14 de fev. de 2013

A igreja de Cristo - Nascimento e os Fundamentos.


 Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre todos os irmãos.
Em Romanos cap. 5 v. 14 Paulo faz uma comparação entre Adão e Jesus. Mas no que se assemelha Adão e Jesus? Como da costela de Adão foi formada Eva, do corpo de Jesus Cristo provem a sua igreja que também é chamada na Bíblia como corpo e noiva de Cristo.
Após fazer esta comparação Paulo, no próximo versículo do mesmo texto, esclarece que entre ambos há também distinção quanto ao dom gratuito e a ofensa, segundo suas palavras. O dom gratuito é a herança que a igreja corpo herda de Cristo, se trata da graça, por esta causa mais a frente Paulo revela que o pecado não domina aqueles que estão em Cristo Jesus – o seu próprio corpo pois estes não dão oportunidade ao pecado mas a graça opera sobre eles (Romanos cap 6 v. 14). Por outro lado a criatura em Adão recebe a herança do pecado e com ela a morte.  Entenda mais sobre as duas heranças lendo o texto que está em 1 Corintios cap. 15 v. 22.
 Há relação entre a igreja e a criação em Adão, mas não a igreja de Cristo e sim a terrena. Aquela que é ligada à matéria e à aparência externa. Esta é a igreja que leva a religião e a lei acima dos preceitos ensinados por Cristo como o amor. Veja os textos de Mateus cap. 23 v. 23 a 28. A estes Jesus diz em Mateus cap. 7 v. 21 a 23 “Nunca vos conheci, apartai-vos de mim”.
Há ainda outros pontos que poderíamos exemplificar aqui, como existem pessoas que as vezes deixam de atender alguém aflito ou doente para cumprir um rito religioso como o dízimo ou o horário do culto. Àqueles que deixam de buscar diariamente Cristo nas suas casas porque acreditam piamente que no templo é único lugar onde habita Deus o Pai de Jesus Cristo.
Quando Cristo se manifestou houve então nova realidade, nova criação, algo que era inatingível a nós como seres humanos por Ele tornou-se acessível. É desta criação que o apóstolo João fala no evangelho de João cap. 1 v. 1 a 5, 12 a 14. Cristo gerou sua igreja na cruz do calvário e a prova fundamental disso está no próprio livro de João cap. 19 v. 34. Conhecedor deste fato Paulo faz a comparação acima citada.
Sangue e água se tornam fundamentos de todo cristão que assume estar ligado ao corpo de Cristo.
Água - Pelo Espírito de Deus, João Batista vem anunciando o batismo do arrependimento, todo cristão que conhece a Palavra de Deus (Efésios 5 v. 26 chamada de água) sente necessidade de lavar os seus pecados através do batismo para ter uma nova vida. Este é o motivo pelo qual  saiu água quando Cristo foi atingido pela lança na cruz.  
Sangue – Seu sangue foi vertido em favor de todo pecador que se arrepende e nós cristãos aprendemos a renovar isso dentro de nós através da santa ceia a qual foi ensinada por Cristo em João cap. 6 v. 53 a 58. Por este motivo saiu sangue quando Cristo foi atingido pela lança na cruz.
Este estudo não termina aqui. Nas próximas postagens seguem algumas respostas para perguntas como esta “Como posso identificar aqueles que estão no corpo de Cristo?”. Nos dias atuais muitos templos e congregações se perderam deixando de seguir a Cristo para perseguir objetivos terrenos, mas os que são de Cristo não são assim.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário