28 de mar. de 2018

Estudo sobre Jeová o falso Deus


v  As discrepâncias.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
João 14:6-11

Este texto de João (palavras de Jesus) mostra que Cristo e o Pai estão em concordância, o que o Pai aprova, o Filho faz. É como dizer que o Filho é a imagem refletida do Pai. Aliás, Pai “passa” a ser o nome de Deus quando Jesus vem a Terra, ou seja, a partir do Evangelho de Mateus.

Baseado então no caráter de Cristo, podemos observar que um outro deus que não tem a mesma forma de agir, o mesmo amor, não pode ser Aquele a quem Cristo revelou.

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Mateus 11:27

A palavra usada aqui “revelar” traz a ideia que, em todo o tempo antes de Cristo, Deus estava em oculto. Assim é muito fácil verificar que todos os personagens que fizeram parte do Antigo Pacto (Velho Testamento) não puderam mostrar a respeito do verdadeiro Deus. Contudo, esse papel ficou reservado unicamente ao Filho.

Vamos, então, estudar algumas das diferenças que existem entre Jesus e esse deus chamado YHWH (no Hebraico). Nome sem pronuncia por não conter vogal. Deste foram criadas versões como Jeová e Javé.  

v  Trevas ou luz?

Segue o cenário onde YHWH deu os 10 mandamentos (parte da lei):

E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

Êxodo 19:16-19

E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
Êxodo 20:21

A primeira descrição mostra como YHWH cria um cenário temível. O segundo, mostra que a lei foi dada em meio à trevas. Isso não é de se estranhar, pois ele mesmo disse à Salomão que habitaria nas trevas.

Então falou Salomão: O SENHOR disse que habitaria nas trevas.
2 Crônicas 6:1

Passemos a ver sobre Jesus:

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

João 1:4,5

Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia;
E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;
O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 4:12-17

Cristo em todo o tempo é referência de luz. O mundo que estava mergulhado em trevas necessitava de luz, por causa disso Deus o Pai enviou seu Filho. Dessa maneira, não se pode misturar YHWH com Jesus, visto que são opostos.

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14

v  O autor da lei

Antes de continuar o assunto da lei, quero esclarecer uma possível dúvida que venha a surgir, se refere a forma como ficou escrito no Antigo Pacto sobre YHWH como Deus, Senhor, SENHOR e outros.

A Bíblia foi traduzida em várias línguas e depois vieram as revisões, neste processo foram feitas inúmeras adulterações, como, por exemplo, tirar o nome Yhwh e colocar Deus, Senhor, SENHOR... Infelizmente, até hoje as adulterações acontecem, pois a cada dia são lançadas novas versões. Dessa forma, para entender o que é verdadeiro, é necessário o estudo aprofundado das escrituras.

Vou mostrar alguns indícios que o nome foi adulterado. Este Senhor era um dos Elohim. A palavra Elohi quer dizer Deus, a palavra com o M no final corresponde ao nosso plural S, portanto, Elohim significa deuses ou poderosos. Destes poderosos podemos entender como os anjos das primeiras criações, anjos muito fortes.

Veja então, o Testamento de Jesus (chamado de novo testamento) esclarecendo quem estava no monte Sinai para dar os 10 mandamentos:

E a esta palavra fugiu Moisés, e esteve como estrangeiro na terra de Midiã, onde gerou dois filhos.
E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.
Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,
Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar.
E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.
A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.
Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.
Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito,
Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.
Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
Antes tomastes o tabernáculo de Moloque,E a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar.Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.
Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.
O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,
Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
E Salomão lhe edificou casa;
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
Atos 7:29-53

Os textos em negrito mostram que a lei provém dos anjos, já no texto no Antigo Pacto está falando Deus, em algumas versões Senhor, etc.

Os versículos sublinhados estão mostrando a diferença sobre Deus o Pai. O povo escolhendo a lei, escolheu servir ao exército dos céus que são os anjos (poderosos) e assim Deus se afastou, mas não abandonou pois enviou Jesus Cristo para todos. Disto falaremos posteriormente.

Mais uma prova de que o nome Deus foi usado para designar os deuses na Antiga Aliança está em Genesis:

E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Gênesis 6:1,2

Veja que aqui cita “os filhos de Deus”, agora vejamos o que diz sobre a vinda de Jesus ocorrida a pelo menos 6.000 anos depois:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Como pode um Deus que tinha filhos enviar o seu Unigênito??? Isso não seria possível. Até o momento de Cristo morrer e ressuscitar, Ele foi o Unigênito. Quando então abriu para nós o caminho até o Pai, passamos a ser filhos de Deus por adoção. E Ele passou a ser o Primogênito.

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Gálatas 4:4-7

v  Os dois ministérios.

JHWH é o autor da lei, o ministério completo da lei pertence a ele com a ajuda e operação dos anjos que o serviam. Jesus Cristo é o autor de outro ministério que se dá através da fé, este ministério recebe o nome de GRAÇA. Veja:

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Algumas diferenças entre os dois ministérios são:

O primeiro ministério se baseia em ações do homem para estar próximo a deus.

O segundo, Deus envia o seu Filho para ligar o homem à Deus.

No primeiro, foi feito um pacto que a sua realização dependia do cumprimento entre deus e o homem, o “faça isso e não faça aquilo”. Portanto deus (YHWH) garantia uma boa vida terrena enquanto o homem obedecesse todos os 613 estatutos e mandamentos da lei. Podemos dizer que são duas partes cumpridos para receber a garantia.

No segundo, foi feito um Testamento onde o cumprimento depende apenas do Testador, Cristo, o que diz “eu já fiz”. E partiu Dele o benefício para nós que recebemos este Testamento, e o benefício é a salvação (para todo aquele que crê). Existe apenas um doador da garantia.

O primeiro se fundamenta e se limita à terra. Todas as bênçãos e maldiçoes são exercidas enquanto a pessoa vive, podemos dizer que algo em torno a uns 80 anos. Quando a pessoa morre não tem mais direto à nada.

Já o segundo se fundamenta na vida eterna. Não há promessas de bens terrenos, mas nos é destinado o Reino de Deus que é eterno e absolutamente melhor que tudo o que já vimos ou pensamos.

O primeiro se dá através do temor, pois quem não cumpre recebe punições severas e até mesmo a morte.

O segundo se dá através da misericórdia e o exercício da compaixão pela parte de Deus Pai e do Deus Filho.

Ao cumprir a lei, os homens dedicam-se em tudo o que é externo à si. Por exemplo, guardar o sábado, roupas, etc.

Já no segundo, Jesus ensina que tudo provém do coração. E que a graça revela o que há no coração de cada um, sendo assim impossível permanecer caminhando com Jesus aquele que não O deseja com sinceridade.

A respeito dos dois concertos, teria ainda muito que dizer, porém quero terminar este assunto com um texto que está em Hebreus:

Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.

Hebreus 10:8-10

v  A confusão

Disse Aristóteles: A verdade é, e a mentira não é. Na Bíblia, o falso exerce as funções de quem é, sem ser. Paulo expressa sobre a existência de falsos deuses. São deuses, porém querem exercer o lugar de Deus o Pai enganando as pessoas.

Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

1 Coríntios 8:5,6





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário