5 de set. de 2015

Santidade

Quando lemos ou ouvimos a palavra “santidade” nos lembramos do conceito que nos foi ensinado pela religião. Para ela, o seu significado é viver sem pecado. E como ela nos dá um manual de ações a seguir para alcançar essa tal “santidade”, nos sentimos culpados por nossas ações.
Neste estudo, quero mostrar o que a Bíblia nos ensina sobre santidade, e mostrar o quanto a religião está equivocada.
Segundo o que a Bíblia nos ensina, nós herdamos o pecado na semente que vem do Éden, segundo o que está escrito em Romanos capítulo 5 versículo 12 nenhum homem ou mulher gerado pelo sexo escapou dessa sentença. Todos pecaram.
Dessa forma, como pode a religião ensinada pelos homens colocar sobre os ombros dos seus ouvintes esse fardo pesado? Ninguém pela sua própria força pode chegar a se santificar. Mesmo que a pessoa tenha boas intenções, mesmo que ela pratique o bem, sempre haverá algum pecado. E como conhecemos através da lei, um único pecado já nos condenava à morte.
Usei o verbo “condenar” no passado porque essa era a realidade antes de Cristo, agora temos uma opção que nos livra de acusação. Veja:
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos capítulo 3 versículos 23 e 24.
Ao mesmo tempo, a Palavra de Deus nos ensina sobre a santidade. Não segundo o conceito trazido pela religião, mas podemos entender o seu verdadeiro significado quando observamos os ensinamentos de Cristo.
Veja as palavras do Senhor Jesus enquanto orava ao Pai em João capítulo 17 versículo 17 que diz: Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade.
Sabemos que o Evangelho puro e verdadeiro está em Jesus Cristo como mostra 2 Timóteo capítulo 1 versículo 10. Quando Cristo se refere a sermos santificados na verdade, está falando Dele mesmo, pois a verdade é Jesus. Podemos entender dessa forma: Pai, santifica-os em mim, porque a tua Palavra que é a verdade, fala de mim.
Quero fazer um parêntese no assunto para explicar algo. Para entender como a verdade é Jesus basta olhar para o fato que todo o evangelho Nele se cumpre. Os profetas apontavam para Jesus quando falavam sobre o Messias. Os Evangelhos que são os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João trazem os fatos da vida do Salvador desde o nascimento até a ressurreição. Após os Evangelhos estão as cartas escritas pelos Apóstolos, eles escrevem aquilo que aprenderam com os exemplos e ensinamentos de Cristo. Segue a ilustração:


 
De forma simples e real, podemos afirmar que o Evangelho é Cristo sem excluir a pessoa de Deus o Pai, porque foi o Filho quem revelou o Pai para todo aquele que crê - Mateus capítulo 11 versículo 27.
Voltando ao assunto principal desta apostila e também texto de João capítulo 17, no versículo 19 Jesus disse que se santifica em nós para que nós sejamos santificados na verdade. Ele mostra que existe mais do que uma ligação entre Ele e nós, na verdade Ele está dentro de nós para a santificação. Posso dizer que este é o desejo de Cristo visto que Ele orou por isso. Nos versículos a seguir 21 a 23 Ele continua dizendo sobre essa Comunhão (Deus o Pai em Cristo e o Filho em nós).
Sabemos que Cristo concorda na sua vontade com o Pai, por isso Ele ora para termos comunhão com Ele. Quero mostrar que Deus o Pai também deseja que sejamos um. Isso se deve ao fato que só através da comunhão com o nosso Senhor Jesus Cristo podemos ser santificados.
A santificação vem através de buscarmos insistentemente ao Senhor Jesus no nosso dia-a-dia. Aqui está mais uma verdade revelada sobre uma enganação trazida pela religião. Ela ensina que a frequência aos cultos é suficiente para a salvação, como se ir à igreja fosse determinante para ser salvo e as demais pessoas que estão fora das igrejas nunca serão salvas. Mas Jesus ensina que muitos que estão dentro da igreja (profetizam, expulsam demônios) nunca O conheceram – Mateus capítulo 7 versículo 21 a 23.
Na verdade, não é quantos cultos ou missas (etc) fomos para buscar a Deus que é importante para Ele, mas quanto nós buscamos a comunhão com Ele todos os dias e em todos os lugares, seja no trabalho, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar.
Quando Jesus disse: “Não vos deixarei órfãos” mostrou o quanto Ele deseja estar conosco todos os dias da semana, mês após mês e ano após ano na nossa vida. Como pode então a religião nos ensinar dizendo: Venha para o templo (o que chamamos de igreja) buscar a Deus?
Esse assunto se torna muito interessante quando percebemos que Jesus foi interrogado exatamente a esse respeito. E as pessoas sem conhecerem a Bíblia com profundidade acabam errando.
Em João capítulo 4 nos versículos 20 até 24, que é um trecho sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana, Jesus é questionado sobre o lugar onde se deve adorar. Como Ele tinha aparência de um judeu, aquela mulher pensou que Ele concordava com as leis do judaísmo. Então ela questiona: vós dizeis que é em Jerusalém onde se deve adorar. Ela só não esperava pela resposta de Jesus: “os verdadeiros adoradores adorarão em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim O adorem”.
Adorar em espírito não tem relação nenhuma com dia e hora marcada, também não pode ser uma, duas ou três vezes na semana enquanto se está no templo. Contudo, adorar em espírito se faz necessário em todos os lugares e todos os dias. 
Pode um cristão não orar no seu dia-a-dia? Pode um cristão ler a Bíblia apenas dentro do templo? É o que acontece no nosso meio. Mas com certeza essa pessoa ainda não vive em Jesus Cristo e nem pode Conhecê-lo. Passará a viver em Jesus quando ouvir as suas Palavras e cumpri-las, e a Palavra nos ensina: seja um adorador em espírito.
Nossa vida espiritual e intimidade com Cristo não pode se resumir aos momentos no templo, precisa exceder isso pois o desejo Dele é estar em nós – Lucas capítulo 17 versículo 20 a 21.
Para o cristão que não ora e não lê a Palavra fora do templo fica esse aprendizado.
As coisas das quais a religião nos ensina estão erradas desde o seu fundamento, veja que a palavra “religião” significa religar as pessoas à Deus. E o método para fazer essa religação é através de ações e praticas de leis, estatutos ou doutrinas. Sabemos que ao homem natural isso é impossível como dissemos no princípio deste estudo.
Estejamos atentos ao significado das Palavras de Jesus, veja: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João capítulo 14 versículo 6. Pelas palavras de Jesus entendemos que para chegar ao Pai dependemos de Cristo por meio da graça pela qual fomos justificados pelo seu sacrifício. Buscar comunhão com Cristo para chegar ao Pai, essa é a verdade absoluta.
Recebi esta revelação do que significa a santidade e que ela vem através da comunhão por meio de uma experiência pessoal minha com Cristo. Cada um de nós podemos ter esse privilégio quando passamos à buscá-Lo na sinceridade do nosso coração. E como uma revelação verdadeira está sempre em concordância com a Palavra Dele, dias depois Ele mostrou alguns trechos que vou citar à seguir.
Hebreus capítulo 2 versículo 11: Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não me envergonha de lhes chamar irmãos.
Cristo é a pessoa que nos santifica, nós os que somos santificados e tanto Cristo como nós somos todos de um que é Deus o Nosso Pai, fomos comprados para Ele.
1 Coríntios capítulo 1 versículo 2: À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar  invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
O apóstolo Paulo chamava os irmãos de santos não porque eles haviam deixado de pecar, mas porque via o quanto eles buscavam a Jesus. Ele fez isso não apenas uma vez, mas várias.
Se você entendeu essa realidade assim como eu entendi, tem a oportunidade de passar a fazer diferente e atender o chamado de Cristo para ter comunhão com Ele. Assim Ele passará a viver em você todo o tempo.
A medida que se busca a comunhão também é a medida que recebemos a santificação. Quanto mais orarmos, quanto mais buscarmos o Evangelho de Cristo, quanto mais cumprirmos a vontade de Deus o Pai, na mesma medida seremos libertos e transformados. Fica, então, à nossa escolha. Quanto você quer de Jesus na sua vida?

Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com você, com sua família e com todos aqueles que desejam a Palavra de Deus. Amém.

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário