16 de mar. de 2014

Nascer de novo

Amados irmãos, que a Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre todos. Amém.

No evangelho de João capítulo 3 versículos 1 ao 7 o apóstolo João conta sobre o encontro e a conversa entre Jesus e Nicodemos. Nesta conversa Cristo revela a necessidade do nascer de novo para todo aquele que quiser ver o Reino de Deus. Se você concorda com o desejo de ver, conhecer e ser participante do Reino de Deus então esse estudo é para você também.

O nascer de novo começa pelo desejo de não ser mais quem eu sou, a minha natureza, o meu jeito de ser e nem mesmo os velhos meus conceitos. Quando percebo que a minha natureza não é agradável a Deus e preciso de mudanças está surgindo em mim a necessidade de nascer de novo através do arrependimento dos meus pecados.

Se trata de não querer ser como fui até este momento. Todo aquele que se arrepende quer se livrar do passado, entregando todo o peso a Cristo. Romanos capítulo 6 versículo 5 a 9. O primeiro passo a dar na vida do cristão em relação ao arrependimento, ao querer uma nova vida, em desejar se livrar do peso do passado é o batismo. Veja as palavras de João Batista, o qual recebeu do Pai o ensinar o batismo:

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11

Outro texto que fala da importância do batismo na nossa vida é 1 Pedro capítulo 3 versículo 21.

O batismo é o passo para quem se arrepende, porém existem pessoas que pensam que não precisam arrepender-se pois talvez nunca tenha cometido algo grave. A estes eu quero deixar claro que o único pecado digno de condenação eterna é não crer no Salvador. Está lá em João capítulo 3 versículo 18.

Não crer está no fato de viver afastado de Cristo, não crer está aplicado em não obedecer a Palavra de Deus, em não querer saber (ouvir) qual a vontade de Deus para nossa vida, em resumo, não crer é não buscar a Deus através de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Voltando ao texto base deste estudo, a conversa entre Jesus e Nicodemos onde trata o nascer de novo. Nos versículos 5 a 7 de João capítulo 3, Jesus fala que o novo nascimento se dá pela água e pelo Espírito.

Vamos entender o que á Palavra ensina sobre isso nascer da água - Efésios capítulo 5 versículo 26. A água é a Palavra de Deus manifestada em Cristo Jesus, essa Palavra depois que entra na nossa vida tem a capacidade de limpar aquilo que está sujo, o que significa que todo aquele que precisa de mudança de vida encontra à encontra na Palavra. 

1 Pedro capítulo 1 versículo 23 mostra que pela Palavra de Deus entrando em nós resulta em uma troca, sai o velho eu e é gerado Cristo em minha vida.

Algumas pessoas comentam: "Olha! Aquela pessoa sabe amar!"; pois eu digo que o amor vem de Cristo. Jesus opera nas vidas ensinando a amar.   

Outras pessoas comentam: "Olha, aquela pessoa não gosta de coisas sujas, não é maliciosa, da boca dela não sai coisas sujas (...)"; também digo que é Cristo dentro dessa pessoa. Certamente, nessas vidas, Jesus operou essa transformação e isso para que ela se tornasse referência perto de outras pessoas. Essas pessoas "tão raras" são pessoas que se dedicam a buscar a Cristo como está escrito em  1 Timóteo capítulo 4 versículo 5.

O nascer do Espírito é a chama que arde dentro de nós, é a vontade, o desejo de buscar a Cristo, de cumprir a sua vontade e de agradá-Lo. Quando esse desejo se apaga é o sinal de que há algo de errado, como algo que ocupa o lugar de Cristo no nosso coração.

Olhe para as Palavras de Cristo como uma bússola que aponta a direção à seguir. Arrepender-se, batismo, oração, ler a Palavra, buscar Jesus, tudo isso faz parte da vontade de Deus para a nossa vida. Siga nessa direção e seja participante do Reino de Deus, não apenas um espectador.

Fiquem todos na graça e na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário