1 de mai. de 2014

A vida do Apóstolo Paulo - 4


A conversão

Saulo, percebendo que pela fuga dos cristãos o evangelho estava se espalhando além dos limites de Jerusalém, pediu ao sumo sacerdote cartas que lhe conferiam poder para também perseguir os nazarenos em outras cidades – Atos cap. 9 v. 2.

A seguir o texto conta que Saulo estava à caminho de Damasco para expandir sua perseguição aos cristãos  quando foi surpreendido por uma luz no caminho (versículos 3 a 6). Trata-se de Jesus se revelando a Saulo, revelando que Saulo estava lutando contra Deus.

Saulo não podia acreditar, certamente estava atônito porque não cria que Jesus havia ressuscitado, mas Cristo apareceu diante dele. Vivo!

De várias maneiras Jesus se apresenta para as pessoas, para Paulo foi por visão, para alguns em sonhos, para outros usa pessoas para falar com eles. Deus age de muitas maneiras para nos chamar, e Saulo aceitou o seu chamado. Também existem aqueles que não aceitam e Deus não os obriga a nada. 

Saulo foi levado para Damasco, agora estava cego, significando tudo o que viveu na sua vida antes daquele encontro. Mas sua cegueira ali, certamente, era o menor de seus problemas. O maior de seus problemas era a culpa que carregava por ter perseguido, torturado e matado muitos filhos de Deus. Veja o versículo 9 de Atos cap. 9 que conta sobre a aflição de Saulo, ele podia estar cego fisicamente mas agora enxergava claramente sob a óptica de Deus.

Sua aflição era tão grande que passou três dias sem comer nem beber, apenas se arrependendo do mal que havia feito para tantas pessoas. Esse é o marco na conversão de Saulo, o arrependimento e a mudança de direção. Comparando-nos com Saulo, nós podemos não ter atitudes tão radicais quanto Saulo mas tivemos um passado de vergonha, e a nossa conversão também se dá através do arrependimento e da mudança de direção.

Ainda sobre a conversão de Saulo, não posso deixar de falar sobre Ananias, este foi chamado por Deus para orar por Saulo – versículos 11 a 16 . Ananias poderia ter se acovardado diante da missão de orar por alguém cujo nome era temido pelos cristãos e simplesmente negado o chamado Dele. Mas Deus entregou esta missão para Ananias porque conhecia que se tratava de um homem obediente à sua voz. Deus escolhe pessoas obedientes para abençoar a vida de outros, assim como escolheu Ananias para esta missão.

Ananias então cumpre o propósito de Deus, ora por Saulo, ministra a cura para sua cegueira e o batiza, versículos 17 e 18. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário