2 de jan. de 2016

Paulo fala a verdade sobre o discipulado

1 Corintios cap. 3
1 - E eu irmãos,  não vos pude falar como a espirituais,  mas como a carnais, como a meninos em Cristo.  
2 - Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podieis, tampouco ainda podieis. 
3 - Porque ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja, contendas e dissensões,  não sois porventura,  carnais e não andais segundo os homens? 
4 - Porque dizendo um: eu sou de Paulo; e outro de Apolo; porventura não sois carnais?
5 - Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
6 - Eu plantei,  Apolo regou, mas Deus deu o crescimento.  
7 - Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus,  que dá o crescimento. 
8 - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão,  segundo o seu trabalho.  
9 - Porque nós somos cooperadores de Deus, vós sois lavouras de Deus e edifício de Deus.
10 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 
11 - Porque ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto. O qual é Jesus Cristo. 
12 - E se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 
13 - A obra de cada um se manifestará;  na verdade,  o dia declarará,  porque pelo fogo será descoberta;  e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer,  essa receberá galardão.
15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento;  mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá;  porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
18 - Ninguém se engane a si mesmo;  se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo,  faça-se louco para ser sábio.
19 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
20 - E outra vez: o Senhor conhece os pensamentos dos sábios,  que são vãos.
21 - Portanto ninguém se glorie nos homens;  porque tudo é vosso;
22 - Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte,  seja o presente,  seja o futuro,  tudo é vosso.
23 - E vós, de Cristo,  e Cristo, de Deus.

Essas são palavras de Paulo aos irmãos de Corinto, os quais discutiam de quem eram discipulos. Uns diziam: eu fui ensinado por Paulo; e outros: ah eu por Apolo.
E Paulo ouvindo falar sobre estas discussões, trata logo de esclarecer que não importa quem os ensinou mas o que foi ensinado.
Se a Palavra pura, se fielmente os ensinamentos de Cristo foi passado por essas pessoas,  isso sim é relevante. Como ele disse, somos cooperadores da sua obra, mas o fundamento é Cristo.
Diante do que tem acontecido pelo mundo vejo a necessidade de alertar os irmãos como Paulo fez...
As pessoas que se propõe a discipular precisam entender esse assunto, o fundamento não pode ser outro senão Cristo.
Veja que as igrejas estão se perdendo e até escandalizando quando se voltam ao velho testamento o qual não tem nenhuma relação com as Palavras de Jesus.
O que é gerado dentro das vidas quando se prega Salomão? Compare para ver se estes ensinamentos concordam com a vida, os exemplos e as palavras do Senhor e Salvador? Usei aqui o exemplo de Salomão mas na verdade são vários.
A Palavra pura e verdadeira é revelada só em Jesus como diz em João capítulo 1 versículo 17. Portanto a Palavra fiel pertence ao Senhor Jesus.  É esta a visão de Paulo,  essa também precisa ser a nossa visão.  Não há outro fundamento.
Para ser um sábio arquiteto,  construindo bases sólidas nas vidas das quais temos a chance de ensinar,  leve o verdadeiro fundamento.
Veja que quando Cristo esteve na Terra preocupou-se unicamente em fazer discipulos. Para isso revelou Deus o Pai o qual era desconhecido (Mateus 11:27) e ainda disse: quem olha pra mim, vê o Pai.
Jesus não ensinou a juntar riquezas nessa Terra (ensinamentos de Salomão), não ensinou nem ao menos a amar as coisas terrenas!
O velho testamento inteiro é baseado em leis e promessas terrenas, ou seja, a pessoa só pode viver estas coisas enquanto estiver aqui . Jesus então ensinou: o meu reino não é deste mundo.
Você que é um líder,  um pastor, alguém que prega, que ensina; preocupe-se com qual fundamento você está edificando uma vida. Lembre que levando ela à Cristo você estará dando condições dessa pessoa permanecer firme independente de onde ela for.
Jesus ensinou doze homens para que eles não ficassem no mesmo lugar, mas saíssem por muitos lugares ensinando à outros. Esse é o papel do discipulador, ensinar e enviar.
Quero ainda voltar às palavras de Paulo quando ensina a preciosa lição,  o discipulo não pertence à Paulo, Apolo, João, Maria, todos são formados discipulos de Cristo. Portanto Ide!
Peço desculpas por possíveis erros de ortografia ou formatação, desta vez não tinha os recursos habituais para escreve-los. Mas eu creio que a verdade contida neste breve estudo servirá para abrir os olhos de muitos irmãos pelo mundo.
Fiquem todos na graça e na paz do Senhor Jesus Cristo.  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário