31 de mai. de 2014

A vida de um ministro.


Nas palavras do Apóstolo Paulo:

Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angustias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na Palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda. Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como morrendo e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. 2 Coríntios capítulo 6 versículos 4 a 10.

Como eu me alegro em ver o que Paulo conta a respeito do que ele passava por amor daqueles a quem ele ministrava o evangelho de Deus o Pai. Digo que me alegro porque são palavras que consolam todos aqueles que assumiram este ministério para suas vidas e também palavras que ensinam.

Qual ó o ministro que não trabalha arduamente no sentido de atrair as pessoas para ouvirem a Palavra de Deus? Trabalho difícil, muitas vezes nos contrista, mas que é necessário continuar sem se cansar, sem perder a paciência, e esperar que a Palavra venha gerar nessas pessoas a necessidade de buscar a Cristo. Tendo em si o longo animo do Senhor Jesus Cristo para recebê-los sempre e nunca desampará-los.

Açoites? Aflições? Elas podem não ser declaradas, mas o inimigo muitas vezes se levanta contra os ministros na tentativa de acovardá-los. Lembro-me de uma vez que fui pregar a um grupo de jovens, me preparei em jejum e oração para esse encontro, porém no dia seguinte passei o dia acamada e sentia as minhas costas arder como se tivesse sido açoitada. Talvez você ache isso estranho, mas o reino se manifesta e para mim algumas coisas são bem claras.

Por que então não desistir? Por que não parar de pregar o evangelho? Por amor às vidas daqueles que precisam ouvir para que sejam libertos. Esse é o sentimento que movia Paulo, esse também é o sentimento que nos move a continuar.

Das necessidades? Quem é o ministro que não se doa integralmente? Doa seu tempo, doa suas reservas, etc. Tudo por amor àqueles que têm sede de ouvir a Palavra de Deus. O ministro não quer ser pesado para seus discípulos, antes faz todo o esforço para não sobrecarregar os irmãos.

 Dar a Palavra da verdade é a preocupação de todo ministro, por isso ele busca o Espírito Santo e pede direção. Veja o quanto Paulo compartilha dos mesmos sentimentos, das mesmas necessidades, dos mesmos desejos que nós.

Esses sentimentos, necessidades e desejos vem de Cristo, a comunhão que Paulo teve com Cristo trouxe isso para a vida dele, a mesma comunhão que nós temos. A mesma comunhão que também traz para nossa vida o mesmo sentir.

O jejum e a oração. Ambos são fundamentais na vida de um ministro. O jejum é cobertura contra o mal. No discipulado, nós convivemos com essas pessoas quase que diariamente e acompanhamos a vida dessas pessoas, por isso o jejum pela vida dessas pessoas é tão necessário. O jejum derruba o poder das trevas, assim como Jesus ensinou que alguns “poderosos” só caem com jejum.

O jejum não vem desacompanhado, mas vem com a oração. Toda vez que jejuamos por alguém também devemos apresentar as razões em oração, neste momento orar por essa pessoa. O jejum está ligado fortemente à oração, porque ela apresenta diante do Pai a intercessão pela vida da pessoa. É como se o Pai nos dissesse: Pelo que você está jejuando? O que você deseja que eu faça na vida dessa pessoa? Claro que Deus o Pai conhece nosso coração, mas não devemos nos basear nisso, antes devemos interceder pelas pessoas assim como Jesus intercedia por nós.

No texto citado Paulo usa a Palavra “vigílias” para falar sobre a intercessão pelos seus discípulos. Essa palavra nos revela que Paulo não orava cinco minutos antes de ir dormir pelas pessoas, Paulo reservava horas do seu dia ou de sua noite para pedir ao Pai pelas vidas que estavam com ele.

Todo ministro do evangelho precisa seguir este exemplo. Jesus colocou essas vidas ao nosso redor não foi por acaso, foi para que cuidássemos dela espiritualmente. Esse cuidado é o ensinar a Palavra e o interceder por essa pessoa.

Nós vemos o quanto Jesus usava a vida de Paulo e ficamos perplexos com tudo o que ele conhecia sobre Jesus ou sobre o reino espiritual, isso vem das vigílias, isso vem das horas de oração que Paulo tinha.

Amados, quero dizer que aquele que ora, recebe. Aquele que orar muito vai receber muito. Aquele que interceder pela vida dos seus discípulos pode ver grandes coisas acontecerem na vida deles.

Quero que meus discípulos cresçam e que suas vidas sejam usadas a ponto de mudar cidades inteiras! Se você tem esse desejo ou talvez desejos maiores, faça como Paulo, dedique o seu tempo para fazer vigílias por estas pessoas. Saiba que todas as vezes que se colocar em oração você está sendo recebido na sala do trono de Deus e Ele te ouve. Então, ore e você verá as respostas de Deus acontecer.

Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos vocês e suas famílias. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário