26 de dez. de 2016

A Graça, o Amor e a Comunhão.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos nós. Amém. 2 Coríntios cap.13 vers.13.

A GRAÇA
Quando Jesus veio á esta Terra como um homem de carne e osso, era o Unigênito do Pai. Porém, qual foi o propósito de Deus em enviar Jesus? Todo o homem estava debaixo da maldição da lei que dizia: A alma que pecar, morrerá. E toda a humanidade estava sujeita à essa lei, visto que o pecado está vinculado à semente desde Adão até os dias de hoje. Assim a dívida era maior do que qualquer esforço humano, necessitando da intervenção divina. Intervenção que vem por Deus enviando Seu Unigênito.

Então Jesus veio para tornar a humanidade, que antes estava distante, filhos de Deus através do Seu sacrifício na cruz.

Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João cap.10 vers.15 a 18.

Visto que a morte tinha domínio sobre os que pecaram como dizia na lei, assim ela não exercia poder contra Jesus. Portanto Jesus não poderia ser tragado pela morte.

Sabendo destas coisas que aconteceriam, Jesus nos explicou antes como tudo seria. Ele não  morreu, Cristo entregou sua vida. E depois a teve de volta quando ressuscitou.

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João cap.20 vers.17.

Quando Ele se deu, nos ligou a Deus o Pai. A separação que havia entre a humanidade e Deus, já não existia mais. Jesus pagou o preço pela dívida (pecado) que era nossa. E nos fez filhos, não de criação, mas por adoção, de Deus o Pai.

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e saíra, e achará pastagens. João cap.10 vers.9.

O versículo acima diz sobre uma porta para a Salvação. Mas que porta seria essa? Essa porta é a graça!

Como o Senhor Jesus derramou sua alma (sangue) por nós pecadores, então Ele se tornou a porta para a salvação. É por causa disso que a salvação não está em nenhum outro, só Ele se entregou por nós.

Todo aquele que quiser adquirir a salvação precisa passar por essa porta se achegando à Cristo.
Portanto, quando Paulo diz:  “A graça do Senhor Jesus”, está mostrando que a graça vem da parte de Jesus Nosso Salvador. 

 O AMOR
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João cap.3 vers. 16.

Deus amou tão profundamente que deu o Seu único Filho. De novo eu preciso afirmar que Ele nos amou com um amor tão grande que foi capaz de entregar o Seu Único Filho.

Algumas pessoas duvidam e blasfemam dizendo: Ah, Deus não me ama porque não tenho algo ou alguém. Mas perceba que a grande prova de que Deus nos ama foi algo muito maior que isso. Ele deu o Seu Filho amado!!!

E alguém pode até questionar, dizendo assim: Mas Jesus também nos amou, e por que Paulo disse que o amor vinha de Deus? Vamos entender melhor a este respeito.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos cap.8 vers.38 e 39

Sobre Jesus ter nos amado, sim, isto é fato! Afinal ninguém faria o que Ele fez sem ter dentro de si um amor acima de sua própria vida. Porém os dois versículos acima mostram que Ele tinha dentro de Si o amor que era proveniente de Deus Pai. Como os Dois estão em comunhão, o sentimento vem do Pai e é partilhado também pelo Filho.

Logo, o apóstolo Paulo está correto quando diz em 2 Coríntios cap.13 vers.13 que o amor é proveniente de Deus. 

A COMUNHÃO
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as  suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

Mateus cap.25 vers.s 1 a 7

A chama da lâmpada é a comunhão trazida pelo azeite que é o Espírito Santo, este nos liga à Jesus Cristo.

Nossa relação com o Espírito Santo é uma via de mão dupla: Quando buscamos Jesus, nós recebemos o Espírito Santo. E ao receber do Seu Espírito, somos ligados à Jesus. É Ele quem nos faz conhecer pela Palavra quem é Jesus (revelação).

Por que isso? Porque Jesus disse que não nos deixaria órfãos. E realmente não deixou. Ele nos enviou o Seu Espírito. O Espírito que é proveniente de Deus o Pai e que faz Jesus morar em nós.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos cap.1 vers.8

O Espírito Santo traz para nós a virtude de Cristo e nos faz sermos testemunhas Dele.
Isso que o Espírito opera em nós se chama comunhão. Mesmo Jesus estando na glória e nós aqui nesta Terra, estamos com Cristo o tempo todo através do Seu Espírito. 

Então, Jesus já nos deu o Espírito, já tornou possível a comunhão, mas na parábola lida, diz que são cinco virgens prudentes que tinham o azeite e cinco loucas que não o tinham.

O azeite está na nossa vida desde que, por escolha nossa, busquemos Jesus Cristo. A opção de ter a lâmpada cheia ou vazia é nossa.

Portanto, Paulo está correto em dizer “a comunhão (vem) do Espírito Santo”.

Que este estudo possa ter acrescentado na sua vida espiritual. 

Que o amor de Deus o Pai, a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito estejam com você e sua família. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário