12 de jan. de 2020

A FÉ SE CONTRAPÕE À UMA MENTE BRILHANTE? - Série: Deus Existe?


No meio ateu considera-se que pessoas inteligentes não creem em Deus, ou na Bíblia, ou em Jesus. Além de nomes de filósofos, cientistas, historiadores, arqueólogos e outros homens renomados que já foram citados nesta pesquisa, existem aqueles que saíram do ateísmo e passaram a crer. Conhecer a história da transição destes homens é bastante relevante neste momento.  Nesta lista estão:

·         Gilbert West (1703 – 1756), renomado poeta, estudou em Oxford. Tentando refutar a ressurreição acabou provando a si mesmo que Cristo ressuscitou dos mortos e escreveu o livro Observações Sobre a História e As Evidências da Ressurreição de Jesus Cristo.
·         George Lyttelton (1709 – 1773), autor, poeta e se tornou ministro da Fazenda. Tentou provar que Paulo não foi convertido como descrito na Bíblia. Contrariamente ao que propósito inicial, acabou escrevendo o livro chamado Observações Sobre a Conversão  Apostolado de São Paulo. O livro relata sobre as provas que Paulo realmente foi convertido e como isso evidencia a ressurreição de Cristo.
·         Albert Henry Ross (1881 – 1950) (Codinome Frank Morison), advogado, jornalista, romancista influenciado pelos ataques à Bíblia realizados pelo liberalismo teológico e pelo Darwinismo. Depois de se formar como advogado, começou a escrever um livro com o intuito de refutar a ressurreição. Ao contrário disso, acabou se convertendo ao cristianismo e escreveu um livro chamado Quem moveu a Rocha? em defesa à ressurreição.
·         Simon Greenleaf (1783 – 1853), professor de Direito na Universidade de Harvard, uma das mais célebres mentes jurídicas da história americana. Como professor de Direito, intentou expor a ressurreição como se fosse um mito definitivamente, mas de acordo com sua uma profunda análise concluiu que Jesus ressuscitou dos mortos e publicou Um Exame do Testemunho Dos Quatro Evangelistas Pelo Regulamento de Provas Administrado nos Tribunais de Justiça.
·         Viggo Olsen – era um cirurgião brilhante que se formou com honra na escola de medicina e depois se tornou diplomata do Conselho Americano de Cirurgia. Em 1951 foi desafiado pelos pais de sua esposa a examinar o cristianismo por si mesmo. Ele acreditou que encontraria erros científicos embaraçosos na Bíblia. Depois de examinar as evidências, Olsen tornou-se cristão, deixou a carreira e foi servir como missionário em Bangladesh.   
·         Josh McDowell – era um cético quando entrou na Universidade a fim de conseguir um bacharelado em direito. Achava que os estudos fossem a solução para seus problemas, mas não a encontrou. Foi no Campus que conheceu um grupo de cristãos que o desafiou a provar a farsa da fé conforme ele argumentava. Por acreditar que seria fácil demais refutá-los, aceitou o desafio e viajou pelos Estados Unidos e pela Europa para reunir evidências e escrever um livro sobre o assunto. À medida que pesquisava encontrava provas que concordavam não com sua tese, mas com a fé. Ele mesmo disse: “Depois de tentar quebrar a historicidade e validade das Escrituras, eu cheguei à conclusão de que ela é historicamente confiável. Se alguém rejeita a Bíblia como sendo confiável, então deve-se descartar quase toda a literatura da Antiguidade”.
·         Lee Strobel – formado em Direito pela Universidade de Yale, trabalhou para o Chicago Tribune como repórter investigativo, adepto ao ateísmo, foi confrontado pela conversão de sua esposa em 1979. O testemunho de vida da sua esposa foi o que o levou a pesquisar a fé, ele assim como os demais céticos queria provar que a fé era uma farsa. Para analisar as evidências levou num total de dois anos e utilizou o treinamento recebido em Yale somado ao que aprendera como editor de assuntos legais. Ao concluir suas pesquisas, tornou-se um cristão convicto de que a ressurreição é real e escreveu vários livros em defesa do cristianismo.
 (retirado do site: Heresia to fora)

O que estes e outros homens têm em comum? Todos eles buscaram as informações, pesquisaram e analisaram com cautela e imparcialidade os registros e documentos considerando os mesmos métodos para avaliar de outros documentos históricos. Esta foi a forma pela qual eles concluíram que a fé é verdadeira, a ressurreição tem base e Jesus Cristo é verdadeiramente o Filho de Deus.

C. S. Lewis também foi um cético que investigou as evidências e foi levado a crer. Ele argumentou a respeito de Jesus ter dito ser o Filho de Deus, no qual Ele caberia em apenas três situações: ou Ele era louco, mentiroso ou verdadeiramente o Filho de Deus. Em qual dessas condições você acredita que Jesus se encaixa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário