8 de mar. de 2014

Amor ao próximo 2


Amados irmãos pelo mundo, sou grata ao Senhor Jesus Cristo pela alegria que há em compartilhar a Palavra de Deus colocada nos nossos corações.

Pra quem quiser entender um pouco mais sobre o assunto, há outro estudo com o mesmo título que complementa este estudo.

Para falar do amor de Deus o Pai revelado em Jesus precisamos ler e entender as palavras escritas pelo apóstolo João, o qual foi capaz de registrar o que aprendeu com o Senhor Jesus Cristo. Em 1 João capítulo 1 versículo 1, o apóstolo João disse que suas mãos tocaram na Palavra, ele está dizendo que suas mãos tocaram no Senhor Jesus que é a própria Palavra de Deus encarnada. Disso vem a explicação por tudo o que ele descreverá em seus livros, da obediência, da fé, da comunhão com Deus e em tudo isso, do amor.

João andando por três anos com Jesus, noite e dia como um verdadeiro discípulo, viu Cristo operar milagres, O viu fazer jejuns, O viu orar, O viu visitar pessoas, O viu ensinar, e João foi o único dos discípulos que O viu ser crucificado.  Então João aprendeu e escreveu sobre aquilo que viu e absorveu de Cristo. O que João percebeu foi que todas essas coisas que Cristo fez foi por amor a ele e por amor aos outros, aprendendo essa lição João entendeu que deveria passar a diante a mensagem de que tudo o que Cristo fez foi por amor e que nós devemos seguir os mesmos passos de Jesus. Por isso, o discurso de João se baseia em: Amai-vos uns aos outros.

Os livros de João falam de perdão dos pecados, fala de dar testemunho (ser uma vida de exemplo para outros), de não amar as coisas do mundo para manter nosso coração com foco em Cristo, fala de fé, fala de obediência, porque tudo está ligado ao amor, veja:

  • Cristo deu o exemplo de perdão até mesmo aos que O estavam crucificando. Jesus amou até mesmo aqueles que judiaram de sua carne.
  • Com Jesus, João aprendeu que não devemos fazer algo que escandalize o nosso irmão.
  • João presenciou quando aconteceu o milagre envolvendo o centurião. Este milagre me ensina que o centurião só procurou Jesus para curar seu empregado porque amava a vida dele, talvez se o próprio centurião estivesse doente não teria procurado por Jesus, mas fez isso porque amou seu empregado. A fé está ligada ao amor, perceba que quando amamos alguém nós oramos por essa pessoa, fazendo da mesma forma que o centurião.
  • A obediência está ligada ao amor, não obedecemos à Palavra de Deus sem amá-lo.

Todas estas coisas, João aprendeu na caminhada desses três anos com Cristo e passou a ensinar a outros por onde passava, dizendo: “amem-se uns aos outros”. Para o professor João, no amor estão concentrada todas essas coisas. E sabemos que ele está certo.

Por causa do amor de Jesus em nossas vidas pelo próximo, João escreveu: Mas se andarmos na luz como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado. 1 João capítulo 1 versículo 7.

Certa vez, presenciei um estudo de um pastor muito amado sobre o amor, e ele levou uma estatística muito interessante que revela: vive 15 anos a mais o casal que se cumprimenta com um beijinho antes de sair. O amor de Cristo não tem relação com o amor que conhecemos no mundo, mas se o amor do mundo tem esse efeito na vida de um casal, que dirá o amor de Cristo na vida das pessoas?

O impacto do amor de Cristo absorvido na vida de João foi tão profundo que o apóstolo foi colocado em um tonel de óleo fervente e nada lhe aconteceu, ao contrário disso, João foi o único discípulo que morreu de velhice.

A partir dessas informações, pergunto:

Quanto nós precisamos entender e viver o amor de Cristo?

1 João capítulo 4 versículo 7 a 11 – Para entender o amor de Cristo é preciso enxergar por qual motivo Ele deu sua vida por nós. O amor de Cristo estava no fato que Ele nos deu vida espiritual (vida eterna), Cristo nos deu um nascer de novo pela sua morte.

O mesmo acontece quando amamos uma pessoa, nós levamos essa pessoa a conhecer o novo nascimento que há em Cristo, isso é amar como Cristo nos amou, esse é o amor que João ensinou também. Amamos o próximo quando queremos que ele tenha vida espiritual.

1 João capítulo 4 versículo 21 – Seria possível amar a Deus e não levar à diante? Como isso seria possível se a boca fala do que o coração está cheio? João entendeu que amar a Deus de verdade e que quando o amor Dele habita em nós verdadeiramente amamos o nosso próximo, ambos sentimentos estão tão ligados que um não existe sem o outro. 1 João capítulo 4 versículo 8.

Levar vidas para perto de Jesus exige de nós darmos a nossa vida, negando a nós mesmos assim como Cristo ensinou. Para falar detalhadamente do assunto será necessário um novo estudo Bíblico, vou tentar postá-lo rapidamente. Por enquanto, gostaria de recomendar um filme, que mostra bem o assunto, chamado “A Segunda Chance” com o Michael W. Smith como um dos atores principais.
Que todos possam ser abençoados recebendo o amor de Deus o Pai que habita em Cristo e agora em nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário