21 de jul. de 2013

Batismo

A Paz do Senhor Jesus Cristo e a sua graça estejam com todos os irmãos.

Antes de falarmos sobre o batismo quero trazer uma figura que explica a importância do batismo na vida do cristão. Pense em uma construção de uma casa, ainda na fundação, ela é responsável pela sustentação das paredes. Se a fundação não é bem feita a construção toda pode vir a cair. Assim como há essa fundação em uma construção também há rudimentos na Palavra de Deus para alicerçar a vida do cristão de forma segura.
Leia o texto de Hebreus capítulo 6 v. 1 e 2. Os rudimentos são responsáveis por dar sustentação ao nosso crescimento, não devemos ficar nos rudimentos mas ir além. Porém na formação de um discípulo é indispensável entender e cumprir os rudimentos.

·         Arrependimento das obras mortas – obras do passado de quando não se tem Jesus!

·         Fé em Deus através do Senhor Jesus Cristo

·         Doutrina dos batismos, são dois: Águas e Espírito Santo

·         Imposição das mãos – exemplo: oração pelo doente

·         Ressurreição dos mortos – garantia que Cristo nos deu (postagem anterior neste blog).

·         Juízo eterno – quem nos ensina é o Espírito Santo, há um Reino de glória preparado aos que nessa terra tomaram a sua cruz e seguiram Jesus, por outro lado aqueles que negam o Senhor Jesus estão destinados ao sofrimento eterno.

Batismo - Baptism vem do grego e quer dizer imersão. 

O batismo assim como a santa ceia não é um símbolo, é realidade espiritual pra nossas vidas. Ensinar que o batismo e a santa ceia são símbolos é um pecado que pode destruir vidas.

Porque ele é rudimento?

Marcos 16 v. 16 – Crer no Senhor Jesus Cristo e ser batizado para ser salvo; é condição para a salvação. Para ver isso acontecendo leia sobre Felipe e eunuco  em Atos 8 v. 26 a 36.

O batismo está ligado ao arrependimento. Quando encontramos Jesus a primeira atitude que temos é o arrependimento dos nossos pecados. João Batista foi o primeiro a ensinar sobre o batismo e a pregação dele era: “Arrependei-vos e sejam batizados”. Interessante que na lei não havia o batismo. Mateus capítulo 3 v. 1, 2, 6, 11. Outro exemplo é o de Saulo que não acreditava que Jesus era o Filho de Deus, quando encontrou com Jesus à caminho de Damasco, creu, se arrependeu de seus pecados e foi batizado, isso está em Atos capítulo 9 v. 18.

O batismo lava os pecados. Atos capítulo 22 v. 16 Isso acontece quando me arrependo tenho o desejo de ser lavado. Isso acontece através do batismo. 1 Pedro  capítulo 3 v. 21 “indagação de uma boa consciência para com Deus”- olhando para Jesus percebo que meus atos do passado não foram bons, preciso apagar este passado. O batismo proporciona isso, passar a limpo a nossa vida!

Para passar pelo batismo é preciso ter consciência do pecado e arrependimento, por isso não se deve batizar um bebê.

Jesus é santo e Ele também foi batizado – Mateus capítulo 3 v. 13 ao 17. Jesus passou pelo batismo para nos ensinar com o exemplo, para que se cumpra em nós a justiça de Deus, ou seja, para que seja cumprida a vontade de Deus em nós.

O batismo é a ligação com a morte e a ressurreição de Cristo Romanos capítulo 6 v. 4 e 5. O batismo é quando nós passamos pela morte e ressuscitamos para a vida eterna com Cristo, com o batismo já não passamos mais pela morte, no dia de fecharmos os olhos carnais, nós adormecemos aqui e acordamos lá!

Que este estudo possa ter lhe ajudado a se decidir por Cristo, e também ajudado àqueles que precisam ensinar sobre o batismo a outros. Fiquem com Deus Nosso Pai que nos ama, na graça do Senhor Jesus Cristo e na comunhão do Espírito Santo de Deus! Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário