14 de out. de 2013

Filhos de Deus, servos do pecado e filhos do diabo.


Amados, para melhor aproveitamento deste estudo, leia antes o estudo anterior chamado “Pecado contra o Espírito Santo”.

Este estudo está baseado em João capítulo 8 numa discussão entre Jesus e os religiosos, onde Cristo, para beneficio nosso, esclarece muitas coisas a respeito de uma posição que podemos ter no reino espiritual como diz no título deste estudo.

João 8 versículos 21 a 24: Num primeiro momento parece que Jesus está sentenciando estes homens, na verdade Jesus está revelando coisas que seriam para nosso aprendizado como revelar que aquele que não crer já está condenado. Aqueles homens mesmo vendo Jesus de perto, vendo seus milagres e ouvindo suas palavras não criam que Ele é o Filho de Deus. Os religiosos sempre esperaram um messias com poder destrutivo, e que tivesse uma aparência inquestionável (riqueza, nobreza, etc). Cristo não revelava aparência, ao contrário, dizia: Meu reino não é deste mundo.

Aqueles homens que não creram no Salvador estavam desprezando Aquele que daria o seu sangue por nossos pecados (veja o texto de Hebreus 10 v. 29). Riqueza essa muito maior e incalculável para nós os que cremos. Também hoje os que não creem no Salvador estão pisando o sangue derramado em remissão dos nossos pecados.

Para continuar a falar sobre o texto de João capítulo oito, no último versículo citado, o 24, pode surgir uma dúvida que trataremos de explicar: Como Cristo conhecia o fato de que aqueles homens já estavam condenados? No texto de 1 Pedro capítulo 1 versículo 2 fala a respeito de uma característica de Deus o Pai que é a pré-ciência. Desde o principio, Deus o Pai, conhece aqueles que receberiam pela fé o Senhor Jesus Cristo em suas vidas. O Filho, por todo o tempo ouvia o Pai, tinham comunhão, e por isso Cristo sabia que aqueles homens já estavam condenados. Veja Jesus revelando isso nos versículos 25 e 26 no texto de João capítulo 8.

A leitura segue do versículo 27 ao 36 no mesmo capítulo. No versículo 34 Jesus diz que servo do pecado é aquele que comete o pecado. E no 35 diz que o servo não fica para sempre. É a relação que um funcionário tem com seu patrão, dado momento os dois se separam, já o filho tem laço eterno, não pode simplesmente não querer ser filho e assim cortar a relação. Se a sua Bíblia como a minha grafa a palavra filho no versículo 35 com letra maiúscula como quem se refere de Cristo, está errada, pois aqui Cristo dizia dos filhos do diabo e seguindo o texto essa ideia fica bem clara.

No 36, Jesus então diz do Filho unigênito do Pai, ou seja, Dele mesmo. Aquele que veio para libertar os servos do pecado. Vamos dar uma pausa e ver o que a Bíblia ensina da servidão do pecado em Efésios capítulo 2 versículo 3. Os servos do pecado são os que cumprem os desejos da carne e dos pensamentos. Sobre isso vale lembrar o texto já estudado de Mateus 13: 24 a 30; 37 a 43 onde mostra o homem carnal (aquele que cumpre os desejos da carne) e o homem espiritual (aquele que busca ser participante do Reino de Deus). O diabo atua sobre os desejos da carne, o Espírito Santo atua quando nós buscamos o Senhor Jesus, inclinar-se para um desses dois lados faz o homem carnal (joio) ou o homem espiritual (trigo) crescer em nós.

Voltando ao texto de João capítulo 8 versículos 38 a 47 Jesus deixa claro que aqueles homens são filhos do diabo, eles não creem em Jesus Cristo e ainda tem a intenção de matá-lo para satisfazer a vontade do pai deles – o diabo.

Esclarecido sobre a servidão do pecado e os filhos do diabo, restou-nos dizer agora dos filhos de Deus, para falar a este respeito leia o texto de João capítulo 1 versículo 12. Nós que antes servíamos o pecado passamos a ser filhos de Deus por crer e receber o Senhor Jesus Cristo nas nossas vidas. Este é o motivo pelo qual Cristo diz: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres João 8 v. 36.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário