17 de mar. de 2013

Renúncia


Comecemos este estudo por um assunto bastante difundido que é o amor de Deus o Pai e de Deus Filho por nós -1 João 4 v. 19. Por que eu conheço que Deus me amou? Porque entregou seu Filho por mim.  Por que eu sei que Jesus me amou? Porque renunciou sua vida por mim. Aí está a ligação entre o amor  e a renúncia.
Renunciar significa passar um direito que é seu a outro assim como Jesus passou o direito de exercer sua vontade para exercer apenas a do Pai para que eu e você fossemos beneficiados por isso - João 5 v. 30. Duas lições com isso: tudo o que Jesus renunciou foi (1) direção do Pai e (2) a nosso favor.
Jesus renunciou por nós:
·         Aparência – Fil. 2 v. 6 e 7 não usurpou de ser igual a Deus mas se esvaziou assumindo forma de servo. O Filho de Deus cheio de glória desceu ao mundo pra nascer numa estrebaria, deitar em palha, junto com animais, viveu uma vida humilde, não tinha duas capas, não fazia questão de pratos requintados quando tinha fome.

·         Tempo – a agenda de Jesus era disponível para buscar o Pai em oração e pregar o evangelho puro. Seus compromissos se resumiam a abençoar e orar  João 4 v. 31 a 34. A obra que Jesus diz nesse versículo é buscar as ovelhas perdidas como na parábola das 100 ovelhas.
 
·         Relacionamentos – minha família é aquela que busca a Palavra - Lucas 8 v. 19 a 21. Jesus não foi amigo de nenhuma pessoa importante nas cidades de onde passava, não buscou amizade com o Mancebo rico que foi procurá-lo, nem com os religiosos que ensinavam nos templos, mas era visto com os pecadores os ensinando.

·         Fama – negou várias vezes, Lucas 14 v. 25 e 26. Como quantidade não significa qualidade o mesmo acontece com a multidão que  não tem o mesmo significado de ser discípulo. 

·         Riquezas – qualquer riqueza que tivesse no mundo, Jesus negou a todas. Qualquer coisa que a pessoa se apegue demais é uma riqueza, Cristo não era apegado a nada desse mundo.

·         Sendo Filho de Deus quanto tempo Cristo poderia viver sobre a terra? Mas Ele negou esse direito pra que o preço fosse pago João 10 v. 17 e 18.
Mas o versículo diz assim: Ele me amou e, por isso, agora, eu o amo. Cristo renunciou tudo por mim e agora eu vou fazer o mesmo por Ele.
O significado do evangelho para a semântica é “boas novas”, o significado do evangelho para os cristãos que amam Jesus Cristo é renuncia. Porque na vida daquele que ama Jesus Cristo vai caindo um amor ao dinheiro aqui, um amor a aparência ali, cai a ambição de poder acolá, a vontade de fazer coisas erradas também, e assim o cristão segue seu caminho renunciando o amor as coisas do mundo.
Maria Madalena é um exemplo de amor a Jesus Cristo João 8 v. 10 e 11.
Vivia um relacionamento fora do casamento, na época se alguém fosse pego cometendo adultério era morto com pedradas, mas ela em nome da paixão que sentiu por um homem que não era seu marido correu o risco. No dia em que ela conheceu Jesus, ela reconheceu em Cristo algo que ela nunca tinha visto - a misericórdia. Maria Madalena depois de ter sua vida  defendida por Cristo, ouviu Ele dizer: “Vai e não peques mais”. Assim ela tomou a decisão correta na sua vida, RENUNCIOU!.
Ela desejou não mais viver a mesma vida de pecado, decidiu viver segundo a vontade de Cristo.
Aquele que ama o Senhor Jesus Cristo renuncia o passado e vive uma nova vida em Jesus Cristo.
Outro exemplo: Lucas 7 v. 36 a 50 - Aquela pecadora vivia uma vida muito distante de Jesus, quando ela ouviu dizer que o Salvador estava na casa de Simão (fariseu).
Naquele momento ela não se importou com a roupa que ela estava usando, não se preocupou se o cabelo estava arrumado, não se preocupou se as pessoas iriam julgá-la na rua ou se iam impedi-la de entrar na casa de Simão, ela só pensou que era a oportunidade da sua vida de estar perto o Salvador.
Antes de sair da sua casa ela pegou uma pequena fortuna que tinha na sua casa (unguento) e levou pra encontrar Jesus.
Então ela entrou na casa de Simão e viu de costas o Salvador, de tanto amor que sentia por Cristo se jogou nos pés de Jesus e não sabia se chorava, se beijava os pés Dele, se ungia os pés do Senhor com o seu unguento. 
Essa mulher amou tanto o Salvador que derramou tudo aos pés Dele, Jesus olhou pra aquela mulher e viu quanto amor ela tinha por Ele. Como Ele olha pra nós! O que Ele disse pra ela também diz pra nós: “Porque você muito me amou eu perdoei os teus pecados”! Aquela moça ficou livre, Cristo perdoou ela.
Quando ela foi encontrar o Salvador, seu objetivo era estar com Jesus, mas sabe o que ela encontrou aquele dia? Ela encontrou vida abundante. Aqui se cumpre aquele versículo que diz: Quem ama a sua vida perde-la-á, e quem neste mundo aborrece a sua vida, guarda-la-á para a vida eterna. João 12 v. 25
Porque Ele nos amou Ele renunciou, a gente também só renuncia o amor pelas coisas do mundo quando o amor por Ele é maior.
As pessoas amam o mundo e o que está no mundo, mas o mundo está programado para ficar cada vez mais terrível. Dentro do amor de Jesus estão escondidas todas as coisas, porque é quando amamos Jesus que encontramos tudo, não tudo da Terra, mas tudo é completo na nossa vida quando amamos ao Senhor, Ele nos guarda de todo mal deste mundo, Ele nos dá o que a gente precisa, Ele cuida de nós.
Que sejam abençoados com essa Palavra em nome de Jesus Cristo e que você possa tomar a direção certa renunciando o amor ao mundo para viver completamente o que Cristo nos proporciona. Fiquem na graça e na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário