1 de mai. de 2014

A vida do Apóstolo Paulo - 2


O papel de Estevão na vida de Paulo.

Estevão foi um homem que teve um papel fundamental na vida de Paulo. Ele era um homem cheio do Espírito Santo, considerado fiel ao evangelho pelos demais irmãos (Atos 6 v. 3 a 5).

Atos cap. 6 a partir do versículo 8 conta que Estevão pregava e operava milagres dando testemunho de Cristo. Estevão revelou abertamente tudo o que havia recebido por revelação sobre a lei, neste momento, muitos religiosos estavam ouvindo com seus corações já inflamados para o matarem (a história continua no capítulo 7).

Entre estes religiosos, ocupando uma posição de poder, estava Saulo de Tarso. Este tinha autorização do sumo sacerdote para prender, torturar e matar qualquer homem que dissesse ser Jesus o filho de Deus.

Versículos 55 a 60 - Estevão estava cheio do Espírito Santo e não temeu dizer a verdade para aqueles homens assassinos em nome da lei, e antes de ser apedrejado e morto teve uma visão do Pai em seu trono e de Cristo ao seu lado. Antes que a pedra fatal atingisse seu corpo, Estevão entregou seu espírito e pediu perdão ao Pai pelas pessoas que estavam ali.

Digo que Estevão teve parte importante na conversão de Saulo porque entendeu o ensinamento de Jesus que está registrado em Mateus cap. 16 v. 19 que diz: (...) tudo o que ligares nesta terra será ligado no céu e tudo o que desligares nessa terra será desligado no céu. Jesus estava dizendo à Pedro mas ensinando à todos que quem tem comunhão com Ele tem o poder de ligar e desligar no céu e na terra. É necessário entender que podemos desligar, mas para ser parecidos com Cristo nós precisamos ligar a vida das pessoas através do perdão. E foi isso que Estevão fez antes de morrer.

Neste momento, Estevão obedecendo o ensinamento de Jesus Cristo ligou, na terra e no céu, a vida de Saulo e de todos aqueles religiosos. Uma atitude perfeita aos olhos do Pai que tinha uma obra a realizar através de Paulo (Saulo viria a se chamar Paulo depois de um tempo). Estevão se tornou responsável por tudo o que veio a seguir na vida de Paulo e de todas as pessoas que Paulo teve influência, inclusive na minha e na sua vida, tudo aconteceu por causa do perdão que Estevão liberou sobre todos aqueles que buscavam matá-lo.

É importante dizer também que Estevão entendeu que nós os cristãos podemos render o nosso espírito a Jesus, assim como Jesus rendeu seu Espírito ao Pai. Certamente, esse ensinamento exige fé para recebê-lo.

Quando retemos o perdão para a vida de uma pessoa, estamos impedindo o agir de Deus na vida dela porque ela está desligada no céu. Cristo revela que por causa do seu poder em nossa vida, grande é o poder que habita em nós, convém que sejamos pessoas prontas a ligar, ou seja, pessoas prontas a liberar o perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário