23 de dez. de 2012

O amor de Deus, a graça de Cristo e a comunhão do Espírito Santo.


Amados em Jesus Cristo, segue um pequeno estudo da Palavra de Deus para nos fortalecer com o alimento proporcionado pelo Espírito Santo.

Baseado no versículo que diz: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Corintios cap. 13 v.13.

O que quero mostrar com este estudo é a verdade que consta neste versículo e que muitas vezes passa despercebida. Ele fala da graça, do amor e da comunhão onde a Trindade atua como mostrarei a seguir.

· A GRAÇA
O versículo relaciona a graça ao Senhor Jesus Cristo porque realmente Ele é o responsável pela graça ter chegado à nossas vidas. A graça era a vontade do Pai pra nós mas Cristo foi quem a validou pra nós vivendo sem pecado e dando seu sangue puro e imaculado por nós, por tal fato o autor de Hebreus denomina Cristo como mediador da eterna salvação - Hebreus cap. 9 v. 11 a 15 (este texto é tremendo!).

· O AMOR
O amor por nossas vidas foi manifestado por Cristo sem dúvida nenhuma, entretanto Ele mesmo deixou claro que esse amor vinha do Pai, passava por Ele e chegava até nós os quais somos o objeto desse amor. Você pode encontrar este fato em João cap. 16 v. 27, João cap. 14 v. 21 e 23, 1 João cap. 4 v. 15, 16 e 19, e em 2 Corintios cap. 5 v. 18 e 19 este último fala no que diz respeito ao amor do Pai que estava em Cristo na vida e na cruz, sentimento responsável que moveu Cristo a nos resgatar - Colocenses 1 v. 13 a 15.

· A COMUNHÃO
Para explicar essa parte do estudo quero mostrar dois versículos que dizem assim: (Jesus falando) Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o príncipio. João cap. 15 v. 26.

O que chama atenção neste versículo entre tantos outros que poderiam ser usados para falar da comunhão é que ele mostra que o Espírito Santo seria responsável por nos conduzir na verdade e testificar, ensinando e trazendo para as nossas vidas a relação de intimidade com Cristo.

Perceba que Jesus fala aos discípulos "estivestes comigo desde o principio", Ele fala isso para todos os discípulos (Pedro, João, você, eu e todos quantos desejarem o Reino de Deus). Pode haver uma dúvida neste momento sobre como você se tornou testemunha desde o principio se não esteve com Ele durante sua vida? Nós também tivemos a chance de conhecê-lo, de conhecer seus passos em seu ministério desde o principio através dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. E exatamente a pessoa do Espírito Santo foi responsável em nos fazer entender (proporcionou a revelação) sobre a vida de Cristo na Terra e tudo mais sobre Ele, veja isso em João cap. 16 v. 12 a 15.

A comunhão com Cristo não terminou no momento de sua ascensão para a glória, Cristo disse que através de seu Espírito, estaria conosco até a consumação dos séculos em Mateus cap 28 v. 20. Contudo, o Espírito Santo atua como uma ponte entre Cristo que habita na glória a direita do Pai e nós aqui na terra. Veja claramente essa descrição em 1 João cap. 5 v. 7 e 8, o Espírito Santo é mostrado no texto como o agente que atua tanto no céu quanto na terra pelo seu papel em trazer para perto de nós a presença de Cristo.

Espero que tenham sido tremendamente abençoados com essa Palavra.

Fiquem todos na paz e na alegria que Cristo dá. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário