15 de nov. de 2020

Enchei-vos do Espírito Santo

 Este estudo tem por objetivo fazer com que você passe a orar para ser cheio do Espírito Santo e aquele que já ora por isso que continue.

“Deus eu quero ser cheio do teu Espírito.” “Pai, enche-me do teu Espírito Santo”.

O Novo Testamento é repleto de informações a respeito do Espírito Santo. O encontramos nos Evangelhos, quem quiser entender muito sobre o Espírito Santo pode ler João capítulos 14 a 17. No livro de Atos, a descida do Espírito Santo no capítulo 2 e depois a atuação do Espírito sobre os cristãos. Nas cartas de Paulo como Coríntios e Efésios. O testamento nos dá vasta fonte para conhecermos sobre o Espírito Santo.

Nós temos pregado ao longo dos anos a seu respeito: 

Pregamos aqui sobre os vários nomes que Ele recebe no novo testamento como Espírito de Cristo, Espírito da Graça, Espírito Santo, Consolador, Espírito da Verdade, Espírito Eterno e Espírito da Glória de Deus. Todos estes nomes se referem à Ele, e todos dão a conhecer suas características e suas ações.

Pregamos que Ele é a vida de Jesus dentro de nós, o agente que opera a nossa comunhão com Jesus Cristo. Que ao buscar Jesus Cristo, recebemos em retorno o Espírito Santo.

Vimos também que assim como os discípulos não compreendiam a Palavra antes de ter recebido o Espírito, assim também acontece conosco.

Pregamos sobre a ligação da Palavra e do Espírito, quando ouvimos a Palavra, nós recebemos o Espírito Santo. É por isso que é muito importante quando a pessoa sente algum tipo de angústia que ela mergulhe na Palavra de Deus até que aquela opressão saia.

Pregamos sobre a existência do Espírito Santo dentro de nós como a seiva da videira que sai do tronco e passa pelos galhos nos trazendo vida e nos faz dar frutos, mas também falamos sobre de que maneira podemos extinguir o Espírito Santo de nós.

Pregamos sobre o cuidado que o Espírito Santo exerce tem conosco, do qual a Bíblia diz que Ele conhece aquilo que nos falta espiritualmente e vai ao Pai interceder para que nos seja dado. Ele cuida para que sejamos completos, para que cresçamos espiritualmente.

Depois de todos estes estudos, Deus o Pai trouxe um alarme ao meu coração dizendo sobre a importância de neste momento pregar à respeito. Por sua vontade Ele tem conduzido estudo a estudo. Agora que estamos vivendo nos últimos dias, a cada estudo eu me pergunto será que haverá um próximo? E sobre o que Deus quer falar?

A alguns dias atrás recebi da parte de Deus uma instrução para orar pela igreja sobre a terra baseando-me na parábola das 10 virgens, pedindo para que sejam cheios do Espírito Santo. E Ele me dirigia a pedir isso por vários dias. E agora percebo o agir de Deus. Creio que outras pessoas vão se levantar para pregar essa necessidade nestes dias.

Para que o estudo seja objetivo, não vou voltar em muitas coisas que já foi falado. Mas eu tenho à disposição de quem quiser, os estudos anteriores por escrito. E fiz esta imagem com alguns textos que você pode ler e aprender a respeito do Espírito.

Efésios 5:18 b – O apóstolo Paulo, dotado de inteligência espiritual, um homem de muita oração, cheio de revelações de Deus nos deixou esta orientação: “Enchei-vos do Espírito”. Não quero exaltar Paulo, mas eu preciso chamar a sua atenção para a importância dessa orientação.

Por que precisamos ser cheios do Espírito? Este estudo todo vai se basear nesta pergunta.

Todos os estudos anteriores caberiam aqui, com certeza. Porém quero falar sobre aquilo que essencialmente é trazido a nós pela presença Dele nos nossos corações, vamos ler Gálatas 4: 6.

Quando Paulo diz que o Espírito nos leva a clamar pelo Pai, não está dizendo apenas sobre o clamor de oração. Isso também, mas está dizendo sobre uma real necessidade do Reino de Deus na nossa vida como um todo. 

O Espírito Santo de Deus, chamado aqui como Espírito de Cristo, opera dentro de mim e de você a necessidade de buscar Deus, de estar perto de Cristo, de ouvir uma pregação, de orar mais, de desejar ter experiências sobrenaturais, de aprender mais sobre a Palavra de Deus, de estar conectado ou de se reconectar ao Reino de Deus. Ele também coloca em nossos corações alguma direção de intercessão por pessoas ou situações à nossa volta.

(testemunho mãe e pai sobre pneu) Intercessão vinda pelo Espírito. Essas coisas acontecem quando estamos ligados ao Reino de Deus.

O contrário também é verdadeiro, existe um outro espírito que nos liga ao mundo. Quando esse espírito nos  domina o resultado é que só temos desejo pelas coisas do mundo – Tiago 4: 4 e 5. Isso não diz respeito apenas ao que é pecado, mas também diz respeito à coisas aparentemente inocentes mas que operam todo tipo de distração. Paulo, em 2 Cor. 5: 15 diz que Jesus morreu por nós para não para vivermos pra nós, mas para vivermos por Aquele que morreu e ressuscitou por nós.

Pegando emprestado um exemplo do pastor Douglas Gonçalves, ele disse: O que vai revelar o meu amor pela minha esposa não é o sim que eu disse pra ela, mas são os nãos que eu digo por causa dela. Assim é o Reino de Deus para aquele que busca o Espírito Santo. E ele ainda deu alguns exemplos como:

“Dormir até mais tarde” – as pessoas sempre dizem: eu trabalho, não tenho tempo pra orar, pra ler a Bíblia. Eu tenho filhos, eles fazem barulho... Não é pecado dormir, mas sua prioridade vai revelar seu amor pelo reino de Deus.

“Estar sempre conectada no último lançamento de um filme, ou assistir os 300 capítulos de uma série”

Embora não seja um pecado, as pessoas não abrem mão dessas coisas para orar. Não deixam de estar com a família, pela mesma razão. Tudo é questão de prioridade.

Se você quiser ter o Espírito Santo dentro de você, terá que dizer muitos nãos. Ou vai continuar não tendo tempo para buscar Jesus e vazio.

A oração, a Palavra de Deus, e todas as formas de buscar Jesus nos enchem do Espírito. E quanto mais tempo dedicamos ao reino de Deus, cresce o desejo por Ele e mais sentimos a necessidade de nos aplicar a ele. Enquanto O buscamos, nós o desejamos. Mas se não O buscar como sentiremos necessidade pelo Reino de Deus?

Essa necessidade de mais e mais que brota lá dentro não é algo pesado, ao contrário, é um sentimento forte que só traz coisas boas. Ele traz alegria, paz e traz o desejo por caminhar segundo a Palavra de Deus em obediência (Romanos 14: 17).  

Jesus usa a figura do fogo para falar do Espírito Santo. Quem já passou pela experiência de ascender uma fogueira sabe que ela precisa ser mantida adicionando mais lenha para queimar. Se hoje temos o Espírito e não obedecemos a este chamado para continuar buscando, logo o fogo se apaga.  

Alguém pode pensar “Eu não sei se tenho o Espírito Santo”. Então quais são as evidências de que o Espírito Santo está em mim?

Muitos pensam que a evidência do Espírito é o dom de línguas. Um exemplo pra ficar bem fácil compreender é: imagine um sítio onde passa um ribeiro, na beira do rio estão árvores frutíferas variadas. Aplicando este exemplo ao Reino de Deus, o ribeiro é o Espírito, a bananeira o dom de línguas, a macieira é o dom de profecia, a jabuticabeira o discernimento dos espíritos e assim por diante.

Deus o Pai nos dá o direito de pedir qualquer dom que quisermos, segundo Paulo na carta de 1 Coríntios 12: 31. E mais! Podemos até receber algum dom e ficar com ele até o fim, mas perder a salvação

Como é isso? Se uma pessoa é crente e busca a Deus, pede um dom e Ele dá. Porém essa pessoa se esfriar, Deus não tira o que Ele já deu, isso está escrito em ROM. 11: 29. Pessoas que acreditam que perderam um determinado dom porque cometeram um pecado, estão aceitando a acusação do inimigo.

O contrário é quando uma pessoa mantém acesa a chama do Espírito Santo, ela não perde a salvação. Falaremos do quanto o Espírito Santo e a salvação estão juntos daqui a pouco. 

Falamos o que não é evidência do Espírito em nós. Agora vamos falar do que é evidência.

São muitas evidências como os frutos do Espírito, algo que é natural quando a pessoa O tem em sua vida. Outra Evidência é a sede pelas coisas de Deus como já falamos.

Mas vamos falar de uma especial que está em Atos 1: 4 a 8. Jesus prediz o que aconteceria com os discípulos 10 dias após a sua ascensão ao céu sobre a descida do Espírito Santo. Se eles tivessem entendido ali na hora, poderiam ter perguntado: mas pra quê, Jesus? E Ele responderia justamente o que está no versículo 8.

O Espírito Santo transforma pessoas tímidas, medrosas em corajosos e ativos para levar o Evangelho por muitos lugares. O Espírito nos dá coragem e ousadia para testemunhar de Jesus e amor pelas vidas. Ele nos faz entender que viver sem conhecer Jesus é uma miséria e por amor às vidas Ele nos impulsiona a falar de Cristo aos cativos deste mundo.  Conforme está escrito em ROm. 5: 5, a medida que o Espírito Santo estiver no seu coração é a medida que você amar as vidas e a medida que tiver o desejo de testemunhar Jesus.

A segunda evidência é o seu próprio coração, vejamos Efésios 5: 18 a 21. Paulo diz sobre um coração cheio de gratidão e expressões de gratidão a Deus com palavras que O louvam. Algumas vezes nós vamos orar com o coração explodindo de alegria por algo da parte de Deus e nós ficamos apenas agradecendo ou agradecemos por um bom tempo antes de pedir. Esse sentimento que nos leva a reconhecer as obras de Deus em nós vem do Espírito.

Um coração cheio do Espírito mesmo nas situações mais difíceis é capaz de se sujeitar a vontade de Deus com alegria. O exemplo de mártires que consideravam ser honrados por Deus quando eram levados ao martírio. Me lembro do caso de uma mulher que foi julgada segundo as leis da igreja católica e pouco antes da execução revogaram a acusação. Ela se entristeceu porque achou que Deus não a tinha por digna, então ela orou por algum tempo dizendo: Senhor, eu quero morrer por ti. E algum tempo depois ela foi novamente sentenciada à morte.

A algum tempo atrás, vi uma reportagem de um pastor que foi sentenciado ao enforcamento num dos países muçulmanos. E a imagem dele caminhando até a corda era dele sorrindo com um sorriso de corpo e alma. Quem é capaz de operar isso dentro das pessoas? Essa paz que excede todo o entendimento é dada por meio do Espírito Santo em nós.

A terceira evidência está em João 16: 8 e 9 Jesus aqui alia o pecado a não crer Nele. Esta semana estava lendo um pedacinho da biografia de David Brainerd, e pra quem ainda não me ouviu falar sobre ele, Brainerd foi um homem que amou os índios e gastou sua vida por eles. Ele era um homem que estudava muito a Palavra, orava por horas e horas a fim de interceder para que os índios se convertessem e fazia muitos jejuns embora a sua saúde fosse muito frágil.

Ele corria de tribo em tribo para levar o Evangelho e certa vez, numa dessas tribos ele começou a pregar a Palavra de Deus. Um índio veio até ele e contou que estava sendo incomodado pelo seu pecado: o índio enxotou sua primeira esposa e estava vivendo com outra (isso era um costume deles). O índio ouviu a Palavra e creu que estava no pecado porque a primeira esposa não tinha cometido adultério.

Ele creu em Jesus e foi convencido do seu pecado. Sentindo então que o pecado poderia afastá-lo de Jesus, ele decidiu se reconciliar com a primeira esposa, ela o aceitou de volta e eles voltaram a viver como marido e mulher prometendo se respeitar até o fim da vida.

O Espírito Santo age nos convencendo que a Palavra é a verdade e que precisamos estar nela, Ele nos faz crer nas Palavras de Jesus. Todo aquele que tem o Espírito Santo tem o chamado para andar segundo a Palavra. Por causa disso, Ele é chamado de Espírito da verdade, porque traz a Palavra para dentro de nós. 

A medida que o Espírito Santo é derramado dentro de nós, é como se as fichas fossem caindo. É claro que isso acontece mediante a pessoa abrir o coração. Sem o Espírito Santo não é possível enxergar nem a si mesmo, sua condição de vida e pecados. Nós vemos aqui uma certa semelhança com o efeito da graça, sim! Ele é o Espírito da Graça.

 

Qual é a importância de estar cheio do Espírito Santo nos últimos dias da igreja sobre a terra?                    

O Espírito Santo é o que nós precisamos ter no momento em que Jesus vai chamar a sua igreja para a eternidade.

Efésios 1: 13 –  ouvindo e crendo (confirmando o que estudamos antes) no Evangelho, recebemos o Espírito Santo. Ele é nós significa estar selado. Este selo tem um significado de posse.

Vamos dizer que Deus nos olha e diz: este é meu. Isso acontece porque o selo Dele está sobre nós.

Efésios 4: 30 – selados para quê? Para o dia que este corpo corruptível será transformado em corpo incorruptível. O dia que Deus resgatará aquilo que já é Dele para morarmos para  sempre com Ele no céu.

Mateus 25: 1 a 13 – Está aqui a parábola que fala da igreja e apenas da igreja para os nossos dias, os dias do arrebatamento.

As virgens prudentes são as pessoas que dizem não ao mundo para dar sua prioridade a Cristo, são pessoas que estão de pé diante de Deus por suas orações, que obedecem a Palavra, jejuam e se preocupam em realizar a vontade de Deus o Pai. Por isso elas são cheias do Espírito Santo representado pelo azeite. Elas tem azeite suficiente até o momento de encontrar o noivo.

v. 8 - As virgens loucas, de acordo com o versículo 8, tinham o azeite mas perto do noivo chegar a parábola mostra que ele está no fim. São pessoas que conhecem a Palavra e até já tiveram alguma experiência com Deus, talvez tenham recebido dons e testemunhos, tiveram alguma participação com o Reino de Deus mas que neste momento renderam suas vidas ao espírito do mundo. Neste momento estão tão distraídas e confortáveis com tudo o que é oferecido à esta geração. Essas pessoas não tem tempo para buscar Jesus de forma que o Espírito Santo permaneça nelas.

Que pena é ver pessoas assim, tão perto de Jesus chegar. O sistema do mundo é todo feito para ocupar nosso tempo e atrair nosso coração. Quando você menos percebe, a comunhão com Jesus tornou-se em último lugar na sua lista de prioridades.

 v. 9 – Irmãos, é bem verdade que podemos interceder uns pelos outros para que a igreja de Cristo seja cheia do Espírito Santo, mas cada pessoa deve ter sua comunhão com Jesus preservada acima das ofertas de distrações do mundo. Essa é uma escolha totalmente individual, pois não se pode dividir o Espírito com uma pessoa. Cada pessoa é responsável por abrir o coração e pedir com sinceridade a Deus Pai: “dá-me do teu Espírito Santo”.

A primeira oração do nosso cronograma, a oração das 6 da manhã tem o propósito de cada um orar por si mesmo. Lembre-se de orar por isso, se necessário escreva e pendure o lembrete onde você enxerga. Peça, porque Deus o Pai responde orações.

A porta vai se fechar em breve (v. 10).

(testemunho visões) O propósito de contar essas coisas é para mostrar quão perto está.

Será muito triste para aqueles que ficarem.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário