quem quer ser liberto
precisa saber qual a vontade de Deus pra sua vida através da leitura da Palavra. Procurar a
Palavra não se restringe apenas a ir ao culto é um exercício diário. Sem o exercício diário de por o ouvido na Bíblia
a pessoa passa a entrar no culto fraco e sai forte, mas nesse caminho não dá pra nascer de novo tem que buscar. Para
nascer de novo tem que ouvir o que Jesus quer para as nossas vidas todos os dias. Não estou dizendo
que o culto não seja importante mas que pode ser diferente, ao invés de entrar
nele vazio e sair do culto cheio da presença de Deus nós podemos entrar
cheio da presença de Deus e sair dando pulos de alegria.
Por que entramos fraco no culto? Porque o mundo nos atrai e consome
todas as horas do nosso dia se a gente permitir que seja assim - o tempo é demasiadamente curto
(queria ler a Bíblia mas tenho que fazer outras coisas ) – 1
João 2 v. 15. De um lado está a minha família que pede minha atenção e do
outro está separar um tempo pra orar e pra ler a Palavra, de um lado está os
afazeres de casa e do outro está dedicar um tempo pra ouvir Jesus, de um lado
está o convite dos amigos mas eu me lembro que não fiquei nem um tempo com
Deus e então qual será sua escolha? Lembrando que dessa resposta depende o "nascer de novo" que Cristo ensinou. Não fique enraizado na garagem, suba a um lugar mais alto em Cristo fazendo o que Ele ensinou. Buscando a vontade do Pai através da oração e da Palavra de Deus na sua vida todos os dias. Mantenha sua mente ligada a Jesus sempre.
Alguns podem até perguntar "eu posso continuar no pecado?" Pode sim. Mas saiba que você vai
continuar na garagem e não vai provar o que é realmente o Reino de Deus, pra
provar o Reino de Deus tem que renunciar o que o mundo oferece e nascer de
novo. Pra provar o Reino de Deus só sendo Nova
Criatura em Jesus.
Uma notícia a todo aquele que ama o mundo é que o mundo amanhã estará pior do que hoje, cada dia mais maldade.
A escolha entre Jesus e o mundo tem que ser feita hoje e não na hora da morte
porque nessa hora já não dará mais tempo.
Lucas 16 v. 19 a 25 Segue abaixo a explicação desta parábola:
Homem rico – teve a Palavra ao seu alcance, teve oportunidade
de morrer para o mundo e nascer de novo para Deus, mas estava satisfeito em
viver da forma que vivia. Hoje todas as pessoas estão tendo acesso a ouvir a Palavra,
podem querer vive-la ou viver como sempre viveu. Aquele que decide por mudar tem seus pecados do passado perdoados e passam a ter uma nova vida em Cristo Jesus.
Mendigo – “jazia” estava morto espiritualmente, mas tinha fome da Palavra de Deus que era o que tinha na mesa do rico, “cheio de
feridas” sua vida era toda arrebentada pelos pecados e com as consequências que os
pecados trazem. “Os cães lambendo suas feridas” são os pastores que não pregam contra
o pecado. O pecador tá arrebentado e o pastor pregando “traga seus dízimos à
casa do tesouro” ao invés de mostrar a cruz pra pessoa!
Como o mendigo tinha fome de Palavra um dia ele alcançou isso e
“morreu”, ou seja, renunciou o mundo e se tornou nova criatura em Cristo, o “seio de Abraão”
é a fé, significa que ganhou vida abundante em Cristo. O rico também “morreu” mas essa morte trata-se de sepultamento, depois de tanta
oportunidade na vida para receber a Palavra e praticá-la, encerraram-se suas
chances quando foi sepultado (parou de respirar).
No versiculo 23 há uma revelação importante nesse versículo sobre a morte, pois o verso indica que ele fechou os olhos aqui e quando abriu os olhos estava
lá, no Hades. O versículo a seguir mostra como é o Hades. No versículo 25 então fica bem claro o que estamos falando nesse estudo "a oportunidade você teve mas não
quis"! Quando conheceu a Palavra preferiu ficar na mesma vida de sempre.
Todas as pessoas tem a oportunidade que Nicodemos teve de conhecer
Jesus Cristo e nascer de novo. Aqueles que querem recebem, querer é empregar
força, é negar o mundo. Tome sua decisão, lembre-se que Cristo te propôs um lugar mais alto!
17 de mar. de 2013
Renúncia
Comecemos este estudo por um assunto bastante difundido que é o amor de Deus o Pai e de Deus Filho por nós -1 João 4 v. 19.
Por que eu conheço que Deus me amou? Porque entregou seu Filho por mim. Por que
eu sei que Jesus me amou? Porque renunciou sua vida por mim. Aí está a ligação entre o amor e a renúncia.
Renunciar significa passar um direito que é seu a outro assim como Jesus passou o direito de exercer sua vontade para exercer apenas a do Pai para que eu e você fossemos beneficiados por isso - João 5 v. 30. Duas lições com isso:
tudo o que Jesus renunciou foi (1) direção do Pai e (2) a nosso favor.
Jesus renunciou por nós:
·
Aparência – Fil.
2 v. 6 e 7 não usurpou de ser igual a Deus mas se esvaziou assumindo forma
de servo. O Filho de Deus cheio de glória desceu ao mundo pra nascer numa
estrebaria, deitar em palha, junto com animais, viveu uma vida humilde, não
tinha duas capas, não fazia questão de pratos requintados quando tinha fome.
·
Tempo – a agenda de Jesus era disponível para
buscar o Pai em oração e pregar o evangelho puro. Seus compromissos se resumiam a abençoar e orar João 4 v. 31 a 34. A obra que Jesus diz nesse versículo é buscar as ovelhas perdidas como na parábola das 100 ovelhas.
·
Relacionamentos – minha família é aquela que
busca a Palavra - Lucas 8 v. 19 a 21.
Jesus não foi amigo de nenhuma pessoa importante nas cidades de onde passava, não buscou
amizade com o Mancebo rico que foi procurá-lo, nem com os religiosos que ensinavam
nos templos, mas era visto com os pecadores os ensinando.
·
Fama – negou várias vezes, Lucas 14 v. 25 e 26. Como quantidade não significa qualidade o mesmo acontece com a multidão que não tem o mesmo significado de ser discípulo.
·
Riquezas – qualquer riqueza que tivesse no mundo,
Jesus negou a todas. Qualquer coisa que a pessoa se apegue demais é uma
riqueza, Cristo não era apegado a nada desse mundo.
·
Sendo Filho de Deus quanto tempo Cristo poderia
viver sobre a terra? Mas Ele negou esse direito pra que o preço fosse pago João 10 v. 17 e 18.
Mas o versículo diz assim: Ele me
amou e, por isso, agora, eu o amo. Cristo renunciou tudo por mim e agora eu vou
fazer o mesmo por Ele.
O significado do evangelho para a semântica é “boas
novas”, o significado do evangelho para os cristãos que amam Jesus Cristo
é renuncia. Porque na vida daquele que ama Jesus Cristo vai caindo um
amor ao dinheiro aqui, um amor a aparência ali, cai a ambição de poder acolá, a
vontade de fazer coisas erradas também, e assim o cristão segue seu caminho renunciando o amor as coisas do mundo.
Maria Madalena é um exemplo de
amor a Jesus Cristo João 8 v. 10 e 11.
Vivia um relacionamento fora do
casamento, na época se alguém fosse pego cometendo adultério era morto com
pedradas, mas ela em nome da paixão que sentiu por um homem que não era seu
marido correu o risco. No dia em que ela conheceu Jesus, ela reconheceu em
Cristo algo que ela nunca tinha visto - a misericórdia. Maria Madalena depois de
ter sua vida defendida por Cristo, ouviu
Ele dizer: “Vai e não peques mais”. Assim ela tomou a decisão correta na sua vida, RENUNCIOU!.
Ela desejou não mais viver a mesma vida de pecado, decidiu viver segundo a vontade de Cristo.
Aquele que ama o Senhor Jesus Cristo renuncia o passado e vive uma
nova vida em Jesus Cristo.
Outro exemplo: Lucas 7 v. 36 a 50 - Aquela pecadora vivia uma vida muito distante
de Jesus, quando ela ouviu dizer que o Salvador estava na casa de Simão
(fariseu).
Naquele momento ela não se
importou com a roupa que ela estava usando, não se preocupou se o cabelo estava
arrumado, não se preocupou se as pessoas iriam julgá-la na rua ou se iam
impedi-la de entrar na casa de Simão, ela só pensou que era a oportunidade da
sua vida de estar perto o Salvador.
Antes de sair da sua casa ela
pegou uma pequena fortuna que tinha na sua casa (unguento) e levou pra encontrar
Jesus.
Então ela entrou na casa de Simão
e viu de costas o Salvador, de tanto amor que sentia
por Cristo se jogou nos pés de Jesus e não sabia se chorava, se beijava os pés
Dele, se ungia os pés do Senhor com o seu unguento.
Essa mulher amou tanto o Salvador
que derramou tudo aos pés Dele, Jesus olhou pra aquela mulher e viu quanto amor
ela tinha por Ele. Como Ele olha pra nós! O que Ele disse pra ela também diz
pra nós: “Porque você muito me amou eu perdoei os teus pecados”! Aquela moça
ficou livre, Cristo perdoou ela.
Quando ela foi encontrar o
Salvador, seu objetivo era estar com Jesus, mas sabe o que ela encontrou aquele
dia? Ela encontrou vida abundante. Aqui se cumpre aquele versículo que diz: Quem ama a
sua vida perde-la-á, e quem neste mundo aborrece a sua vida, guarda-la-á para a
vida eterna. João 12 v. 25
Porque Ele nos amou Ele renunciou, a gente também só renuncia o amor
pelas coisas do mundo quando o amor por Ele é maior.
As pessoas amam o mundo e o que
está no mundo, mas o mundo está programado para ficar cada vez mais terrível.
Dentro do amor de Jesus estão escondidas todas as coisas, porque é quando
amamos Jesus que encontramos tudo, não tudo da Terra, mas tudo é completo na
nossa vida quando amamos ao Senhor, Ele nos guarda de todo mal deste mundo, Ele
nos dá o que a gente precisa, Ele cuida de nós.
Que sejam abençoados com essa Palavra em nome de Jesus Cristo e que você possa tomar a direção certa renunciando o amor ao mundo para viver completamente o que Cristo nos proporciona. Fiquem na graça e na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
3 de mar. de 2013
Testemunho da igreja corpo de Cristo
No último estudo falamos do
testemunho de transformação que houve em João e Paulo, eles perderam a sua
identidade e passaram a revelar para o mundo a identidade de Cristo.
Segundo a Palavra em 2 Cor. Cap.
5 v. 17, a nova criatura está ligada a Cristo, nova criatura é quando a pessoa
é capaz de dar exemplo aos que estão à sua volta, como também diz a Palavra, é ser
luz. Portanto todo aquele que faz parte da igreja corpo de Cristo revela Aquele
que é o cabeça pela sua nova identidade adquirida.
Porque precisamos revelar Cristo?
Porque Cristo nos ensinou que cada um de nós tem que se preocupar com a
salvação daquele que está perto de mim.
Lucas cap. 15 v. 4 a 7 - Jesus
ensinou a parábola das 100 ovelhas e uma delas se perdeu, Ele o bom pastor foi
atrás dessa ovelha perdida e a resgatou. Cristo estava mostrando o que fez
conosco. Tirou-nos desse mundo perdido e nos colocou no seu ombro onde é
possível ter segurança e paz. Mas esta parábola também significa que exemplo
devemos seguir indo atrás das ovelhas perdidas para que elas tenham essa mesma
paz e segurança em Cristo. Fazemos isso através do nosso testemunho de vida,
revelando Cristo através das nossas atitudes.
Olhando à sua volta, sei que você
percebe a direção terrível que a humanidade está seguindo. A igreja que é corpo
pode fazer algo por isso mostrando outra direção a tomar. Veja o exemplo dos
apóstolos, também viveram num tempo onde as pessoas eram perdidas na religiosidade
não aceitando o Dom Gratuito de Deus que é Jesus, mas eles foram capazes de
mostrar uma nova direção e o resultado disso é que apenas 12 pessoas
contagiaram o mundo, essas pessoas foram responsáveis por conhecemos o evangelho de
Deus Nosso Pai.
Você pode ser responsável por
inúmeras pessoas mudarem para a direção certa! Abaixo um texto para que você
entenda mais sobre o assunto.
Romanos cap. 12 v. 2
E não vos conformeis com este mundo: O mundo está buscando facilidade
em relação a dinheiro e sexo, tudo hoje é superficial até mesmo os
relacionamentos. Os cristãos não podem participar desse movimento e muito menos
exaltar essas atitudes.
Quero te levar a refletir ainda
mais longe. Se você se envergonha com algumas atitudes que já tomou, olhe a sua
volta e veja quanta influência o mundo oferece para isso com músicas, programas
de televisão, entre tantas outras coisas. Se você quiser ser santificado deve
se afastar dessas influências e se dedicar a ter uma vida de oração e leitura
da Palavra de Deus.
Quando os cristãos não dão
testemunho de vida transformada em Cristo está empurrando almas para o
inferno.
Não devemos nos conformar com a
sujeira nesse mundo, porque o primeiro passo é achar normal e o segundo é fazer
parte. A Palavra é clara ao dizer que não devemos ter amizade com o mundo (Tiago
cap. 4 v. 4)
Quero abrir seus olhos para algo
que está acontecendo nos dias atuais. Cristãos tem ido a lugares chamados “baladas”,
não depende do ritmo, não depende do tamanho desse lugar, lá sempre tem a
presença do diabo jogando seu veneno e preparando as pessoas para morrer
espiritualmente. Veja a seguir os venenos que são derramados nesses lugares:
O sexo fácil; a prostituição onde
uma pessoa se relaciona com vários; a sensualidade, menores roupas, jeito de
dançar, tudo para ser atraente, mas no fundo está seguindo a voz do diabo; a
bebida; as drogas e o namoro sem futuro. Este último é um fato que ocorre com
muitos, aprisionando as vezes por anos a vida da pessoa numa ilusão, sem
perceber a pessoa está caindo numa trama do inimigo e quando acaba deixa uma
ferida no lugar, está cumprido então o plano do inimigo na vida dessa pessoa.
As pessoas não percebem mas o
diabo está preparando essas pessoas para serem ceifadas estando longe de Jesus
Cristo.
Se algum cristão me perguntar “é
possível ser de Jesus e frequentar baladas ?” Direi a essa pessoa “Não, pois
andar com Cristo é renunciar aquilo que o mundo oferece para ganhar a vida
abundante que Cristo nos preparou”. Lucas cap. 14 v. 33 diz: Assim, pois,
qualquer de vós que não renúncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Quando alguém te convidar pra ir
pra uma balada lembre-se desse versículo de Romanos 12 v. 2.
mais transformai-vos: Sede transformados! Sejam nova criatura.
Deixem morrer a velha criatura (lembrando a velha criatura é aquela que pratica
as vontades da carne).
Mateus 7 v. 13 e 14 – Qual
é a porta larga? É ir com o mundo seguindo todas as vontades do diabo – sexo
fácil, dinheiro fácil, ir pra cama com o chefe pra subir de cargo, trair o
cônjuge porque ele não tem me dado carinho, é entregar-se ao primeiro homem ou
mulher porque eu estou carente. Porta estreita é quando eu preciso melhorar de
emprego e para isso me ajoelhar e orar, esperar que Deus faça por mim é a porta
estreita. Porta estreita é orar pelo meu marido quando eu tenho problemas com
ele. Porta estreita é falar não pra prostituição. Porta estreita é negar a
tendência do mundo. Decida pela porta estreita.
Sem passar pela
transformação e por não se conformar não
é possível experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Paulo
está falando de um sentimento de prazer que toma todo aquele que está em
Cristo, quando Jesus usa a nossa vida em favor de uma ovelhinha perdida sentimos uma alegria tremenda!
Os sintomas de um cristão que
ainda não se decidiu entre o mundo e Jesus se mostram com fraqueza espiritual,
e essa guerra é constante. Se você que está lendo este estudo se sente assim
ore para que Jesus Cristo tire do seu viver toda a vontade desse mundo e Ele
assim fará.
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre a sua vida e de sua família. Amém!
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre a sua vida e de sua família. Amém!
Assinar:
Postagens (Atom)