A palavra avivamento vem de avivar e quer dizer tornar-se mais vivo, segundo o dicionário Aurélio.
Segundo a Bíblia o que seria tornar-se mais vivo? Vamos encontrar a resposta em Mateus 25: 5 e 6.
A Igreja do Senhor Jesus Cristo que viveu em 1.700 e 1.800 foi uma igreja bastante preocupada em levar o Evangelho do Reino de Deus para todas as nações, isso terminou em 1.900, restando pouquíssimos irmãos que trabalharam por esta causa. Foi também a partir de 1900 que a igreja se tornou amiga do mundo, querendo bens materiais, deixou de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e deixou de orar como faziam os nossos antigos irmãos, foi assim que a Igreja tornou-se improdutiva e todas as virgens adormeceram.
A Bíblia diz que quando o noivo está para chegar é que as noivas despertam do sono, ou seja, tornaram-se mais vivas (ativas).
Para a Igreja estar acordada, precisa voltar a pregar o Evangelho, se desprender da amizade do mundo esquecendo-se dos tesouros terrenos, buscar a Deus em primeiro lugar e orar muito. Tudo isso é necessário se cumprir para que o Noivo venha buscar as virgens prudentes.
Focaremos nas virgens prudentes porque elas nos mostram a vontade do Pai para nós. Nos últimos anos, tenho notado sinais de uma Igreja que tem se colocado de joelhos, temos notícias do Evangelho sendo propagado em diversas línguas antes não alcançadas pela Igreja e até mesmo relatos de que o próprio Senhor Jesus Cristo está o fazendo o Evangelho conhecido através de experiências pessoais para pessoas que nunca antes ouviram o Seu nome.
Quando a chegada do Noivo está sendo anunciada (consideremos aqui a intensificação dos sinais dos tempos e a quantidade de pregações e revelações trazidas pelo Espírito) as noivas acordam, se levantam e se preparam. É o que está acontecendo agora. Porém apenas as virgens prudentes tem o azeite para fazer que a lâmpada permaneça acesa. Uma parte dos nossos irmãos não consegue ver que o Noivo está chegando, parte deles estão com suas lamparinas apagando por falta de azeite.
O azeite é o resultado da busca por comunhão com Cristo e obediência à sua Palavra. Manter a lâmpada acesa é manter-se na verdade, essa é a preocupação da noiva que é prudente. As virgens prudentes estão ativas, trabalhando com a finalidade de fazer conhecido o Evangelho do Reino de Deus.
Explicando o que é Avivamento do princípio ao fim.
Atos capítulo 2 conta que os discípulos receberam o Espírito Santo de Deus, porém em Atos capítulo 1 o Senhor Jesus Cristo ensina os discípulos sobre o que eles e a Igreja são capazes de fazer quando o Espírito Santo vem sobre nós. Vamos ler o versículo 8. Uma vez que Deus Pai enviou seu Espírito para vir sobre os discípulos, não O retirou. O mesmo Espírito permanece disponível para toda a Igreja até os dias de hoje.
O Espírito Santo deu aos discípulos a capacidade de testemunhar Cristo levando o Seu Evangelho primeiro à Jerusalém, mas alcançando também até os confins da Terra. A Bíblia que está em nossas mãos hoje é um testemunho de que esta Palavra se cumpre. Muito se tem trabalhado para levar o Evangelho do Reino de Deus por escrito ou oralmente a todas as nações.
O livro de Atos conta que enquanto Pedro pregava o Evangelho, todos os que ouviam aquela mensagem estavam recebendo o Espírito Santo. O que isso nos mostra? Não é difícil receber do Espírito Santo. Ele é acessível. O Evangelho de Lucas nos ensina que o Pai dá o seu Espírito à todos aqueles que lhe pedem.
O Espírito Santo traz consigo alegria, paz e justiça. Tem tanta gente pelo mundo sofrendo com sede disso. Tem tanta gente que não consegue ter alegria! Por outro lado vemos no livro de Atos que os apóstolos saíam alegres depois de apanharem por causa de Cristo. Como isso pode ser explicado?!
Quem são os que trabalham para que o avivamento ocorra? João 12: 24 – Como é possível gerar vidas? Tornando-se uma semente mortificada. A morte do meu eu, o negar a mim mesma causa vida ao meu redor. A obediência à Cristo causa vida ao meu redor.
As pessoas que desejam o avivamento tem um papel a desempenhar, tem um chamado a escutar, algo a se comprometer. Não fomos chamados para ficarmos olhando de braços cruzados, nós fomos chamados para agir.
A história de Charles Finney (o apóstolo dos avivamentos): No século XIX perto da aldeia de New Your Mills, Charles Finney pregou cheio do Espírito Santo num prédio de uma escola pública à noite e na manhã seguinte foi visitar uma fábrica de tecelagem movida pela força da água do rio Oriskany. Naquele lugar estavam pessoas que compareceram ao culto na noite anterior e que conversavam sobre o poder de Deus derramado naquele lugar. Pouco depois do expediente iniciar, Charles Finney entrou na fábrica. Ele estava cheio do poder Deus de tal maneira que ao vê-lo, as pessoas começaram sentir a culpa pelos seus pecados e a se arrependerem. Ao passar perto de uma moça que emendava um fio no outro, ela caiu em terra chorando e isso foi contagiando a todos naquele lugar. Muitos tinham lágrimas nos olhos. O diretor, percebendo o que estava acontecendo, achou melhor que as pessoas cuidassem de sua salvação, então resolveu fechar as comportas, parar as máquinas e levar aquelas pessoas para um salão da fábrica.
Essa é apenas uma de muitas histórias ocorridas na vida de Finney. O contágio do derramar do Espírito Santo é notável. As vezes, isso acontecia por quilômetros ao redor!
Sobre a obra que Deus realizava através de Finney ainda se diz que era permanente e profunda. Fizeram uma pesquisa e descobriram que, das pessoas que se convertiam na pregação de Finney, mais de 85% das pessoas permaneciam fiéis a Cristo.
Richard Baxter foi morar em Kidderminster em 1641. Segundo relatam, era uma da cidades mais condenáveis em termos de pecado e tinha um governo corrupto. Ele passou 40 anos ministrando naquele lugar e ao fim deste tempo, aquela era a cidade mais santa da Inglaterra.
A vida destes dois homens são exemplos do que a Bíblia ensina sobre o trigo morto gerar vidas.
1 Coríntios 7: 10 – “Tristeza, arrependimento e salvação”. O avivamento tem por característica a tristeza porque a pessoa abre os olhos para a sua própria condição, em seguida o arrependimento de pecados que opera para a mudança de vida e o resultado é a salvação. Quando Jesus esteve com Zaqueu foi exatamente assim que aconteceu, então Jesus disse: Hoje entrou salvação na sua casa.
Mateus 24: 14 – Na versão interlinear do grego diz que o Evangelho do Reino será pregado por todo o mundo habitado para testemunho a todas as nações.
O avivamento é o Evangelho cobrindo o globo. O avivamento é o Evangelho alcançando ovelhas e dracmas perdidas, é o chamado no coração dos filhos pródigos. Jesus mostrou nessas três parábolas de Lucas 15 qual é o desejo do Pai, ele é alcançar os corações de muitos que se perderam. O avivamento é o Espírito Santo nos capacitando para cumprir o desejo de Deus Pai onde todas as nações são alcançadas para a Sua glória.
O avivamento é um derramar de arrependimento de pecados e amor por Jesus nos corações.
É necessário que nos tornemos como o trigo morto e que as vidas sejam alcançadas para que venha o fim. A Bíblia trata de dois momentos neste mesmo capítulo. O primeiro é chamado de “o princípio das dores”, onde o mundo está vivendo os sinais que antecedem a vinda de Cristo. E esses sinais tem uma característica de, como dores de parto, se tornarem cada vez mais frequentes e fortes. O segundo momento é chamado de “fim” que é a destruição do mundo. O que separam estes dois momentos é a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo para retirar a sua amada Igreja. É aqui que Ele retira também o Seu Espírito, pois o papel do Espírito é zelar pela Igreja (João 14: 16, 17 e 18).
O Evangelho tem alcançado o mundo, a Palavra de Deus está se cumprindo. Basta que cada um de nós seja achado fiel para participarmos disso, esse é o momento que cabe a nós ouvirmos e obedecermos ao chamado de Deus. Orem por isso, sejam trigo morto e espalhem o Evangelho.