19 de out. de 2014

Estudo completo sobre Batismo

Antes de ler este estudo, faça uma oração pedindo que Deus fale ao seu coração através do Espírito Santo, para que a vontade de Deus seja cumprida.

Começaremos a estudar o tema falando a respeito do encontro de Jesus com Nicodemos que está registrado em João capítulo 3. No versículo 2 Nicodemos reconhece enxergar em Cristo sua natureza divina como Filho de Deus. Como resposta Jesus diz que Nicodemos além de ser um espectador do Reino de Deus pode fazer parte dele através do novo nascimento.

Qualquer pessoa na mesma situação de Nicodemos ficaria espantada com o que foi dito por Jesus, então O questionou (versículo 4) “pode um homem velha voltar para o ventre de sua mãe e nascer novamente?”.

Mas Cristo não falava do nascimento carnal. Ele estava dizendo para Nicodemos e para exemplo de todos os que tem acesso a essa Palavra que precisamos nascer espiritualmente. Assim, Jesus explica no versículo 6.

No versículo 5, Jesus mostra como se dá esse nascimento: pela água e pelo Espírito. Instruídos pela própria Palavra como está em Efésios capítulo 5 versículo 26 a água é a Palavra de Deus pela qual é gerado Cristo em nós, porém o ato de concepção é o batismo. É simples entender a ligação que há nisso, a pessoa primeiramente crê em Jesus Cristo observando o que está escrito nas Escrituras e percebe que seu passado não foi segundo a vontade de Deus. Surge a necessidade de nascer de novo e o que vai conceber este novo homem é o batismo.

Se você assim como eu já andou segundo o curso deste mundo, com os mesmos desejos, e as mesmas concupiscências e deseja se livrar deste passado e viver uma nova vida em Cristo, o batismo é o que você precisa.

Jesus também disse sobre nascer do Espírito. A Palavra de Deus é viva porque contém nela o Espírito Santo o qual é o nosso elo com Jesus. Sem o Ele a Palavra não teria significado. A Palavra dotada do Espírito produz em nós a transformação (nova vida) que Deus o Pai desejou para nós.

Voltando ao versículo 3, Jesus nos orienta “aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. O Batismo é um assunto tão sério quanto real e deve ser considerado dessa forma pelos cristãos verdadeiros. Todo aquele que quiser viver piamente em Cristo, obedecendo a sua Palavra, precisa passar pelas águas do batismo. Assim como o Nosso Senhor fez e também ensinou aos seus discípulos.

No evangelho de Marcos capítulo 16 versículos 15 e 16, as palavras de Jesus mostram que o batismo é um ato de fé. Apenas aquele que acreditar na Palavra de Deus vai desejar ter sua vida renovada, quem não crer também não dará ouvidos aos ensinamentos de Cristo, por isso primeiramente Ele diz “quem crer e for batizado” e depois Ele diz apenas “quem não crê será condenado”.

Caso você já tenha estudado sobre a vida do Apóstolo Paulo vai se lembrar que ao crer no Senhor Jesus Cristo, ele percebeu que seu passado estava contra a vontade de Deus (matava e perseguia os filhos de Deus), e se arrependendo decidiu rapidamente passar pelas águas do batismo. O batismo de Paulo está registrado em Atos capítulo 9 versículo 18.

Leia sobre o batismo de um eunuco em Atos capítulo 8 versículos 35 a 38, mais uma vez está muito clara a relação entre crer no Senhor Jesus Cristo e o desejo de ser batizado. Isto acontece porque o batismo tem o poder de lavar os pecados como está em Atos capítulo 22 versículo 16. Eis então, o motivo pelo qual nascemos de novo através dele.

Mateus capítulo 3 versículo 13 a 17 fala a respeito do batismo do Nosso Senhor. As pessoas tem dúvida de qual o motivo que levou Cristo a ser batizado, mas Ele é o nosso Mestre e nos ensinou pelo seu exemplo, ou seja, Deus o Pai quer que façamos o que Cristo fez, isso significa seguir os seus passos.

Também neste texto, por reverência João Batista diz ao Senhor que não é digno de batizá-lO. Mas Jesus responde que é necessário fazê-lo para que se cumpra a vontade de Deus. Jesus, portanto, nos ensinou que ao passarmos pelas águas do batismo estamos cumprindo a vontade de Deus para a nossa vida.

Sua pergunta neste momento deve ser: Por que o batismo é a vontade de Deus para a minha vida? A seguir estão algumas razões para isso.

Mateus capítulo 3 versículo 6 diz que enquanto João Batista batizava, as pessoas confessavam os seus pecados. Essa atitude dessas pessoas é o mesmo que dizer: “Senhor, eu preciso de Ti” ou ainda é o mesmo que fazer com Cristo uma aliança, um compromisso para viver de forma diferente.

Mateus capítulo 3 versículo 11 diz a respeito do arrependimento dos pecados. É quando não queremos mais carregar o fardo pesado do passado em nossas costas. Este peso, nós deixamos nas águas do batismo. Essa realidade é tão tremenda e maravilhosa que qualquer pessoa que já tenha passado pelo batismo pode descrever a sensação que temos ao sair das águas, nos sentimos leves e perdoados. Que maravilhoso!

1 Pedro capítulo 3 versículo 21 o apóstolo Pedro faz uma comparação dizendo que assim como a arca salvou apenas os que estavam dentro dela, também acontece com o batismo. Isso não foge do que Jesus disse (antes visto): Quem crer e for batizado será salvo.

Este texto nos traz com clareza que o batismo não é um símbolo, ou uma coisa qualquer. Ao contrário disso, ele é realidade espiritual. Demônios caem no momento do batismo. Não só isso mas nossa vida se torna revestida contra o poder do mal.

Há um testemunho que um pastor certa vez nos contou e falava sobre um pai e um menino pequeno, devia ter por volta de uns 5 anos. Quando este menino foi possesso por demônios, o pai desesperado falou para aquele espírito maligno: “por que você não vem em mim ao invés dele?” E o demônio então respondeu: “Porque você passou por aquela água suja” referindo-se ao batismo.

Quando os demônios atuam na vida de uma pessoa que já foi batizada, está na ilegalidade, e se essa pessoa crer no Senhor Jesus Cristo e expulsar, ele tem que sair.
Nestas águas, não apenas os demônios caem como toda a carga trazida por eles, tais como consagrações, maldições, pactos, obras de macumbaria, feitiçarias, entre outras coisas do gênero.

O mesmo versículo ainda diz sobre a “indagação de uma boa consciência para com Deus”. A boa consciência é entender que sou um pecador, me arrepender dos pecados, desejar viver uma vida nova com Cristo e querer cumprir a vontade de Deus na minha vida. Por isso o batismo em crianças de colo não é válido, os bebês não tem essa consciência. O batismo tem validade quando é consciente e precisa ser um desejo da própria pessoa, não adianta por exemplo um ditador querer batizar a todos, ou os pais forçarem seus filhos a passar pelo batismo. O batismo tem que ser uma decisão por causa da consciência de cada pessoa.

Romanos capítulo 6 versículos 1 a 3 nos mostra que quando somos batizados e imergimos na água estamos participando da morte de Cristo, ou seja, morre com Ele a nossa velha criatura e nascemos de novo. Disto vem o fato de que o batismo (do grego baptizein) significa imergir ou mergulhar.

Versículos 4 e 5 nos revela que assim como Cristo ressuscitou para a vida eterna, assim também acontece conosco pelo batismo. Através dele ressuscitamos para a vida que Deus desejou para nós, a vida eterna.

Então surge a dúvida: Depois do batismo, não poderei mais pecar? Como vou fazer isso? O versículo 7 do mesmo texto diz que ao morrermos (no batismo) fomos justificados do pecado. O termo justificado está contido neste versículo porque Jesus, lá atrás, já pagou o preço pelos nossos pecados e o batismo nos faz ser parte de tudo isso que Cristo fez por nós. Justificados por Ele não temos mais a dívida, tudo foi pago. Por isso está escrito “onde abundou o pecado, superabundou a graça” Romanos capítulo 5 versículo 20.

Para terminar esta apostila, quero dizer que a pessoa após o seu batismo ainda precisa ler a Palavra para que seu modo de pensar seja renovado dia após dia e venha absorver do caráter de Cristo. Assim Cristo ensinou a Pedro dizendo: “Aquele que está lavado (Pedro já era batizado) não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está limpo” – João capítulo 13 versículo 10. Lavar os pés que nos guiam é lavar a nossa mente através da Palavra de Deus.

Que o Espírito Santo de Deus tenha falado com você através deste ensinamento sobre o batismo.


Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com você, com sua família e com todos aqueles que desejam a Palavra de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário