12 de mai de 2013

Obediência - Série Princípios de Jesus Cristo

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos os irmãos

Segue o estudo sobre a obediência, o qual faz parte da série de estudos sobre os princípios que Cristo nos ensinou, não com palavras mas com seu exemplo de vida.

Ao ensinar sobre a obediência Ele usou seu exemplo - Filipenses capítulo 2 nos versículos abaixo citados:

Versículos 5 e 6 - Não usurpou ser igual a Deus: Nas mãos Dele havia todo o poder, mas Cristo não saiu fazendo coisas fantásticas ou mirabolantes só para que as pessoas vislumbrassem o seu poder, Ele usou seu poder para abençoar, curar, libertar da opressão, porque isso era da vontade do Pai.

Versículos 7 e 8 - O texto mostra que Cristo desce da posição em que ocupava ao lado do Pai, veja abaixo em detalhes:

      I.        Aniquilou-se a si mesmo: despiu-se de sua própria vontade e assumiu cumprir o que era direcionado por Deus o Pai. Primeiro sinal de obediência.

    II.        Tomou forma de servo: o Rei dos Reis era quem dava o exemplo pra ensinar, era quem lavou os pés dos discípulos, tudo isso pra que nós pudéssemos ver e fazer igual.

   III.        Fez-se semelhante aos homens: estava ao lado do Pai, mas foi gerado no ventre de Maria com um corpo corruptível (corpo que tem fome, tem que ir no banheiro, bate e se machuca, etc).

  IV.        Depois com esse corpo que sente dor foi obediente até a morte (Ele foi moído) porque estava proposto que Ele morresse na cruz pra pagar a ofensa máxima instituída pela lei.

Versículos 9 a 11- Pela obediência de Cristo, Deus o Pai deu todo a Ele todo o Reino, o Poder e a Glória para sempre. Por causa da obediência de Cristo hoje nós dizemos: Seja liberto em nome de Jesus Cristo! Seja perdoado em nome de Jesus Cristo! Seja curado em nome de Jesus Cristo!

Esse é o valor que tem a obediência!

O apóstolo João testemunhou e escreveu pra nós sobre a obediência e a desobediência à Jesus Cristo. João 3 v. 19 a 21 – a obediência é feita as claras, todos podem ver sem problemas, a desobediência é sempre escondido, porque todos conhecemos o que é certo e errado mas nem todos querem o que é certo. Aquele que professa o nome de Jesus Cristo não pode ser assim porque cai no escândalo. Aquele que é de Cristo não deve fazer coisas escondidas, simplesmente não deve cometer as mesmas obras que as pessoas do mundo fazem. Isso significa ser a luz do mundo, ser sal da terra.

Quem quiser obedecer tem que, assim como Cristo fez, aniquilar-se a si mesmo, deixar de cumprir seus desejos para cumprir a vontade do Pai que está na Palavra de Deus – João 3 v. 30. A obediência é uma luta contra a carne e a favor do Espírito. A carne quer impor seus desejos e o espírito quer SERVIR a Cristo.

1 Pedro 5 v. 5 – Só é sujeito quem tem a Cristo, aquele que não é sujeito é orgulhoso, bate de frente com as pessoas...

A obediência é uma escolha que aproxima de nós o Espírito Santo, a desobediência o afasta. Devemos obediência a nossos pais e aos mais velhos porque eles conhecem sobre a vida muito mais que nós, devemos obediência aos pastores, líderes, chefes (na empresa) porque isso é revelar o caráter de Cristo para as pessoas no mundo.

Hoje as pessoas querem discutir ordens, querem falar por trás sobre o que é mandado, querem fazer de tudo porque acham que estão na sua razão. É muito comum, por exemplo, os adolescentes discutirem com seus pais porque acham que tem alguma razão. Ao jovem cabe ouvir seus pais, porque eles são autoridade de Deus Pai sobre nossas vidas (quem quiser saber mais do assunto leia o estudo Ministérios). Cristo nos chamou para sermos obedientes, obedecer a Palavra de Deus nos faz luz, obedecer aqueles que a Bíblia diz que tenho que obedecer, significa obedecer a Deus.

Talvez alguns pensem que o que estamos falando é sem importância. Qual a importância da obediência na minha e na sua vida? Hebreus 5 v 8 e 9 – a obediência é tão importante que é por ela que hoje somos salvos! O Pai manifestou a vontade e o Filho obedeceu, então pela obediência de Cristo estamos hoje aqui.

“A obediência é a causa da eterna salvação para todos que lhe obedecem”. Me sujeitar ao meu marido, àquela que é casada assim como eu, me faz estar no princípio de Cristo; enquanto solteira, me sujeitar aos meus pais (ou a quem cuida de mim) me faz estar no principio de Cristo. O principio de Cristo é obediência, a obediência é motivo de salvação.

O Espírito Santo guarda todo aquele que é obediente.

Esse estudo parece radical aos olhos de muitos e podem até me perguntar “se a obediência é motivo de salvação onde estão o amor, o perdão, e o arrependimento dos pecados?” Tudo isso está na obediência a Palavra de Deus. – Mateus cap. 7 v. 21. Quando conhecemos a Palavra e a obedecemos estamos cumprindo a vontade do Pai.
 
Que você possa ter sido abençoado com essa Palavra e que Deus o Pai possa usar sua vida para levar essa Palavra e em testemunho de vida para outros que precisam. Fiquem todos na graça e na paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário