24 de mar. de 2013

Parábola das dez virgens

A paz do Senhor Jesus Cristo, amados irmãos!
 
Vamos falar neste pequeno post sobre o que nos ensina a parábola das dez virgens. Ela se encontra em Mateus cap. 25 v. 1 ao 13. Peço que leiam o texto bíblico para entender melhor esta mensagem.
 
No capítulo anterior, Jesus é interrogado pelos discípulos sobre sua volta e Cristo então ensina os sinais que aconteceriam precedentes a sua vinda. Cristo continua ensinando sobre o mesmo assunto até o final do capítulo 25, quando então expõe essa parábola.
 
A parábola cita cinco virgens prudentes e cinco loucas. As cinco virgens prudentes são as que esperam o esposo preparadas para o casamento. É nessa parte que está o principal ensinamento da parábola, pois que fazer para esperar a volta de Cristo e ser achado digno de ir com Ele?
 
O cristão prudente é aquele que faz o que Cristo ensina, ou seja, praticante de seus ensinamentos (Mateus cap. 7 v. 21 a 27). A primeira coisa que todo cristão tem que fazer para herdar o Reino do céu é buscar conhecer Jesus, as únicas formas de conhecer Jesus é através da Palavra de Deus que nos revela Seu caráter e Sua vontade pra nós, juntamente com isso a oração que nos traz a intimidade com Nosso Senhor. Está aqui a diferença entre um cristão que ouve falar de Cristo e aquele que vive com Cristo.
 
A prova do que estou dizendo está no fato que as cinco virgens prudentes tinham acesas a chama quando o esposo chegou. A oração e a Palavra mantém dentro de nós a chama do Espírito Santo acesa! Buscar a Cristo é ter em si o Espírito Santo.
 
Depois disto, restam as cinco loucas que apesar de saber que o esposo voltará não se preparam no tempo correto (que é hoje). A palavra loucura pode ser explicada por um devaneio que significa estar ligado a uma ilusão ou qualquer outra coisa que roube sua mente de estar focado em Cristo Jesus.
 
Todos nós estamos no mundo como peregrinos e a nossa pátria é no céu, por isso não deixe que seus planos, sonhos ou qualquer outra coisa roube seu foco de Jesus. Seria terrível se quando Jesus voltasse, seu coração esteja voltado ao seu casamento, sua carreira, sua faculdade, etc. Lembre-se do que diz a Palavra em Lucas cap. 12 v. 31. Jesus Cristo nunca negou realizar um sonho de alguém que o busca em primeiro lugar na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário