18 de abr. de 2018

Ministração infantil - O FILHO PRÓDIGO


Sabe qual é o pior cheiro que existe em toda a Terra? Não é o cheiro de chulé de menino, não é o cheiro das fezes de um boi, também não é o cheiro de um galinheiro... É o cheiro de um latão cheio de lavagem de porco.

Quando eu era criança, uma vez uma amiguinha veio na casa da minha avó para buscar o resto de comida, ela guardava tudo num latão e no final da semana levava para o sítio para dar aos porcos. Aquela comida azedava lá dentro enquanto passavam os dias. E eu, muito curiosa, coloquei o nariz bem perto quando ela abriu. Quase caí de costas... Eca! Que cheiro mais horrível! Será que alguma pessoa seria capaz de comer aquela comida?

Vou contar uma história pra vocês sobre o que aconteceu com uma família. O pai dessa família era fazendeiro, não era rico, mas trabalhava muito desde cedo para sustentar a sua família. Ele cuidava das plantações, dos bois e das ovelhas junto com alguns empregados e seus dois filhos.

O filho mais velho era um bom moço, gostava muito de ajudar o pai nas tarefas da fazenda. O filho mais novo até ajudava, mas não gostava nada daquilo. Sabe o que ele queria mesmo? Queria ir morar na cidade. Ele pensava que se fosse para a cidade, teria uma vida melhor, iria ficar rico e não precisaria trabalhar tanto, seria uma vida de mais diversão, ele ia poder fazer tudo o que quisesse. Mas para isso precisava de dinheiro, então pediu ao pai que desse a sua parte da herança.

Herança é quando um pai de família morre e divide todos os bens entre os filhos. Mas aquele pai estava vivo! E o pai disse: - Filho, não vá. Você está querendo uma coisa muito ruim. Mesmo assim, o filho não quis saber, só queria fazer a sua própria vontade.

O pai vendeu metade de tudo o que tinha e deu para seu filho mais novo. O filho partiu e foi morar na cidade. Ao chegar lá via coisas que agradavam muito aos olhos, roupas caras, lugares caros, comprava tudo o que queria. Assim ele foi gastando tudo o que o pai tinha lhe dado. Quando percebeu já não tinha mais nada, nem para comprar comida.

Na cidade onde ele estava morando, começou a haver desemprego, as pessoas tinham pouco sustento e não queriam dividir o que tinham. Ninguém queria ajudar ele.

Um dia, ele conseguiu um emprego. Não era bom, mas ele precisava tanto! Era para apascentar porcos. E quando foi colocar a comida para os porcos, ele estava com tanta fome que quis comer aquela lavagem!

Quanta tristeza aquele homem estava passando. Havia deixado a casa do pai por uma ilusão, uma mentira que atraiu os olhos dele. E ele descobriu isso da pior maneira.

Mas ele teve uma idéia: Lá na casa do meu pai, todos tem bastante alimento, até mesmo os empregados. Vou pedir para o meu pai deixar que eu seja um dos trabalhadores da fazenda. Eu fiz uma grande besteira quando deixei tudo para trás só para fazer a minha vontade. Não ouvi meu pai e não mereço nem ser chamado por ele de filho.

Então ele se levantou e começou a andar à caminho de casa. Caminhou bastante até chegar. Quando ainda estava na estrada perto de casa, seu pai o viu e correu para abraçar o filho. Muito feliz, seu pai deu um abraço bem forte, um beijo e disse: Meu filho, você voltou pra casa! Que alegria te ver!

O filho arrependido disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Não sou digno de ser chamado seu filho, mas deixa que eu seja um dos seus empregados.

E o pai disse para um dos seus trabalhadores: Traz uma roupa, vamos vestir meu filho, trocar essa roupa suja e rasgada por uma roupa nova. Põe nele o anel e sandálias novas nos pés. Traga um bezerro, mate-o para que possamos comer e nos alegrar! Meu filho que estava perdido, voltou! Estava morto e reviveu!

Jesus contou essa parábola para nos mostrar como é importante a gente escolher ficar perto de Deus, Nosso Pai. Vocês viram onde a desobediência pode levar uma pessoa?

Deus tem coisas muito boas pra nós, como aquele pai de família. Ele nos ensina coisas que nos fazem ter uma vida boa, Ele nos mostra o bom caminho... Mas as vezes, uma pessoa não quer dar ouvidos, prefere fazer a sua própria vontade e se afasta Dele, sai por aí atraído pelos convites ruins deste mundo, esquece tudo o que um dia aprendeu com Jesus Cristo.

Tudo o que Jesus nos ensina é para nos manter bem, em segurança. E se a gente entender isso não vai ter que sofrer para aprender.

O que podem ser esses convites ruins?

  • ·         Fazer coisas escondidas dos pais – se a gente esconde é porque sabe que é ruim.
  • ·      Aceitar coisas como cigarro, bebida, revistas de pornografia, conversas más sobre namoro (as novelas e desenhos ensinam isso, mas criança não pode namorar).


Os convites ruins são iguais ao da história, na hora que um amigo chama pra fazer parece ser muito legal, mas no fim produz muita tristeza. Todos ficam tristes, os pais, o filho, a família toda sofre.

Como eu vou saber o que é bom? Existe uma forma muito simples de saber que é sempre obedecer os seus pais, a Bíblia diz que obedecendo os pais estamos obedecendo a Deus. Quem não tem o pai ou a mãe, precisa obedecer a vovó, a tia, etc.

Pense sempre que Deus fala através do seu pai e da sua mãe, quando te derem uma ordem, não desobedeça. Deus vê isso e abençoa toda criança que é obediente.

Seja sempre uma boa criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário