21 de jan. de 2017

O CONCEITO AMPLO DA GRAÇA

A graça é um favor acima do que merecemos e foi dada para pagar uma dívida da qual não há homem que possa pagar. Foi dada a nós através do sacrifício da cruz, do derramamento do sangue de Jesus por nós.

A palavra graça diz respeito à um conceito amplo que agrega muitos outros significados dentro dela. Vamos entender o que faz parte da graça:

Ø  A salvação – Efésios capítulo 2 versículo 8 e 9

Porque pela graça sois salvos, (parte a)

O derramar de um sangue imaculado, que Ele deu no lugar do nosso sangue com pecado para nos livrar da dívida e condenação eterna.

Ø  A fé
por meio da fé; (parte b)

Para alcançar a salvação não existem muitos caminhos, ou muitas portas. Existe um caminho e uma porta.

Antes de Jesus Cristo vir à esta Terra, tudo era por meio de obras, o que não era e nunca será capaz de levar alguém à salvação. Mas quando as pessoas fazem algo para merecer a salvação, saem do conceito da graça.

Quando as pessoas querem, por meio de ações, chegar perto de Deus o Pai, falham e invalidam o que Cristo fez por nós (Galatás capítulo 2 versículo 21) .

Isso nos leva a entender porque os religiosos não aceitaram a pregação de Jesus. Duvidavam, pediam um sinal se que Ele era realmente o Filho de Deus (Mateus capítulo 16 versículo 1 a 6), não aceitavam os ensinamentos de Cristo. Não receberam a graça por meio da fé. 

O único caminho é chamado Jesus Cristo por meio do sacrifício da cruz para perdão de pecados.

É por isso que o texto termina dizendo: e isso não vem de vós; é dom de Deus (Jesus Cristo). Não vem das obras para que ninguém se glorie.

Existem muitas formas de fé sendo ensinada por aí, “dias melhores virão” é um exemplo de fé. Mas qual é a fé que está ligada à graça?

Hebreus capítulo 11 versículo 1 : Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (parte a) .

A fé é a certeza que há um reino celestial nos aguardando do qual Jesus Cristo nos fez participantes idôneos deste reino, por isso o versículo diz “firme fundamento das coisas que se esperam”.
(Parte b) E a prova das coisas que não se vêem.

Mesmo não tendo convivido com Jesus como os discípulos, temos a certeza de que Ele é exatamente como ficou escrito à seu respeito. Cremos que Ele opera da mesma forma como operou à dois mil anos atrás. Cremos que Ele vive e está perto de nós todo o tempo.

É por causa disso que Jesus é chamado na Bíblia de Autor e Consumador da fé. Ele é o pilar da salvação que foi dada por meio da graça, da qual recebemos através da fé. 

Ø  O amor e perdão - João capítulo 8 versículos 1 a 11

Numa época onde as prostitutas eram apedrejadas, Jesus perdoou. Quando Jesus perdoou aquela mulher, era a graça que estava agindo através da pessoa Dele.

Ao falar com a mulher, Jesus não proferiu nenhuma palavra de acusação contra ela. Veja que pela graça, Jesus convida as pessoas à mudança de vida. A graça não condena, porque a graça opera segundo o amor.

Ø  A unidade - Mateus capítulo 8 versículos 1 a 3

Numa época onde os leprosos eram exilados, porque na lei era ensinado que essas pessoas eram amaldiçoadas, porém Jesus colocou a mão no leproso para curar. Porque a graça ajunta pessoas, nela não há acepção.

Ø  Luz  - João capítulo 5 versículo 8 e 14

Só ascendemos a luz onde há escuridão, assim também é a vida de uma pessoa que está mergulhada nas trevas, a pouco ou muito tempo como neste caso. Muitas vezes, por causa de um pecado, a pessoa vive por anos debaixo de uma dominação que traz aquela enfermidade. Ao libertar pessoas da dominação que vem através do pecado, Jesus estava levando luz onde antes havia trevas. A graça é essa luz. Jesus curou pessoas através da graça.

A graça é um assunto que não se esgota. Todo o Testamento do Senhor Jesus Cristo nos mostra a graça. Seja através da Sua vida ou através do que os apóstolos receberam e compartilharam. Venho convidá-lo a buscar a graça oferecida em Jesus.

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João capítulo 10 versículo 9.


Que este estudo te faça descobrir coisas novas em Cristo tanto quanto fez em mim. E que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão através do Espírito Santo esteja sobre você e sua família. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário