25 de fev. de 2014

Relacionamentos 2


A paz do Senhor Jesus Cristo, segue mais um estudo para quem precisa ser abençoado em seus relacionamentos. Peço desculpas pelos erros de digitação ou outros, escrevi rapidamente.

João capítulo 2 versículos 1 a 12: Uma festa de casamento e durante a festividade acaba o vinho. Jesus então opera um milagre transformando a água em vinho. Porém o que chama a atenção aqui não a atitude dos noivos, como diz no versículo 2 eles convidaram Jesus para sua festa de casamento.

Nós precisamos convidar Jesus para todos os nossos relacionamentos, através da oração.  Pedir a benção do Senhor Jesus nos nossos relacionamentos.

Algo interessante de se notar é que todos os relacionamentos da nossa vida tem como centro uma só pessoa, eu. Veja: mãe, pai, irmãos, amigos, filhos, vizinhos, colegas de trabalho, etc; estão todos em volta de uma única pessoa, eu. Então eu preciso ter a atitude de orar para que através dessa pessoa que está no centro as coisas possam ser diferentes, as minhas atitudes para com as pessoas a minha volta precisam ser melhores. É esse o momento exato da oração, orar é reconhecer que não sou suficiente bom pra me relacionar e que preciso de Cristo pra isso.

Como o Senhor Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer. Realmente, sem Cristo na nossa vida nós não sabemos conduzir as coisas, e neste caso em especifico podemos ver que  os nossos relacionamentos precisam ser abençoados.

Outro momento João Batista fala: Que Ele (Jesus) cresça e eu diminua. O jeito de tratarmos as pessoas precisa diminuir e precisamos aprender com Jesus um jeito novo de nos relacionarmos. Seguem alguns princípios de Jesus que podemos aplicar nos nossos relacionamentos então:

Oração

Orar pelos relacionamentos pode atuar como um remédio sobre o que já passou (amarguras, ressentimentos, marcas do passado, revoltas, etc), mas também pode atuar na prevenção, antecipando para não ter problemas no futuro, por exemplo, quando um pai e uma mãe ora pelo seu relacionamento com seus filhos que estão crescendo. Então pedimos: “Senhor, põe tua mão aqui”.

Perdão

A convivência sem o perdão é impossível. Duas amigas precisam se perdoar se quiserem conviver muitos anos. O mesmo acontece num casamento.

Jesus nos ensina a perdoar para ser perdoados. Assista o vídeo (usamos o exemplo do perdão que vai de 6 a 17 minutos no vídeo): http://www.youtube.com/watch?v=vN4XTJKbHW8

Mateus capítulo 18 versículo 32 a 35. O Pai já nos perdoou, devemos semelhantemente perdoar os outros ou, como o texto mostra, seremos cobrados. É bem mais fácil perdoar do que ser cobrado pelos atormentadores como mostra no texto.

Nós devemos perdoar por três motivos:

  • Porque já fomos perdoados pelo Pai;
  • Para deixar a vida da pessoa livre para receber Jesus, como no exemplo de Estevão e Saulo. Estevão perdoou Saulo e por isso Ele recebeu Jesus. Assim como Jesus disse: Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu, tudo o que desligares na terra, será desligado no céu. Nós temos que ligar vidas no céu.
  • Perdoar porque Cristo levou o nosso passado para a cruz, o passado de todos nós. Se Deus o Pai não nos classifica por um erro do passado, porque nós agiríamos assim com os outros? 2 Corintios capítulo 5 versículo 17. Esquecer o que ficou pra trás é agir segundo a graça.

Servir

Veja o exemplo de Jesus: Lucas capítulo 22 versículos 24 a 30.

Jesus estava fazendo uma comparação para mostrar que nos servia. Ele nos serviu de duas maneiras:

  • Ele viu a necessidade de pagar o preço por nós, pois só Ele que é Justo poderia fazer isso, então Ele cumpriu, deu seu sangue por nós, o sangue de um Justo.
  • Ele também viu que nós precisávamos de um referencial para olhar. O mundo estava em trevas, todo o mundo, as pessoas não tinham uma direção. Então Cristo foi esse referencial, esse exemplo a ser seguido.

Na verdade, Cristo não só nos serviu, mas ainda nos serve. Quando oramos, pedimos a Ele que abençoe a saúde de uma pessoa, e Ele simplesmente vai até essa pessoa e abençoa, então Ele até hoje nos serve quando realiza o que pedimos.

Todo cristão é chamado para servir, todo cristão é chamado para ser exemplo para que os outros percebam que é possível viver em Jesus! No mundo de hoje as pessoas não acreditam nisso, é por isso que Cristo diz: Quando eu voltar, porventura acharei fé na terra?

Ser exemplo é difícil, exige sacrifício! Porque ser exemplo é cruz, e Cristo disse: Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

O pai e a mãe servem os filhos através do exemplo. Os pais podem estabelecer um referencial para onde os filhos devem olhar. Veja: “O meu pai, antes de tomar uma decisão, ora a Deus e pede direção”. Na primeira situação que surgir que exija uma decisão, essa criança vai orar antes. Ou ainda, “a minha mãe sempre pede a ajuda de Jesus nos problemas” a criança vai se lembrar de pedir ajuda a Jesus quando estiver com problemas.

O marido e a esposa também são capazes de servir um ao outro com exemplo, vida de testemunho.

Nós precisamos orar ao Pai para abençoar o nosso relacionamento, tirar toda a ignorância, todo o sentimento de superioridade onde pensamos que os erros estão sempre no outro. Só Jesus pode nos ensinar a servir, a ser humilde, a aceitar a opinião do outro, só Jesus pode mudar o nosso “jeitão de ser” e quem quiser essa mudança precisa orar.

No mundo se prega que “o mundo é dos espertos” e está cheio de esperto se dando muito mal, porque o Reino de Deus que é justiça, alegria e paz pertence aos humildes, pertence àqueles que amam seu próximo. Sacrificar-se em ser exemplo está ligado ao amor de Cristo pelas vidas.

As palavras

Efésios capítulo 4 versículos 25 a 27

O versículo está dizendo que se ficarmos bravos para não falar, fechar a boca. Quando falamos a ira aumenta, é a brecha que o inimigo quer para tomar conta da situação. Das discussões saem as marcas, as revoltas, as amarguras, os ressentimentos, etc.

A falsa impressão é que numa discussão, aquele que ofende mais é quem sai ganhando. Não é verdade, ninguém ganha numa discussão!

Melhor é perdoar do que esbravejar.

Orar é a solução para todos os nossos relacionamentos.

 

 Que a paz do Senhor Jesus Cristo que excede todo o entendimento esteja sobre sua vida. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário