8 de nov. de 2015

Introdução à Ceia do Senhor Jesus

A paz do Senhor Jesus Cristo amados irmãos de todo o mundo.

Estou postando aqui uma série de estudos que ensinam sobre a Ceia do Senhor Jesus, sendo eles a Introdução (logo abaixo) e outros doze estudos que estão à seguir. Eles foram escritos pelo meu pai e pastor Luis Carlos Graneiro, autor de três livros: Uma lição de amor, Teologia - A Torre de Babel dos nossos dias e  A Guerra dos deuses pela tua alma.

Os estudos sobre a Ceia bem como todos os outros que estão neste blog estão disponíveis gratuitamente para a impressão. Aliás o desejo do nosso coração é exatamente que a Palavra de Deus o Pai revelada em Cristo seja levada à diante até os confins do mundo. Portanto, fique à vontade!

Segue o estudo:

“Este é o testamento no meu sangue”(...)
Mateus capítulo 26 versículo 28.

Para entendermos algumas coisas sobre esta frase maravilhosa, da qual foi o próprio Senhor Jesus quem falou, precisamos no mínimo rever nossos conceitos sobre o que chamamos de cristianismo.

Conheci um pregador de grandes multidões, que ao pronunciar o nome de Jesus Cristo fazia uma pausa de alguns segundos em seus sermões, e aí então sim, com muita reverência prosseguia. Como quem tivesse a falar o nome mais precioso, saia de seus olhos duas lágrimas, que marcavam um sublime momento, sendo uma mistura de prazer e reverência de um servo que sabe honrar o seu Senhor.

Por outro lado, preciso também dizer com tristeza, conheço muitos pregadores que por desconhecer os verdadeiros mistérios da Palavra de Deus, tem jogado a mesma na lama, e porque não dizer, que os tais fazem de suas pregações, porções para ser levada aos chiqueiros de porcos. Isto, sem dúvida, é para se cumprir o que o próprio Jesus falou: não deis as coisas santas aos cães, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas. Mateus capítulo 7 versículo 6.

Considerando tudo quanto Jesus deixou escrito em seu testamento, posso afirmar com precisão que, toda a extorsão que hoje está contida na pregação da Palavra de Deus devo atribuir ao que chamamos de “EVANGELHO DA PROSPERIDADE” e EVANGELHO PROFETA.

Estou iniciando esse trabalho já dizendo todas estas coisas porque preciso chamar a sua atenção mostrando a gravidade do problema em que as pessoas, nos dias de hoje, estão enfrentando dentro das igrejas em que se dizem “cristãs”. Volto a dizer, tudo isto é para se cumprir o que Jesus falou: Minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes feito covil de ladrões.

Evangelho na sua originalidade tem tudo a ver com perseguição, morte e cruz. Veja que a proposta de Jesus para aqueles que O desejam seguir nunca foi boa vida e prosperidade, mas o que Ele disse foi: aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me – Mateus capítulo 16 versículo 24.

O Apóstolo Paulo entendendo perfeitamente a mensagem do verdadeiro evangelho diz em Colocenses capítulo 3 versículo 1:

E se já ressuscitastes com Cristo buscai as coisas que são de cima; pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra, porque já estais mortos.

Na história da humanidade, existe um marco muito grande que chegou a mudar a contagem dos anos. Este acontecimento, sem dúvida, é a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo à esta Terra, e bem sabemos que os teólogos, ao comentar tal episódio, deram o nome de “outra dispensação”.

Isto, sem dúvida, é uma forma humana de olhar para as coisas divinas. Segundo os teólogos, desde o inicio da criação da humanidade, até os dias de hoje, já se passaram sete dispensações. Mas segundo a luz da Bíblia, a vinda de Jesus sobre a Terra, não é apenas mais uma mudança de dispensacão, mas sim o inicio de um novo tempo, para uma nova criatura. Por esta razão teve a necessidade de um “NOVO TESTAMENTO”.

A concepção de várias dispensações divinas diferentes, quer nos fazer entender que a cada tempo Deus exige da humanidade algo diferente; Pois a palavra “dispensação” tem o significado de “dispensar a ação”. Eu, particularmente, prefiro o versículo Bíblico que diz que Deus é imutável. Logo isto nos garante que Ele, em tempo algum, muda a posição ou o seu modo de agir.

O dicionário da língua portuguesa traz a definição para a palavra “testamento” como sendo: a disposição autentica da última vontade que alguém expressa para ser cumprida após a sua morte.

Colocando em prática o fato de que Jesus nos deixou um testamento, isto na verdade tem o significado de que nele está depositado, ou mesmo, nele se expressa toda a vontade do próprio Cristo e do Pai.

Ainda dentro deste raciocínio, é preciso que você leitor compreenda que um testamento só tem valor após a morte de quem deixou escrito. Esta informação é bíblica, veja: 

Porque onde há testamento, necessário é que intervenha a morte de um testador. Porque um testamento só tem força onde houver morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus capítulo 9 versículos 16 e 17. 

Jesus Cristo! Ele como o verdadeiro sacrifício do novo concerto, agora consciente de que sua morte, ou de que seu sangue quando derramado, seria a prova da grande afirmação, e do valor da salvação humana, diz: Este é o meu sangue, o sangue do testamento. Mateus capítulo 26 versículo 28.

Agora que você já leu em sua Bíblia que um testamento só tem valor quando houver a morte do testador, vai ficar mais fácil para que eu explique à você a diferença entre testamento e aliança.

À Princípio, posso afirmar que na Antiga Aliança, esta que era representada pela Lei de Moisés, não havia salvação pelo fato que não tinha acontecido a morte de um testador. Sendo assim, os pecados cometidos não eram perdoados, eram apenas encobertos. Apocalipse capítulo 6 versículo 9 ao 11.

Creio eu que não seja difícil de entender, pois quando cremos que Adão e Eva fizeram uma troca no jardim do Éden, tomando para si a morte e entregando nas mãos de Satanás a vida eterna, que fora dado pelo Criador a eles. Assim preciso deixar esclarecido que a vida eterna só é restituída para a humanidade por intermédio de Jesus Cristo.

A Bíblia relata no livro de Hebreus sobre os heróis da fé (homens e mulheres que viveram na Antiga Aliança): E todos estes, tendo tido o testemunho pela fé, não alcançaram a promessa. Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Hebreus capítulo 11 versículo 39 a 40.

Este livro que fora escrito por judeus messiânicos ao povo hebreu, tem a finalidade de relatar claramente a diferença entre dois pactos, um chamado de Antiga Aliança que era cheio de fraquezas e inutilidades; e o Testamento chamado de evangelho de Jesus Cristo, este útimo que é espiritual e divino. Leia isto:

Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa de sua fraqueza e inutilidade. (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. Hebreus capítulo 7 versículos 18 e 19.

A diferença entre a Aliança e o Testamento é como o vinho e a água. Por isso um conta a história de morte e o outro a história de vida, ou seja, a Aliança é governada com poder de morte e o Testamento traz consigo o poder da vida.

Hebreus é o livro que melhor prova a existência do comando dos anjos no velho pacto, mostrando a todo tempo a diferença entre os dois concertos. Um ministrado pelos anjos (está escrito em Atos capítulo 7 versículo 3) que é a Antiga Aliança; e o outro chamado Testamento que agora é ministrado por Jesus Cristo e tem um representante legal na Terra que é chamado de Espírito Santo de Deus. Hebreus capítulo 2 versículos 1 ao 11.

Ainda preciso ressaltar o fato de que o escritor deixa bem claro que tudo quanto está velho, está perto de acabar. Isto ele diz sobre o velho concerto – Hebreus capítulo 8 versículo 13.

Este é um dos versículos que os teólogos não atentaram para ele ainda; e porque não dizer: o livro de Hebreus num todo já foi deixado de lado à muito tempo pelos religiosos.

Fica difícil para os amantes dos escritos da Antiga Aliança entender que os sacrifícios dos bodes e bezerros não faziam diferença nenhuma no tocante ao reino espiritual, e que sua influencia era sim restrita à parte carnal – Hebreus capítulo 9 versículo 1 ao 15, e sobre isso ainda diz: que o Espírito Santo deu-nos a entender que o caminho do verdadeiro santuário ainda não estava descoberto (oculto).

Por não entender este mistério, os pregadores valorizam mais alguns textos da Antiga Aliança do que alguns textos que fora falado pelo próprio Jesus. Segue o exemplo de um texto falado por Ele: 

Na verdade, na verdade vos digo que se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. João capítulo 6 versículo 53

Bem por este motivo, as igrejas de hoje servem a ceia do Senhor Jesus Cristo como SIMBÓLICA. Como se o pão e o vinho fossem apenas símbolos do corpo e do sangue de Cristo! Posso afirmar que servida assim, não há valor nenhum no Reino Espiritual. O Apóstolo Paulo disse: Por causa disto, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem – I Coríntios capítulo 11 versículo 30.

Existem por aí, muitos pregadores dizendo que pregam o Evangelho do Senhor Jesus. Pórém esquecem eles de que o Evangelho está escrito de Mateus para frente. Quem prega Isaías, Jeremias, Malaquias e outros livros são pregadores do Velho pacto e não pregadores dos Evangelhos.

Vejo a necessidade de dizer isto com todas as letras, visto que o grande problema das igrejas hoje é vincular a Antiga Aliança com o Testamento. Não posso entender o que leva o pregador que se levanta à pregar a ceia, escolher como tema de sua pregação um texto da Antiga Aliança, quando não existe verdade neste vínculo. 

Por outro lado, o Testamento todo fala de Cristo, da sua morte e do derramamento de Seu sangue, por isso o próprio Jesus falou: “este é o testamento no meu sangue”. Ele não disse: “Este é o novo Testamento”; estas mudanças feitas na Bíblia são aberrações teológicas.

Por isto aqui, seguem doze boas dicas de pregações para a ceia no Testamento do Senhor Jesus:
  
1.    As bodas em Caná: A água feita em vinho.
2.    A multiplicação dos pães.
3.    A parábola do mordomo infiel.
4.    O bom samaritano.
5.    Vinho novo em odres velhos.
6.    Este cálice é o Testamento no meu sangue.
7.    Não discernindo o corpo.
8.    E assentar-se-ão à mesa.
9.    E tendo cantado o hino.
10.  A grande ceia.
11.  Eu sou a videira verdadeira.
                12.  As nove formas de tomar a ceia do Senhor Jesus. 

Estes doze estudos estão à seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário

Amigo(a) do blog, deixe seu comentário