1 de mai. de 2014

A vida do Apóstolo Paulo - 7


Das lutas e perseguições.

Paulo, além de ser um homem de muita coragem para enfrentar todas as lutas e perseguições era um homem maduro na fé, adquiriu em Cristo um crescimento espiritual que lhe conferia paz independente das situações vividas - Filipenses cap. 4 v. 12 e 13. 

Algumas de suas experiências não ficaram registradas, mas uma das experiências que revela essa maturidade espiritual de Paulo, da qual gosto muito de falar está registrada em Atos cap. 27 v. 4 ao 44. Conta que Paulo, junto a tripulação do navio, estavam em meio a uma tempestade onde não era possível saber se era dia ou noite. O texto é extenso e todos os detalhes devem ser lidos diretamente na Bíblia, mas ressalto que os homens no navio temendo a morte não comiam a dias mas Paulo recebeu e creu na Palavra do Senhor (ainda que dita por um mensageiro) que todas aquelas vidas estavam guardadas por sua causa e que apenas o navio se perderia. Por um homem ou mulher de Deus, outras vidas ao redor são guardadas.

Outra de suas experiências que nos mostram a sua tranquilidade, baseada na fé, é a reação de Paulo ao ser picado por uma cobra, simplesmente parecia que nada havia acontecido. Veja Atos cap. 28 v. 3 a 6.

Paulo deixa registrado um resumo das lutas e perseguições que sofre por amor ao Evangelho em 2 Corintios cap 11 v. 23 a 33. O sentimento que move Paulo a passar por estes momentos é que ele dava maior importância às vidas das pessoas ao redor para que recebessem o evangelho, ao invés de valorizar o seu próprio conforto e bem estar físico – Atos cap 20 v. 23 a 24. Quando Deus o Pai o chamou, já conhecia este fato. 

Não dando valor à sua própria vida, mas considerando o evangelho acima dela, Paulo acreditava que, enquanto fosse da vontade de Deus, estaria vivo para dar este testemunho – 2 Timóteo 3 v. 11.

Paulo foi fiel ao chamado de Deus para sua vida, abdicou de sua carreira, abdicou ter uma esposa, abdicou muitas vezes ser sustentado por outros irmãos para que não fosse pesado a outros, um homem de coragem que manteve até o último momento o firme propósito de levar o evangelho de Deus. As Palavras de Paulo mostram Jesus, e esse é o intuito deste estudo, mostrar Jesus através da vida e do ministério de Paulo, assim:

 

Portanto tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também

eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

Palavra fiel é esta: que se morrermos com Ele, também com Ele viveremos;

Se sofrermos com Ele, também com Ele reinaremos;

se o negarmos, também Ele nos negará

 2 Timóteo cap. 2 v. 10 a 12.

 
Este estudo termina aqui, mas o assunto não. A Bíblia nos conta muito mais a respeito de Paulo, da sua vida de exemplo em comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Então, convido você leitor à ir além do que mostra este estudo.
Havendo dúvidas, podem me escrever e estarei respondendo.  
Que o amor de Deus o Pai, a graça do Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja sobre você e a sua família. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário