29 de dez. de 2013

A verdadeira face do Tanque Betesda

Amados irmãos de todo o mundo, o Senhor Jesus Cristo tem me tocado em compartilhar o que recebi e por isso mais uma vez estou escrevendo. Dessa vez para falar o que Jesus revelou quando esteve no tanque Betesda.
 
João capítulo 5 versículo 1 a 9 diz assim: Depois disto, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque chamado em hebreu Betesda, o qual tem 5 alpendres. Nestes jaziam grande multidão enfermos, cegos, mancos, e ressicados, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água, e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água ficava curado, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu: Senhor, não tenho homem algum que quando a água á agitada, me ponha no tanque; mas enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama e anda. Logo aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.
 
Então, como a Bíblia conta era um lugar onde haviam muitos doentes ao redor de um tanque, nesse tanque de certo tempo descia um anjo e agitava a água, assim o primeiro a descer ficava curado. 
 
Quero chamar a atenção ao que Cristo fez naquele lugar. Cristo sabia que um homem estava lá havia 38 anos, este homem tinha uma doença muito grave que o debilitava de qualquer movimento, portanto sempre que a água era agitada não podia ser o primeiro a cair nela. Jesus então com misericórdia foi até aquele homem que viveu 38 anos da sua vida aprisionado à uma doença, aprisionado a um sistema de escravidão enquanto esperava a cura pelo anjo que só beneficiava uma pessoa por vez, ou seja, o mais rápido que mergulhasse.
 
Se Cristo não chegasse naquele lugar e tivesse misericórdia daquele homem, certamente esse paralítico teria morrido esperando a cura. Isso me faz pensar que aquele homem estava sentenciado à morte esperando pelo anjo no tanque Betesda.
 
Por que Cristo operou este milagre? Aquele homem não sabia quem era Jesus. Aquele homem não esperava o messias, não posso nem ao menos dizer que aquele homem cria no Senhor Jesus Cristo como Salvador. Mas Cristo operou este milagre porque Ele é libertador e porque essa mensagem até hoje é lida em todo o mundo, e todo aquele que estiver em prisão como aquele homem esteve pode ser liberto por Cristo.
 
Vamos pensar nos critérios usados. De um lado o anjo e o tanque, onde quem tivesse uma gripe poderia sair curado mais facilmente do que aquele que tivesse paralisia, pois um enfermo de gripe chegaria às águas primeiro que o paralítico. Do outro lado Cristo que conhecia o sofrimento daquele homem, foi diretamente nele para o curar. Qual dos dois lhe parece mais justo?
 
Muitos estão a espera do milagre que o anjo trás, por isso permanecem em prisão. Cristo usa de misericórdia diferentemente dos anjos. Exatamente por isso temos que colocar nosso foco em Cristo e deixar essa veneração por anjos que tem ocorrido dentro das igrejas atualmente. Paulo nos mostra em 2 Coríntios  capítulo 11 versículo 14 que podemos facilmente ser enganados seguindo anjos, veja o que diz o versículo: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Por isso eu digo, não fique à mercê das enganações do diabo metendo-se em jugo de prisões que ele traz, olhe para Jesus Cristo o único Libertador.
 
João capítulo 8 versículo 36: Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
 
Que a graça, o amor e a misericórdia que há em Cristo possa ser derramado sobre sua vida e da sua família. Amém.
 
*** Caso haja interesse em saber mais sobre os anjos deixe seu recado abaixo com dados, estarei enviando um material mais completo.
 

19 de dez. de 2013

A parábola do fariseu e do publicano.

Amados irmãos, estou com o coração em festa por poder compartilhar mais um pouquinho da Palavra de Deus com vocês. Vamos falar da parábola do fariseu (o religioso) e do publicano (cobrador de impostos) que  Jesus usou pra nos ensinar.

Lucas capítulo 18 versículos 9 a 18: E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros.
Dois homens subiram ao templo a orar, um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graça te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele, porque  qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha, será exaltado.

Jesus Cristo mostra que nós não devemos nos justificar perante Deus pelos atos, cumprimento da lei como fez este homem, e digo de mim, também sobre o comprimento de doutrinas. Quero chamar sua atenção à semelhança que há entre este religioso que julga o publicano e um irmão que cumpre a sua doutrina, muitas vezes estes religiosos consideram que pessoas de outras igrejas não são de Deus porque não cumprem as mesmas doutrinas da sua igreja. Ou então àquele que religiosamente cumpre seu horário na igreja julga aquele que busca o Senhor Jesus Cristo dentro de sua casa muitas vezes.

Nenhuma doutrina ou lei é maior que o amor de Deus o Pai, como diz na Palavra, "nada pode nos separar do amor" Dele.

O que julgou fechou os olhos para seus pecados, o que julgou saiu sem ser justificado, já o que pediu misericórdia saiu justificado porque buscou o Reino de Deus. Muitas vezes as pessoas não estão preocupadas em buscar o Reino de Deus mas em julgar os outros.

A lei não traz arrependimento dos pecados. No versículo 14 Jesus diz do religioso “aquele que se exalta será humilhado” e do publicano “aquele que se humilha será exaltado”, quando pedimos perdão pelos nossos pecados estamos assumindo que precisamos da graça do Senhor Jesus Cristo. Já por outro lado, a lei dá a falsa impressão de “dever cumprido perante Deus” e leva a pessoa a se tornar soberbo, à desprezar os demais, exatamente como Jesus mostrou nesse exemplo.

Irmãos, pedir perdão pelos nossos pecados é cumprir a vontade de Deus para as nossas vidas. Assim nós reconhecemos que somos pecadores e que precisamos da graça do Senhor Jesus em nós, buscando a justiça de Deus pra nós. Assim também, podemos olhar para os nossos irmãos e entender que todos nós pecamos, e que somos iguais perante o Senhor Jesus, todos somos carentes da graça.

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas capítulo 2 versículo 16.

Que todos tenham entendido a mensagem, somos justificados pela graça e não por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Que todos entendam que somos de Cristo quando assumimos que precisamos da graça do Senhor Jesus Cristo. Que todos entendam que nossos irmãos são tão necessitados da graça quanto nós mesmos.

Fiquem todos de baixo dessa graça permanente que está em Cristo e desse amor que vem de Deus o Pai. Amém.


10 de dez. de 2013

A lei e os profetas duraram até João, desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.


Em Lucas capítulo 16 versículo 16, Jesus diz: A lei e os profetas duraram até João, desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.
Este João citado no versículo é João Batista, primo do Senhor Jesus Cristo, o qual nasceu 6 meses antes para pregar a respeito da chegada do Reino de Deus que é Jesus Cristo. Quando Cristo começou seu ministério logo após seu batismo, João Batista já pregava no deserto anunciando Cristo. Sobre isso o versículo diz: “A lei e os profetas duraram até João, desde então é pregado o Reino de Deus”. Como já foi dito, após João vem Jesus e vem com Ele a graça, o que sobrepõe a lei e que cumpre em definitivo as profecias a respeito do Messias.
“E todo homem emprega força para entrar nele”. O Reino de Deus não é algo que venha com aparência, não é expresso por um bem material ou luxo, o Reino de Deus não é palpável ou possível enxergá-lo. Para então tomar posse do Reino de Deus na nossa vida é necessário empregar uma força maior que é CRER. Como o Reino de Deus não é aparente, precisamos empregar força para CRER que Ele é real e assim segui-lo. Quando não há fé não é possível ter o Reino de Deus na nossa vida.
Veja que a caminhada daquele que quer seguir a Cristo inicia-se no CRER. Quando um cristão se ajoelha para orar ele está crendo que o Pai de Nosso Senhor o está ouvindo. Quando um cristão lê a Palavra está crendo que vai ouvir a voz de Deus o Pai. Tudo o que o cristão faz é porque crê no que a Palavra ensina, como orar, buscar a Palavra, jejuar, etc.
CRER que Deus o Pai enviou seu Filho Jesus Cristo para remissão dos nossos pecados. CRER que Cristo viveu sem pecados e padeceu a nosso favor. CRER que Ele morreu na cruz e ao terceiro dia ressuscitou. CRER que Ele subiu ao céu mas deixou para nós o Seu Espírito Santo que nos ensina e guia em todas as coisas.
Glória ao Senhor Jesus que cumpriu tudo isso por nós!

9 de dez. de 2013

Cristo disse: Vou preparar-vos lugar.


A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos os irmãos pelo mundo.

Para os países onde há dificuldade de acesso à Bíblia estou a partir de agora inserindo os textos Bíblicos para melhor acompanhamento. Deus os abençoe irmãos amados, não  esquecemos de vós nas nossas orações.  

João capítulo 14 versículos 1 a 6 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos prepara lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde eu vou e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

Quando o Senhor Jesus Cristo disse estas palavras estava reunido com seus discípulos. Ensinamento para discípulo é profundo, pois Cristo diz que aos discípulos é dado conhecer os mistérios do reino do céu, por isso todo aquele que busca estar próximo a Cristo dia e noite, recebe essa dádiva.

Dirigindo-se aos discípulos, Cristo falou: “Creiam no Pai e Creiam em mim”. Crer é a primeira condição para todo aquele que deseja receber o Reino de Deus em sua vida. Crer em Deus o Pai e crer naquele que foi enviado para remissão dos nossos pecados.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas” apenas Cristo conhecia o fato de tudo que está reservado ao que crê, a salvação, e o lugar que Ele chama de glória. Então Ele estava mostrando aos discípulos e também conhecia o fato que João registraria isso pra nós, portanto estava falando pra que eu e você pudéssemos aprender também que há um lugar preparado para nós os que cremos.

“Vou preparar-vos lugar” Cristo estava mostrando que o pecado e a lei que nos separava da salvação não mais nos impediria porque Ele nos daria o acesso necessário para entrarmos no Reino que nos foi preparado. Cristo estava falando da cruz, do preço pago pelos nossos pecados. Ele estava dizendo: Eu vou pagar o preço por vocês, vou dar a minha vida pra que vocês sejam filhos do Meu Pai e sejam participantes comigo do Reino do Meu Pai.

Veja o que diz este versículo: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. João capítulo 12 versículo 32. Foi na cruz onde Cristo levando todos os nossos pecados, nos atraiu para perto Dele no Reino do Seu Pai que agora é Nosso Pai também.

E então todo aquele que se chega a Cristo tem esse dom gratuito, a salvação, por Ele que nos concedeu.

No mesmo texto Tomé questiona Jesus dizendo: Não sabemos o caminho, não sabemos para onde vais, como iremos? Até aquele momento realmente não sabiam, eles não podiam enxergar o que estava acontecendo ao seu redor, mas quando Cristo ressuscitou e enviou o seu Espírito, então logo seus olhos espirituais foram abertos e eles puderam enxergar. Assim como quando nós buscamos o Senhor Jesus e logo começamos a enxergar o que está acontecendo ao nosso redor.  

Então Cristo revelou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Cristo então estava mostrando a eles e a nós que Cristo agora é a porta para a salvação, pois Ele fez o que estava fora do alcance para nós devido o pecado, Ele, um justo, por nós pecadores, pagou o preço para que fossemos salvos.

Bendito seja o Cordeiro de Deus que na cruz padeceu por nossos pecados e agora somos salvos!

 Que a graça e o amor do Senhor Jesus Cristo esteja sobre vós. Amém.

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário