5 de jul. de 2020

Riquezas Espirituais da Herança dos Santos


Nosso objetivo neste estudo é falar a respeito de coisas espirituais, não visíveis à estes olhos físicos mas relatados pela Palavra e crido por aqueles que são mais dedicados ao Reino de Deus.

Diante deste estudo existem duas posições: aquele que como Pedro afundou nas águas sem acreditar, ou aquele que tem a fé que agrada a Deus o Pai descrita em Hebreus 11: 6. A fé é essencial para receber em seu coração o que vamos explanar aqui.

Iniciaremos o estudo sobre as riquezas espirituais da herança dos santos por este trecho:
Para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento Dele, tendo os olhos do entendimento iluminados, para que saibais qual é a esperança do seu chamado, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação do seu grande poder. Efésios 1: 17 a 19 BKJ.

Existe uma herança para os que são santificados, os que vivem na luz de Cristo. Toda essa herança foi derramada sobre nós por causa da boa vontade do Pai para conosco.

Quando Cristo disse: “Está consumado”, tudo o que fazia parte do plano de Deus foi dado a nós, foi trazido ao nosso alcance. Isso nos dá o direito de desfrutarmos de muitas riquezas espirituais preparadas por Deus para aqueles que creram em Jesus. Algumas coisas nós já podemos usufruir neste tempo presente e outras apenas na eternidade. Alguns exemplos:

A vida eterna é uma das coisas que Cristo nos entregou para começar a partir daqui (João 17: 3). Quando ela começa? No mesmo momento que os homens conhecem Jesus Cristo como Messias, e através de Cristo conhecem ao Pai, por único Deus verdadeiro. Este momento se dá aqui mesmo na terra.

A santificação da igreja pela Palavra de Deus (Efésios 5: 26 e 27), conforme foi trazido no último estudo.

Outra coisa dentre as que podemos desfrutar já neste tempo é ter o conhecimento sobre a pessoa de Deus o Pai, como está no texto citado.

Muitos cristãos não acreditam que isso seja possível, mas é como Jesus disse que há erro em não conhecer as escrituras. Veja que no versículo acima fica bem claro que se trata da vontade de Deus pra nós. Deus o Pai quer que seus filhos O conheçam e também que conheçam todas as suas coisas.

Parece algo muito simples, mas as pessoas têm medo de orar pedindo algo relacionado com isso. Por exemplo, é direito do cristão ter visões e revelações celestiais como Paulo e outros irmãos tiveram. Isso não tem a ver com dom ou com pessoas mais dignas que outras, só tem relação com ler a Palavra, compreender e colocar em prática. Quando a pessoa compreende que Deus o Pai deseja ser conhecido por nós e revelar suas riquezas, então começa a buscar por isso fazendo por meio da fé.

Nós podemos ter experiências com o Pai para aprender mais sobre Ele, sobre o Reino, a Palavra, etc. Tudo isso faz parte de uma riqueza espiritual preparada para aqueles que são de Cristo.


Riquezas celestiais

Mateus 6: 19 a 21 - Por que é tão importante falar das riquezas espirituais? Em termos terrenos, se você mostra algo de muita beleza para uma pessoa, bem provavelmente ela vai passar a desejar aquilo. Agora, se para esta mesma pessoa, for mostrada uma riqueza muito maior, ela vai deixar a primeira riqueza pela segunda.

Os cristãos trocam as riquezas do mundo quando passam a perceber a superioridade que há herança preparada por Deus para nós. Porém alguns ainda não a notaram porque falta fé no que lê.

Em breve todo o dinheiro que as pessoas suam tanto pra conseguir não vai valer nada, em breve as residências, empresas, bens, serão apenas de um único dono.

As riquezas eternas não são alcançadas por ladrões, nem as traças as consomem. A casa que teremos no céu não vai sofrer a ação do tempo e precisar de reforma, não vai quebrar um encanamento aqui, uma torneira ali etc.

Aqui nós temos que vender para comprar, lá não vai existir esse sistema corrupto. Lá o alimento é gratuito e farto.

Pelas quais nos são concedidas grandíssimas e preciosas promessas, para que através destas possais ser participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção do mundo, através da concupiscência - 2 Pedro 1: 4 .

Por que o cristão precisa pensar nas riquezas celestiais? Tendo compreendido que somos participantes do que Deus preparou para nós, coisas que são bem maiores e melhores do que as que vemos, nós só desejaremos aquilo que for mais excelente. Quanto mais pensamos no céu, menos desejamos as coisas da terra.

Tudo o que desejamos em nossos corações tem poder sobre os nossos pensamentos. Richard Baxter diz que um coração que está constantemente ligado ao céu é a maior evidência de que a graça salvadora alcançou aquela pessoa. Ele tem toda razão em pensar assim, pois amar o Reino do céu significa que deixamos o amor ao mundo.

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:53

Paulo fala que teremos um novo corpo, mas não é só isso. Esse novo corpo não tem nele a corruptibilidade.  O que isso significa? Aquele que é velho aqui na terra, será rejuvenescido porque neste novo corpo não há velhice. Enfermidades e dores não vão entrar naquele lugar. Óculos não serão necessários. As crianças vão poder brincar livremente porque não vão se machucar nem vão correr perigos. Todos os que forem revestidos por esse novo corpo jamais passarão de novo pela morte, e viveremos com os santos sem ter que nos separar jamais deles.

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

Por que Jesus disse isso ao ladrão da cruz? Jesus sabia que ainda ia ressuscitar e passar 40 dias na terra e só depois ascenderia ao Paraíso. Esta é a evidência que o dia no Paraíso dura eternamente. No céu não existe noite para intercalar os dias, há um só dia. Não existe cansaço físico, não precisaremos dormir como fazemos aqui. Não existirá o escuro da noite, apenas luz, apenas dia.   

A palavra paraíso dita por Jesus aqui e pelo apóstolo Paulo lá em 2 Cor. 12: 4, no grego pode ser traduzida por um jardim prazeroso. O prazer pode vir da beleza, das árvores frutíferas e de muitas outras coisas que o Pai preparou para nós desde antes da fundação do mundo.

Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17

Quando estiver triste ou aflito, se lembre que em breve vamos morar eternamente com Cristo. Esta riqueza precisa fazer nosso coração romper qualquer tristeza.

Teremos tempo para abraçá-Lo, pra conversar, perguntar, agradecer, chorar, fazer qualquer coisa que o nosso coração desejar! E saber que estaremos o tempo todo perto Dele, nunca mais existirá nenhuma distância.

Quero falar agora um pouco com relação à nossa entrada no céu, para que nossos corações tenham uma breve noção de como será naquele grande dia!

Quando estiver entrando a multidão de santos arrebatados naquele lugar, então ouviremos: Então, dirá o Rei aos que à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo - Mateus 25:34

Então seremos conduzidos à uma sala onde serão apresentados e coroados todos aqueles que desejaram ardentemente a vinda de Jesus levando o Evangelho do Reino de Deus para que se cumprisse o que estava predito na Palavra – 1 Pedro 5: 2 a 4 e 2 Timóteo 4: 8.

Como comemoração das bodas haverá um banquete no qual o próprio Jesus nos servirá – Lucas 12: 37.

Um comentário:

  1. Bom dia Cibele, a Paz do Senhor Jesus!
    Eu gostaria de receber esta e outras Palavras no meu email :)

    glaubersoares13@hotmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário