23 de mar. de 2013

Um lugar mais alto

A Paz do Senhor Jesus Cristo meus amados irmãos espalhados pelo mundo. O estudo que segue acompanha o estudo anterior, chamado "Renuncia". Assim fica mais claro e completo seu entendimento. Que sejam tremendamente abençoados em nome de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador.

Para ilustrar este estudo, vamos imaginar um lindo sobrado com quartos espaçosos no 2º andar, ensolarado, bem ventilado, no 1º andar ficam a sala de jantar, sala de estar, cozinha , e em baixo de tudo no térreo uma garagem que cabem dois carros. O morador desse lindo sobrado não mora nele, mora na garagem. A seguir fica claro o porque usei essa figura... 

João 3 v. 1 a 6
Um dos religiosos viu em Jesus algo impressionante, por isso foi busca-lo. Com medo da revolta dos demais, foi vê-lo em segredo (a noite). Nicodemos foi questionar Jesus pois percebeu que ninguém tinha tanto poder, Nicodemos percebeu que Jesus é aquele que manifestava o Reino de Deus.

Jesus revelou para Nicodemos que tudo o que ele viu poderia também fazer parte, mas que para isso teria que nascer de novo. Esta é a condição de vida de muitos cristãos, apenas estão vendo o Reino de Deus como um espectador mas Cristo quer que sejamos participantes.

Aos cristãos de hoje podemos então perguntar: Vai morar na garagem ou vai tomar conta do seu sobrado? Jesus nos convida para subir a um lugar mais alto. Lugar mais alto no Espírito, viver nas regiões celestiais hoje mesmo.

Que pena que as pessoas hoje não vão buscar o que Jesus quer pra sua vida. As pessoas dizem que querem ser libertas, mas quem quer ser liberto precisa saber qual a vontade de Deus pra sua vida através da leitura da Palavra. Procurar a Palavra não se restringe apenas a ir ao culto é um exercício diário. Sem o exercício diário de por o ouvido na Bíblia a pessoa passa a entrar no culto fraco e sai forte, mas nesse caminho não dá pra nascer de novo tem que buscar. Para nascer de novo tem que ouvir o que Jesus quer para as nossas vidas todos os dias. Não estou dizendo que o culto não seja importante mas que pode ser diferente, ao invés de entrar nele vazio e sair do culto cheio da presença de Deus nós podemos entrar cheio da presença de Deus e sair dando pulos de alegria.

Por que entramos fraco no culto? Porque o mundo nos atrai e consome todas as horas do nosso dia se a gente permitir que seja assim - o tempo é demasiadamente curto (queria ler a Bíblia mas tenho que fazer outras coisas ) – 1 João 2 v. 15. De um lado está a minha família que pede minha atenção e do outro está separar um tempo pra orar e pra ler a Palavra, de um lado está os afazeres de casa e do outro está dedicar um tempo pra ouvir Jesus, de um lado está o convite dos amigos mas eu me lembro que não fiquei nem um tempo com Deus e então qual será sua escolha? Lembrando que dessa resposta depende o "nascer de novo" que Cristo ensinou. Não fique enraizado na garagem, suba a um lugar mais alto em Cristo fazendo o que Ele ensinou. Buscando a vontade do Pai através da oração e da Palavra de Deus na sua vida todos os dias. Mantenha sua mente ligada a Jesus sempre.

Alguns podem até perguntar "eu posso continuar no pecado?" Pode sim. Mas saiba que você vai continuar na garagem e não vai provar o que é realmente o Reino de Deus, pra provar o Reino de Deus tem que renunciar o que o mundo oferece e nascer de novo. Pra provar o Reino de Deus só sendo Nova Criatura em Jesus     
 
Uma notícia a todo aquele que ama o mundo é que o mundo amanhã estará pior do que hoje, cada dia mais maldade. A escolha entre Jesus e o mundo tem que ser feita hoje e não na hora da morte porque nessa hora já não dará mais tempo.

 Mateus 7 v. 24 a 27. Três condições em 2 homens diferentes: O primeiro, ouvia, praticava e manteve-se firme diante das dificuldades; já o segundo ouvia, não praticava e no momento de dificuldade era abalado. Na prática do que Jesus ensina é que a gente ganha resistência contra as setas do inimigo.

Lucas 16 v. 19 a 25 Segue abaixo a explicação desta parábola:

Homem rico – teve a Palavra ao seu alcance, teve oportunidade de morrer para o mundo e nascer de novo para Deus, mas estava satisfeito em viver da forma que vivia. Hoje todas as pessoas estão tendo acesso a ouvir a Palavra, podem querer vive-la ou viver como sempre viveu. Aquele que decide por mudar tem seus pecados do passado perdoados e passam a ter uma nova vida em Cristo Jesus.

Mendigo – “jazia” estava morto espiritualmente, mas tinha fome da Palavra de Deus que era o que tinha na mesa do rico, “cheio de feridas” sua vida era toda arrebentada pelos pecados e com as consequências que os pecados trazem. “Os cães lambendo suas feridas” são os pastores que não pregam contra o pecado. O pecador tá arrebentado e o pastor pregando “traga seus dízimos à casa do tesouro” ao invés de mostrar a cruz pra pessoa!

Como o mendigo tinha fome de Palavra um dia ele alcançou isso e “morreu”, ou seja, renunciou o mundo e se tornou nova criatura em Cristo, o “seio de Abraão” é a fé, significa que ganhou vida abundante em Cristo. O rico também “morreu” mas essa morte trata-se de sepultamento, depois de tanta oportunidade na vida para receber a Palavra e praticá-la, encerraram-se suas chances quando foi sepultado (parou de respirar).

No versiculo 23 há uma revelação importante nesse versículo sobre a morte, pois o verso indica que ele fechou os olhos aqui e quando abriu os olhos estava lá, no Hades. O versículo a seguir mostra como é o Hades. No versículo 25 então fica bem claro o que estamos falando nesse estudo "a oportunidade você teve mas não quis"! Quando conheceu a Palavra preferiu ficar na mesma vida de sempre.

Todas as pessoas tem a oportunidade que Nicodemos teve de conhecer Jesus Cristo e nascer de novo. Aqueles que querem recebem, querer é empregar força, é negar o mundo. Tome sua decisão, lembre-se que Cristo te propôs um lugar mais alto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário