11 de mar. de 2012

O reino dos céus é para aquele que é fiel a Palavra.

Este título da postagem é propositalmente uma afirmação que baseio no texto de Mateus cap. 13 v. 11 e na parábola do semeador (Mat. 13 v. 3 a 8; 19 a 23) . Para que você entenda essa afirmação quero dizer que Jesus foi questionado pelos discipulos sobre o motivo que Ele usava parábolas para ensinar, e não lhes falava abertamente; Jesus disse que os mistérios do reino dos céus é dado a conhecer a alguns e não a todos.

Não pense que Deus faz acepção de pessoas, mas lendo a parábola você pode entender melhor sobre isso. Jesus dá exemplo de quatro pessoas. Nestes exemplos temos o que não quer ouvir a Palavra, o que ouve e recebe com alegria mas na dificuldade nega a Palavra que ouviu, o que ouve mas o amor às riquezas do mundo (entenda-se aqui qualquer tipo de concupiscência) excede o amor a Palavra, e o último exemplo que é o que recebe a Palavra e a guarda em seu coração para não pecar contra Deus.

Vamos então estudar cada um dos exemplos:

Muitas pessoas já se decidiram em viver a vida sem Deus, não querem ouvir falar do que Cristo preparou para eles. Estes já negaram a Deus e estão a espera da ceifa pelo inimigo. Por isso estamos vendo muitas mortes como não viamos antes. Porque eles já escolheram seu lado.

O segundo exemplo é aquele que recebe a Palavra e até sente alegria num primeiro momento, mas depois de receber a Palavra, vindo o inimigo tentá-lo com alguma dificuldade, logo este abandona o ensinamento e segue pelo caminho mais fácil. Talvez uma mentira, talvez dê ouvidos a amizades ruins... Tudo isso prova se a Palavra está em você de verdade ou não, se ela criou raiz em seu coração ou não.

O terceiro exemplo também é muito comum pois trata de alguém que tem uma inclinação às coisas do mundo, que podem ser várias. Pois o mundo ilude de várias formas, como por exemplo àquele que se deixa levar por uma vida de luxo e trabalha de dia e de noite para consegui-la mas no final da vida isso vale de alguma coisa? Ou ainda alguns que buscam a beleza exterior, pois eu digo que isso passa e depois do que valerá?

O último exemplo é o que recebe a Palavra e mesmo nas aflições, nas alegrias, no muito ou no pouco continua fiel como Paulo diz em Filipenses cap. 4 v. 10 a 13 porque Deus ama aquele que guarda sua Palavra - João 14 v. 21.

A Palavra diz que nossa vida é um vapor que logo desaparece, por isso aquele que busca colher algo de bom nesta vida deve ser fiel a Palavra porque esse receberá o galardão que é a vida eterna.

Fique na paz que Cristo nos dá! Que Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário